31 julho, 2008

Padre reuni-se com candidatos ao pleito de 2008 da cidade de Ivatuba

Nesta sexta-feira, dia 01 de agosto, às 20h00, o Padre Francisco Gecivam, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rocio, de Ivatuba, vai se reunir com todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e também vereadores do Município, para uma conversa sobre a política como responsabilidade de todos, e papel da Igreja no processo eleitoral da cidade.
Segundo o padre a expectativa é muito boa, porque além dos candidatos, o convite foi estendido aos representantes, secretários, presidentes e responsáveis por instituições do Município.
O encontro está marcado para o dia 01, sexta-feira, às 20h00, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.
Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

A Universidade do MST

Embora seja uma entidade que não tem existência legal - o Movimento dos Sem-Terra (MST) continua recebendo cada vez mais recursos do governo para a formação de assentados. Quando o presidente Lula tomou posse, em 2003, existiam 13 cursos universitários para assentados, todos na área pedagógica, e 922 alunos matriculados. Hoje são 3.649 estudantes em 49 cursos que vão da agronomia ao direito, passando por ciências sociais e geografia. Com 54 integrantes, a maioria vinculada ao MST, a primeira turma de engenheiros agrônomos, aprovada por um desses cursos, se forma esta semana. Veja Aqui
Goebels continua tendo muitos adeptos no Brasil. Veja Aqui

Raposa Serra do Sol: a guerra colonial no século XXI

Texto sobre as últimas notícias da atuação dos fazendeiros invasores e uma análise mais ampla a respeito do que está em jogo no julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, do caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Veja Aqui

Melhor a Verdade!

Lendo a coluna do meu colega Milton Ravagnani, n´O Diário, edição de hoje, em que ele relata com isenção as conseqüências da impugnação da candidatura de Silvio Barros II e a possibilidade de cassação do registro, mesmo depois de deferida, eventualmente, no TSE e eleito, entendi um claro recado: é preciso falar a verdade ao eleitor. Nada de ficar dizendo que nunca foi processado. Isto é mentira. Enfrente. Conte o que está acontecendo. Melhor ter um prefeito processado do que um prefeito de esconde os fatos. No meu entendimento a situação de Silvio II é complicada. Ele é réu confesso na ação que o condenou aqui, tanto que devolveu o dinheiro que teria sido gasto levando o filho à escola. Não há como reverter nos tribunais, em condições normais. Poderão alegar o princípio da insignificância, mas estamos cansados de ver notícias de pessoas presas por roubar uma galinha, um pote de margarina, e outras coisinhas e em se falando de dinheiro público nada é insignificante.
Rábula do Ivaí - Analista político
Fonte Blog do Rigon

A história da viola e seus tocadores


Em livro e DVD, Violeiros do Brasil, que será lançado com shows no Ibirapuera, traz depoimentos de seus principais expoentes.

Assembléia de Fundação da Casa da Juventude do Paraná

Por: Luiz Fernando Rodrigues
Nesta segunda feira, dia 28 de julho, foi realizada a Assembléia de Fundação da Casa da Juventude do Paraná. Essa iniciativa é um antigo desejo da Pastoral da Juventude do Regional Sul II e veio sendo gestada nesses dois últimos anos, com a participação da CNBB e de Congregações Religiosas. Pretende a Casa ser um espaço de acolhida à juventude paranaense; na busca de uma reflexão sistemática sobre o universo juvenil. De igual forma, ser presença de Igreja à luz do que preconiza Documento 85, O Documento de Aparecida e as últimas Diretrizes da Ação Pastoral da Igreja no Brasil. Trata-se de uma ação coordenada cujo desejo é fazer com que o jovem se sinta protagonista, valorize-se, descubra-se e tome parte na vida de Cristo e de sua Igreja.
A Casa atuará de forma direta na formação de jovens e de forma indireta na formação de agentes (assessores, acompanhantes, educadores) para o trabalho com a juventude. Não obstante, pretende ser um centro de pesquisa e reflexão sobre juventude.
Estão associadas à Casa as seguintes entidades: CNBB – Regional Sul II, Arquidiocese de Curitiba, Arquidiocese de Maringá, Congregação Marista, Instituto Gaudim. Aguardamos manifestação de outras entidades, que já há algum tempo temos dialogado e mostram-se receptivas ao projeto.
A direção da Casa contará com a presidência de Pe. Joel Nalepa, Ir. João Batista Pereira como Vice-presidente e Pe. Carlos Chiquim como Diretor Financeiro. Compõem Conselho Fiscal: Fabiano Incerti, Pe. Alexsander Cordeiro Lopes e Pe. Bruno Elizeu Versari.
Agradecemos a todos que participaram do processo e tornaram o sonho possível. No projeto inicial fazíamos menção ao desejo de tornar possível aquilo que é sonho. De alguma forma isso já é realidade, e torna-se-á frutífero na medida em que a Casa cumprir com a missão para qual foi criada: ser sinal da Igreja no seio da juventude paranaense.

Instituto de Pesos e Medidas reprova 5 marcas de cerveja vendidas em Maringá e na região

Foi constatado que a quantidade de líquido encontrato nos frascos é menor do que indicado no rótulo da embalagem. As cervejarias terão prazos para recorrer e podem ser multadas. As marcas de cervejas são: Bavaria, Conti, Sol, Spoller e Bohemia.