09 junho, 2008

PAC Santa Felicidade será, enfim, debatido

Depois de muito resistir, e mesmo depois de ter licitado algumas obras do PAC e assinado ordens de serviço, a Prefeitura Municipal de Maringá sucumbiu aos apelos dos moradores e de diversas entidades que pediam debate amplo sobre o investimento de R$ 25 milhões. A administração marcou um debate público para a próxima quarta-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Maringá. Não é audiência pública, como sugerido pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e como a sociedade organizada esperava, mas é um começo - enfim, não é aquela Brastempo em termos de transparência, mas é o que se tempo.
Interessante é que a Prefeitura Municipal de Maringá não divulgou nada (na-da) a respeito do debate. Assim, as entidades que assinaram o manifesto e os moradores estão se convidando para o encontro. O convite enfatiza que é extremamente importante que todos que assinaram o manifesto de apoio aos moradores do Santa Felicidade estejam presentes no debate, porque não se pode permitir que se façam presentes somente as entidades que assinaram o documentos de apoio à prefeitura, já que os recursos mexem com a vida de centenas de famílias no Conjunto Santa Felicidade e entorno.
Fonte: Blog do Rigon

Chega de Violência!

Por: Adriane Stefanichen
(Texto sob Inspiração)
Obs.: Adriane é Espírita e Advogada

De acordo com o ultimo relatório brasileiro sobre a violência contra a mulher no Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é espancada, violentada ou assassinada.
Nas delegacias de proteção à mulher, cerca de 70% dos crimes registrados são de violência ocorrida dentro do próprio lar, na grande maioria cometida pelos próprios parceiros.
Se estes números já assustam, é bom lembrar que no Brasil apenas uma pequena parcela das mulheres tem coragem de denunciar. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, apenas 10,4% das vítimas de violência recorre às delegacias!
Do restante, cerca de 22% relatou a agressão apenas a parentes ou amigos, enquanto cerca de 68% preferiu manter segredo!
O maior aliado da impunidade é o silêncio. Mulheres que evitam denunciar os parceiros, sem perceber, estão perpetuando a violência!
Como se não bastasse, a agressão contra a mulher, em sua maioria, normalmente é punida com penas brandas, como pagamento de cestas básicas ou prestação de serviços comunitários. Sem contar que o réu ainda fica livre que qualquer registro de antecedente criminal.
Ou seja, um sujeito tem mais chances de ir para a cadeia se matar uma capivara, do que se espancar a esposa.
E aqui entre nós: qual tipo de serviço comunitário um espancador de mulheres pode prestar? Só se for na carrocinha matando cachorro louco!
A única solução contra esta barbárie que se perpetua contra as mulheres seria a criação de penas mais rígidas e a vontade de aplicá-las. Mas é difícil isto acontecer em um país onde ainda são comuns as pessoas acharem que uma mulher que usa roupas curtas ou decote está pedindo para ser violentada!
Numa total inversão de valores, muitas vezes o homem é encarado como uma vítima de seus próprios impulsos, como alguém que acabou agindo no calor da emoção, sendo muitas vezes aconselhado a procurar tratamento psiquiátrico! Então, o que acontece é que muitos voltam para casa mais irritados por terem sido intimados e acabam com a vida das esposas!
Não tem esta de ficar arrumando explicação psicológica para justificar a agressão masculina! Eles não são uns coitadinhos que precisam de compreensão e lexotan, mas de cadeia!!!
O que este pessoal precisa é ser trancafiado e mantido longe do convívio de pessoas comuns. Não dá mais para agüentar este papo de que eles agem por este ou aquele motivo. Que se danem os motivos! O mais importante é proteger as vítimas e evitar que continuem a agir como se mulher não tivesse alma, não tivesse direito à dignidade!
É um absurdo que muitas mulheres agredidas tenham que fugir para Casas de Abrigo ou ir para a rua da amargura, temendo ser encontradas pelos maridos que continuam livres e impunes!
Como ainda é possível se aceitar que em nosso Brasil a tese de defesa da honra ainda seja usada nos tribunais, mesmo que de maneira indireta? Em quase todos os processos, a defesa sempre tenta denegrir a imagem da vítima, numa forma de mostrar que a mulher pediu pra apanhar ou provocou a própria morte!
Que terra é esta onde as pessoas têm seus direitos assegurados de acordo com o sexo que nasceram?

Brasil Telecom ameaça provedor com preço justo

Por: Gelinton Batista
Sou cliente do provedor de acesso banda-larga que cobra apenas R$ 1,50 / mês pela autenticação da minha internet com a Brasil Telecom. Esta empresa, campeã em desrespeito aos direitos dos consumidores, está lutando na justiça para impedir que os usuários de internet ADSL tenham o direito de pagar um valor justo pelo serviço oferecido pelo provedor ADSL Residencial (http://www.adslresidencial.com.br/).

Mas você sabia que na prática não seria necessário pagar pelo provedor? É isso mesmo! As empresas telefônicas e demais que oferecem o acesso banda larga dispõem de capacidade para realizar a autenticação para conectar o usuário na internet. No entanto, criaram os provedores e argumentam para os usuários, leigos no assunto, que pagar um provedor é necessário. Assim os clientes pagam mais um pouquinho e elas faturam... e como faturam....

Prova de que os provedores são, teoricamente, desnecessários é a prática da empresa telefônica GVT que oferece aos seus clientes a autenticação gratuita ou independente de serviços como conteúdo de notícias oferecidos por provedores como o Terra, Uol, etc. Porém, esta cobrança de provedores, com valores até absurdos, tem a ciência e conivência da ANATEL.

Pois vejam que, diante de tudo isso, a nossa querida Brasil Telecom ainda quer impedir que o brasileiro pague pelo que é justo, pelo que realmente utiliza. Entenda melhor: Clique no link a seguir para ler o comunicado enviado pelo provedor ADSL Residencial sobre as investidas da Brasil Telecom: http://www.adslresidencial.com.br/comunicado.html

Especulação causa crise dos alimentos

Para falar sobre o tema, a Radioagência NP entrevistou o integrante da coordenação internacional da Via Campesina - organização que reúne movimentos em quatro continentes - Egidio Brunetto. Vejam Aqui

programação referente ao mês de Junho dos cursos (tele-aulas) realizados gratuitamente nas dependências do CIEE/PR-Maringá.

O que é ser Líder - 60 minutos na TV e 120 na WEB.
Objetivos: O Curso trata de aspectos relevantes relacionados ao comportamento das pessoas que tem a função de gerenciar grupos. Aborda gargalos, pontos de colisão entre o que querem os líderes e o que querem os liderados. Através de histórias cada ponto ressalta a importância e a urgência dos líderes deixarem de ser pessoas que tem o poder formal e passarem a ganhar espaço como pessoas que tem a legitimidade e confiança de um grupo específico.
Gestão de carreira: uma decisão estratégica - 60 minutos na TV e 120 minutos na WEB.
Objetivos: Identificar e compreender os principais elementos que formam o ambiente competitivo nas organizações. Definir e contextualizar sistemas de carreiras (seus princípios, estruturas e instrumentos de gestão). Analisar os processos de gestão de carreiras e as categorias dos instrumentos de gestão aplicados. Reconhecer o ambiente organizacional como fomento de aprendizagem.
Planilhas Eletrônicas na Prática - 30 minutos na TV e 90 minutos na WEB
Objetivos: A partir de uma análise prática, profissionais que utilizam a planilha eletrônica em seu dia-a-dia mostram como essa ferramenta é útil na sua rotina.
Melhorando sua Performance como Ouvinte - 60 minutos na TV e 120 na WEB
Objetivos: Identificar as qualidades fundamentais do escutar. Identificar em si as potencialidades e limitações como ouvinte. Melhorar a sua escuta, buscando empatia com o interlocutor tanto nas relações interpessoais bem como em apresentações em público.
CIPA para Cipeiros - 60 minutos na TV e 120 minutos na WEB
Objetivos: O curso mostra de forma simples e prática os aspectos que julgamos importantes para o funcionamento da CIPA. São abordados os objetivos, organização, dimensionamento, composição, atribuições, funcionamento e responsabilidades das CIPAS e também os acidentes de trabalho, incidentes e mapas de riscos.
Matemática Financeira Aplicada III - 60 minutos na TV e 120 minutos na WEB
Objetivos: Nesse curso, o professor da FGV, Marcos Heringer, apresenta os conceitos básicos para a composição de pagamento em parcelas fixas, pagamento em parcelas fixas postecipadas e ainda, pagamento em parcelas fixas com entrada. Apresenta, ainda, sistemas de amortização, tabela PRICE, parcelas fixas e periódicas entre outros conteúdos
Matemática Financeira Aplicada IV - 60 minutos na TV e 120 minutos na WEB
Objetivos: Voltado para todos os tomadores de decisão dentro da área de Finanças, seja na esfera pessoal ou corporativa, o curso Matemática Financeira Aplicada tem a proposta de disponibilizar para os alunos os conceitos e ferramentas básicas dessa área de conhecimento, com o objetivo de proporcionar uma base técnica nos processos decisórios. A quarta teleaula aborda tabela PRICE, o modelo de Série Diferida, e reforça conteúdos vistos na teleaula 3.
Atendimento Eficiente ao Cliente - 60 minutos na TV e 120 minutos na WEB
Objetivos: Este curso aborda estratégias de comunicação para um atendimento eficiente e, explica como projetar uma imagem competente do profissional de atendimento para clientes internos e externos da empresa através do aperfeiçoamento de habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e estratégias de atendimento.

Caso exista interesse em algum curso, será necessário agendar data e horário com antecedência.