16 maio, 2008

Pe Agenor Brighenti terá encontro com o clero e com as coordenações arquidiocesana das pastorais, movimentos e organismos

Dia 19/05 (segunda-feira), às 8h30, na Paróquia São Francisco de Assis em Maringá, haverá uma reunião extraordinária do Clero, para a qual estão sendo convidados os coordenadores e coordenadoras das pastorais, movimentos e organismos, por se tratar de assuntos relativos com a Assembléia Arquidiocesana da Arquidiocese de Maringá. O assessor da reunião é o Pe. Agenor Brighenti, do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB.

Pe Agenor Brighenti
É doutor em Ciências Teológicas e Religiosas na Universidade Católica de Louvain (Bélgica), especializado em Pastoral Social e Planejamento Pastoral pelo Instituto Teológico-Pastoral do Celam (Medellín) e licenciado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Tubarão, SC). Atualmente é professor de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) e na Universidade Pontifícia do México (UPM)), Presidente do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB, membro do Comitê Executivo Latino-americano da Ameríndia e do Comitê Organizador do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Foi perito do Celam na Conferência de Santo Domingo e da CNBB em Aparecida.

Um embrião humano geneticamente modificado foi criado nos Estados Unidos

O mundo dos transgênicos inclui hoje o milho, o tomate, a soja, o camundongo, a ovelha ou o porco, entre muitas outras plantas e animais.
Recentemente, uma equipe de cientistas norte-americanos criou o que se pensa ser o primeiro embrião humano transgênico.
Vejam a matéria de Jean-Yves Nau publicada no Le Monde, 14-05-2008. A tradução é do Cepat.

Aprovado proibição de capacete no comércio e locais públicos

Após contribuições da comunidade e de entidades o Vereador Humberto Henrique (PT) apresentou na sessão na Câmara Municipal de Maringá, ontem (15/05) e aprovado por unanimidade o projeto de Lei de sua autoria que visa proibir o uso de capacete, gorro ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face para entrar ou permanecer em prédios públicos ou estabelecimentos privados de Maringá.

A idéia surgiu em uma reunião realizada por moradores da região dos jardins Liberdade e América, no mês de março, que contou com a participação do vereador Humberto Henrique (PT), Polícia Militar e lideranças locais, para discutir medidas contra a violência ocorridas, principalmente por motoqueiros usando capacete, por uso deste não sendo possível sua identificação.
No Jardim Liberdade e América cartazes já orientam a população para que não entre no comércio do bairro ocultando a face com o capacete. Caso contrário, alerta o cartaz, a pessoa será considerada suspeita e o comerciante, ou outra pessoa, poderá chamar a Polícia.

“A Lei certamente vai criar um ambiente onde todo mundo estará em alerta, pois a Polícia poderá ser chamada em caso de alguma movimentação estranha. Então, isso vai proporcionar um clima de solidariedade entre a população e também facilitar o trabalho da própria Polícia, que terá como argumento a existência da Lei para abordar um suspeito”, explica o vereador.

Para compreender porque se elevam os preços dos produtos agrícolas

Para compreender porque se elevam os preços dos produtos agrícolas vejam:
Aqui.