20 junho, 2008

"Espaço da Comunidade"

Por: Tiago Felipe V.M.Silva
Querida Lúcia, parabéns pelo seu trabalho, seu blog que tanto tem contribuído e pelo espaço da comunidade. A comunicação da arquidiocese ganhou muito com seu blog, ele vem contribuindo principalmente entre as lideranças como meio de divulgação, informação, articulação, conscientização.
Minha colaboração nesse espaço é que os meios de comunicação da arquidiocese devem estar a serviço das 4 prioridades assumidas (família, CEBs, promoção da vida e ação social e a juventude). Alegro-me porque percebo um avanço nos meios de comunicação. Confesso que fiquei surpreso com a rádio colméia ao ver divulgando a manifestação articulada por vc Lúcia a respeito do aumento do salário dos vereadores, que não aconteceu graças à mobilização de nossa igreja. Mas é preciso avançar muito mais.
O jornal Maringá Missão precisa ganhar um novo rosto. Ele é muito eletizado, prova disso foi a edição que publicou sobre a assembléia arquidiocesana, só deram espaço para as pessoas que tinham título, parece que só tem espaços os doutores, professores universitários, psicólogos, infelizmente isso ocorre também nas outras edições do jornal, claro que eles também devem ter espaço. Mas só eles? Talvez seja por isso que na pesquisa ele apareceu com apenas 4,47% já que a pesquisa mostrou que apenas 11,72% têm ensino superior. Um rosto mais popular com mais representatividade do povo acho que atrairia muito mais. Os não intitulados precisam também de espaço.
Proponho que a Radio Colméia, Jornal Maringá missão e a TV 3º. Milênio adote o “espaço da comunidade” como este do blog da Lúcia. Que cheguem até o povo, abra espaço, façam entrevistas, divulguem e publiquem seus trabalhos, lutas. Quantas experiências lindas têm o povo nas diversas paróquias da arquidiocese. Um abraço

Che, a força do exemplo

"O Che brilha por sua entrega desinteressada a uma causa justa e também porque demonstrou que os exemplos são mais úteis do que os preceitos". Veja Aqui

Trabalho formal é recorde no país

A abertura de novas vagas de trabalho com carteira assinada bateu novo recorde e atingiu 1,051 milhão no acumulado de janeiro a maio de 2008. Veja Aqui

A escolta da morte

Três jovens. Três famílias. Três sonhos interrompidos brutalmente. David, de 24 anos, Wellington, de 19 e Marcos de 17. Este último tinha um objetivo a alcançar quando completasse dezoito anos: Veja Aqui

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, inserido na sociedade e atento aos acontecimentos sociais e políticos. De olho na pessoa que delegamos com o nosso voto para nos representar. Cabe acompanhar e exigir que cumpram seu papel em defesa do bem comum do povo, da sociedade. Não aceitar que suas ações sejam para satisfazer interesses particulares ou em prol de um pequeno grupo privilegiado por ele.

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, principalmente a onde as necessidades são mais gritantes, com atitude profética denunciando o sistema opressor e os nomes de quem sustentam este sistema e com alegria e convicção anunciando a Boa Nova que se realiza com atitudes justas de pessoas justas, com a organização do povo, com afeto e amor alcançado através de uma vivencia fraterna em uma comunidade que saiba partilhar, vivendo sua fé sem vergonha de dizer sou cristão.

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, é preciso que as pastorais, movimentos e organismo da Igreja e outros organismos que defendem a vida e suas lideranças tenham comportamento e atitudes cristãs, atentas a realidade e aos acontecimentos dando exemplos que realmente mereçam ser seguido. Fazer-se presente no mundo da política hoje requer muito cuidado e ocorrendo de uma pastoral ou movimento apoiar um político que não tem cumprido com seu papel em defesa do bem comum, do povo e da sociedade é preciso agir com autoridade, proibindo e levando ao conhecimento dos integrantes de tal pastoral ou movimento o porquê e havendo necessidade, que seja tomada às devidas providências. Não tem como pregar uma coisa e viver outra. Os desafios são grandes e precisam ser enfrentados.

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, caminhando com o Povo de Deus, levando a onde não mais existir, o amor, a alegria, a esperança. É preciso fazer o Povo acreditar novamente, a sonhar novamente, a ver um novo horizonte possível de ser alcançado. É preciso reavivar a fé levando a uma experiência intima com o nosso Deus da vida. É preciso estar presente no mundo e de forma especial a onde a necessidade for mais gritante. É preciso estender a mão sem preconceito, acolhendo e valorizando a pessoa. É preciso apertar a mão, abraçar, tocar a pessoa, Jesus resgatou muitas vidas tocando nelas, como o cego, o leproso, o surdo. É preciso resgatar a humanidade, seu valor, sua dignidade, sua igualdade. É preciso revelar a face amorosa e terna de Deus.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

Fórum Mídia Livre destaca diversidades dos meios de comunicação

Além disso, padre Ermanno ressalta a capilaridade que esses meios livres têm em divulgar informações: "Um grupo de Vitória (ES) utiliza sacos de pão como jornal. Eles distribuem para as padarias do bairro e passam a mensagem de que também se alimenta que se informa".
Veja Aqui

Paróquia São Jorge convida a Juventude


Jovens venham participar da "missa pré-balada"

Na Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, em Maringá, todos os sábados acontece uma missa preparada especialmente para os jovens. Devido seu horário, às 22h, recebeu o nome de "missa pré-balada".

No próximo sábado (21) quem preside a celebração é o padre Adacílio Félix de Oliveira, conhecido na Pastoral da Juventude pelas suas iniciativas em favor dos grupos de jovens, como as missas jovem e os acampamentos da juventude.

Demissão de Bianco

O prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros II, em mais uma demonstração de autoritarismo, perseguição e retaliação política, ameaça demitir o servidor municipal Bianco, um de nossos companheiros de trabalho e de luta. O prefeito havia demitido arbitrariamente 28 servidores que participaram da greve por salários em 2006, o que foi motivo de uma campanha nacional de repúdio a esse ataque ao direito dos trabalhadores. A demissão foi julgada e através de uma liminar ordenou-se o retorno dos demitidos aos seus postos de trabalho.
Agora o prefeito Silvio Barros volta a perseguir, com ameaça de demissão, os servidores que participaram da greve.
O funcionário público municipal Bianco, em final de estágio probatório, está sofrendo ameaça de demissão em decorrência de problema de doença ( embolia pulmonar seguido de um infarto pulmonar) que o afastou por seis meses do trabalho. A Comissão de Estágio Probatório está defendendo tese de que Bianco não tem mais aptidão física para exercer suas atividades de trabalho, o que não é verdade. Isso representa uma perseguição a toda categoria que tem ameaçada sua estabilidade e direito de participar de atividades sindicais pela defesa de seus direitos .
Não iremos aceitar que sejam punidos servidores por exercerem seu legitimo direito de lutar pelas suas reivindicações. Chamamos todas as entidades do movimento dos trabalhadores, em particular os sindicatos, a repudiarem essa nova ameaça do prefeito.
Enviando moção ao prefeito Silvio Bastos II
“Pela manutenção do emprego de todos os 28 servidores! Fim das ameaças e perseguições políticas ao servidor Bianco da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, pelos seus direitos e de toda categoria.
As moções podem serem enviadas para PREFEITO : prefeito@maringa.pr.gov.br CHEFE DE GABINETE:ulisses@ulissesmaia.com.br Sismmar@yahoo.com.br com copia para biancoresistencia@hotmail.com

Blog da juventude da Paróquia São Silvestre

Grupo de jovens da Paróquia São Silvestre cria um Blog que vai consistir de um "Circulo Bíblico" virtual e uma "Mesa Redonda" discutindo o mundo jovem e vida da Igreja! Conheça Aqui

Curso de Formadores

Por: Padre Gecivam
Caros amigos, que a graça de Deus esteja com todos.
Estarei em curso de formadores desde esta sexta até domingo, na cidade de Atibaia - SP. Peço suas orações. Abraço, Com carinho.