26 maio, 2008

Prioridade assumida. A assembléia da Arquidiocese de Maringá foi 100% ação do Espírito Santo de Deus.

Povo amado de Deus, a assembléia da Arquidiocese de Maringá, que há mais de um ano vinha sendo realizada teve neste final de semana (24 e 25) sua conclusão.

Após apresentação de dados levantados pela pesquisa realizada que nos levou ao conhecimento da realidade da arquidiocese, quatros prioridades foram escolhidas de forma bem participativa, discutida, defendida envolvendo a participação do arcebispo, padres, religiosas e religiosos, leigas e leigos, diáconos e seminaristas, nós não ficamos separados, mas juntos, sem hierarquia, todos nós como Povo de Deus,

Para cada uma das prioridades assumidas serão elaborados projetos que deverão ser apresentados no mês de junho.

Os quatros compromissos assumidos numa mesma igualdade de prioridade são?
- As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
- Juventude
- Promoção da vida e ação social
- Família

Um novo rosto, uma nova postura, um novo encanto, renasce a esperança.

Mudança de estrutura, mudança de mentalidade, muito trabalho, os pés precisa estar no chão, o olhar no horizonte e sujar as mãos, ir à luta. São grandes os desafios.

As CEBs foram assumidas e precisam ser compreendidas. Conhecer sua face, seu jeito de ser igreja presente na base, no meio do povo, para o povo e com o povo. Igreja Povo de Deus, onde as leigas e leigos são protagonista da ação evangelizadora, protagonista na transformação de uma sociedade justa e solidária, levando a presença da Igreja em todas as instancia da sociedade e na política. É preciso conhecer seu jeito de organizar, de olhar, de atuar, celebrar, de posicionar-se diante dos fatos e realidade, de ser fermento na massa dentro e fora da Igreja. Temos que ter consciência que os dias são outros, a realidade é outra e requer linguagem e formas diferentes más o horizonte desejado são os mesmos. É preciso a consciência da importância da presença dos ministérios ordenados como pastor, animador, evangelizador, presença amiga que caminha junto a exemplo do Jesus da passagem dos discípulos de Emaus.

A juventude como prioridade. Como é rica a nossa Igreja, que bom uma Igreja que se propõe ir até a juventude, para ouvi-la, dar as mãos, trilhar cominho junto, resgatar, acolher valorizar e promover a vida.

Consciente que a família é o maior patrimônio da humanidade e que existem muitas interferências que visam sua desvalorização, sua destruição ela é assumida como prioridade e a Igreja se propõe caminhar com ela, trilhar caminho junto para uma formação na fé, nos valores cristãos, no amor, na fidelidade, no respeito, na busca de estruturas justas para que as famílias tenham vida digna despertando a consciência de seu papel evangelizador e seus deveres como instrumento de transformação e construção de uma sociedade justa e solidária, geradora de vida.

Consciente que o papel da Igreja é defender e promover a vida prioriza ação social, a certeza de sua importância no mundo, de seu papel na Igreja e fora da Igreja.

Foi à primeira assembléia que participei, mais uma graça de Deus em minha vida. Confesso que teve momento na assembléia que quase chorei, porque sonhei muito e lutei muito nos últimos três anos para ver as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) ser assumida como prioridade em nossa Arquidiocese, porque acredito nelas. Agradeço a Deus porque o meu sonho que não é só meu foi realizado. Como foi lindo ver na assembléia padres, religiosas, leigas e leigos defendendo e lutando para que ela fosse prioridade. Como foi bom e um determinado momento da assembléia ouvir do Arcebispo Dom Anuar Battisti “as nossas paróquias precisam ser redes de comunidades eclesiais de base (CEBs)”.

Acredito que a Igreja que se encontra na Arquidiocese de Maringá será realmente uma Igreja samaritana a serviço da vida.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)