22 abril, 2008

Proteger os mananciais é preservar a vida


Nós delegadas e delegados da Província Eclesiástica de Maringá (Arquidiocese de Maringá, Dioceses de: Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama), presentes no V Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Paraná, realizado entre os dias 19 a 21 de Abril na cidade de Foz do Iguaçu, assumimos o compromisso, na área geográfica que pertence a nossa província, de proteger e preservar os mananciais.

Os mananciais são as fontes de onde a água é retirada para o abastecimento e consumo. Segundo a legislação, considera-se como manancial todo o corpo de água interior subterrânea, superficial, fluente, emergente ou em depósito, efetiva ou potencialmente utilizável para o abastecimento público. Por isso eles são tão importantes e precisam ser preservados. Proteger os mananciais é preservar a vida.

Os mananciais vêm sendo comprometidos pelo desmatamento, exploração incorreta do solo, subsolo e utilização exagerada de agrotóxicos.

É necessário um correto planejamento ambiental no desenvolvimento das cidades, sua ausência resulta em prejuízo significativo para a sociedade, para a vida humana e de toda a natureza.

Com o crescimento urbano vem o acréscimo da poluição doméstica e industrial, criando condições ambientais inadequadas e propiciando o desenvolvimento de doenças, poluição do ar e sonora, aumento da temperatura, contaminação da água, entre outros problemas.

Atualmente, os mananciais encontram-se bastante deteriorados. As conseqüências imediatas disso é a poluição das águas, o comprometimento da saúde e da qualidade do meio ambiente e a própria extinção dos mananciais.

Em seu processo de crescimento, a cidade foi invadindo os mananciais que
outrora eram isolados e estavam distantes da ocupação urbana. E também é muito
importante frisar que toda ação que ocorre numa bacia hidrográfica vai afetar a
qualidade da água desse manancial. Não é simplesmente a ação em torno do espelho
d'água que faz com que você degrade mais ou menos. Muito pelo contrário: pode
ocorrer o surgimento de uma área industrial distante desse espelho d'água
principal, mas com grande capacidade de poluição e, portanto, com possibilidade
de degradar totalmente esse manancial. É muito importante que a população esteja
consciente de que é preciso disciplinar todo tipo de uso e ocupação do solo das
bacias hidrográficas, principalmente das bacias cujos cursos d'água formam os
mananciais que abastecem a população." (Paulo Massato Yoshimoto - Engenheiro da
SABESP)

A Província Eclesiástica de Maringá precisa honrar com o compromisso assumido, queremos motivar nossas paróquias a adotarem os mananciais existentes em sua área geográfica e cuidar delas como fonte de sua existência.
Lucimar Moreira Bueno (Lucia)
Coord. das CEBs na Arquidiocese e Província de Maringá