11 junho, 2008

AUMENTO POR PORCENTAGENS - O GRANDE EQUÍVOCO!

Por: Pe João Caruana
Há anos eu vem discutindo a anomalia e o equívoco que acontece quando para recuperar a inflação a lei da aumento por porcentagem! Porque? porque o que acontece é: eu ganho 1000 reais por mês e você 500 reais por mês. Os dois ganhamos 10% por causa da inflação. O que acontece? Eu passo a ganhar 1100 reais e voce 550 reais - ou seja em nome da inflação nos distanciamos mais 50 reais um do outro! isto num ano: tenta quantificar que isto significou sendo praticado durante 20 anos numa inflação gritante! Que anomalia e anomalias! Eu costumo dizer que o sálario minimo no Brazil ficou tão defazado assim, inclusíve por causa dessa politica praticada pelo Brazil afora e aceita por tudo mundo como justa até!

Agora nesta polêmica interessante que surgiu na Camara - para o bem da verdade fruto do posicionamento que o Vereador Humberto Henrique (PT) tomou na Comissão do Orçamento onde ele serve como vice-presidente e recusou de simplismente carimbar que chegou em frente da comissão - estamos descubrindo mais uma perversidade ( e não simplismente equivoco)! Ou seja que os servidores - os menos pagos receberam estes anos todos 14% de aumento, e os melhores pagos ou melhor, bem melhores pagos pretendem ou pretenderam receber 30, 50, 60 por cento a mais! Este não é problema só do nosso municipio, é do Brazil inteiro. Agora se continuamos a discussão com serenidade podemos passar está discussão para o Brazil afora e Maringa sai ganhando!

Tinha razão o vereador Humberto Henrique dizer que quem trabalha no executivo, inclusíve o prefeito, merecem um diferencial substancial do legislativo, pela simples razão que o legislativo em sim não impede que fulano ou fulana continua com a profissão particular que tinha, quando o encargo no executivo não permite isto. Mas também, está é a minha conclusão, o salario de um e do outro deve refletir a sociedade que representam - uma medida justa!

DIREITOS E DEVERES DOS FIÉIS LEIGOS

A Paulinas Livraria está disponibilizando um curso gratuito com o tema: Direitos e Deveres dos Fiéis Leigos.
Inscrição gratuita
Assessor: Pe Reginaldo Lima
PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS
*O que é o Direito Canônico.
*O Direito Canônico na vida da Igreja Católica.
* As obrigações e direitos dos “fieis Leigos”.
*Análise do código canônico sobre os fiéis.
*O matrimônio canônico.
*Tribunal eclesiástico.
*Impedimentos e vícios do Matrimônio
PÚBLICO-ALVO
Profissionais e estudantes da área de Direito, Psicólogos, líderes de comunidades, coordenadores de pastorais ligados à família (casais e juventude), secretários paroquiais e todos os interessados no tema.
DATA: 16 a 19 de junho, das 19h30 às 21h30, no Auditório Paulinas Livraria (Av. Getúlio Vargas, 276 – Centro Maringá - PR)

Venham participar do Congresso Missionário da Provincia Eclesiástica de Maringá

Convidamos as pastorais, movimentos e comunidades.
As paróquias poderão se organizar e formar caravanas ou entrar em contato por telefone com: Camilo no CEPA: 3267-2004, Marta: 3301-8648 ou Pedrina: 3029-3075.
O preço da passagem e a camiseta será de R$ 10,00 cada.
Estará assessorando o congresso o Arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti e Pe Gecivan.
Dia 06 de julho, com inicio as 9h, Local: Arcam - Rodovia BR 369 - Km 1 - saída para Cascavel, cidade de Campo Mourão.

CANCELADO O DEBATE DO PAC SANTA FELICIDADE

Recebi uma informação que o Debate sobre o PAC Santa felicidade que aconteceria hoje as 19h na Câmara Municipal de Maringá não vai mais acontecer. Até o momento não há informação sobre uma outra data.

Hoje debate sobre o PAC Santa Felicidade

Hoje a presença na camara é muito importante.
Após muita luta dos moradores e de diversas entidades que solicitavam um debate público sobre o investimento de R$ 25 milhões do PAC destinado ao Conjunto Santa Felicidade ele acontece hoje(11), será às 19h, na Câmara Municipal de Maringá.

Manifestações da Jornada ocorrem em todo país

Essa jornada é uma série de protestos contra o oligopólio de empresas, sobretudo as estrangeiras, que recebem benefícios através da política econômica neoliberal e do modelo do agronegócio. Saiba mais Aqui

Traficante de crianças foi surpreendido em flagrante delito

O traficante de crianças foi surpreendido em flagrante delito com quatro crianças de dois, três, quatro e seis anos. Saiba mais Aqui

Rádio abre espaço para os moradores do Alvorada

"As rádios comunitárias foram regulamentadas no Brasil em 1998, porém antes disso, já existiam e operavam de forma considerada clandestina, pois não eram regulamentadas", explicou Valdete São José, professora da disciplina comunicação comunitária do Cesumar (Centro Universitário de Maringá). Fato semelhante ao que ocorreu à Rádio Comunitária São Francisco, que já existia há dois anos quando a lei entrou em vigor. Saiba mais Aqui