06 agosto, 2008

Busca e apreensão

O Ministério Público divulgou a seguinte nota, há pouco:A Promotoria de Justiça de Mandaguari esclarece que, diferente do que foi publicado em alguns veículos de comunicação, a medida de busca e apreensão de documentos e computadores efetivada ontem (5) na Câmara de Vereadores da cidade se originou de um inquérito policial instaurado no ano de 2007, ainda em trâmite na Delegacia de Polícia local. Esta investigação tem como objetivo apurar a veracidade de notícias que fazem menção a diversas irregularidades supostamente perpetradas no âmbito da Casa Legislativa. A autoridade policial, há mais de um ano, tentava obter junto à presidência da Câmara cópias de documentos necessários para a elucidação dos fatos. Como não foi atendida, a Polícia Civil solicitou a intervenção judicial para a solução do impasse. Diante deste contexto, o Ministério Público, ao analisar os autos, manifestou-se pela expedição do mandado de busca e apreensão, no que foi atendido pelo juízo criminal da comarca. Todo material recolhido está sob os cuidados da Polícia Civil, para a conclusão das investigações.
Fonte: Blog do Rigon

POS-ASSEMBLEIA (1)

Já tinha oportunidade de escrever antes da assembléia na serie “Tempo de Assembléia” com a participação de varias pessoas; escrevi também um comentário bem positivo sobre o andamento da Assembléia em sim neste Blog, que está se tornando sempre mais um Blog que analisa a igreja e o mundo lá fora da ótica da mística das CEBs. Agora, o tempo é de pós-assembléia, tempo muito importante, porque agora devemos construir a nova cara da arquidiocese, para assim dizer.

A minha primeira colocação é sobre:

“A Participação dos Leigos na Arquidiocese”

Tudo mundo aceita que nas paróquias “o protagonismo dos leigos” é tranqüilo e se é para dar uma nota sobre a participação dos mesmos, de um a dez, acho que as paróquias ganham nota oito tranquilamente – até mais. Mas isto não se verifica nos Conselhos importantes em redor do Arcebispo. Vou explicar por que.

Dando uma olhada ao organograma de 2007, você vai achar, por exemplo, que o Conselho de Consultores é composto só de padres! Será que entre os consultores não podem ser convidados dois ou três leigos de comprovada experiência, discernimento e lealdade?

Depois no organograma vem o Conselho Presbíteral, e claro, como deve ser é composto só de padres.

Depois vem no numero sete o Conselho Arquidiocesano de Pastoral Ampliado (CAAP) onde você encontra representantes de todos os movimentos e pastorais, inclusive a Conferencia dos Religiosos, amplamente representados.

Antes disso, mas, no numero seis você encontra Conselho de Pastoral que mais outra vez é composto só de padres. (Na verdade, acho, numero seis deve ser o CAAP ampliado, e depois numero sete o Conselho de Pastoral. A ordem como está da impressão errada que para a diocese o Conselho de Pastoral deve ser composto de padres, depois num segundo momento ampliamos este conselho de pastoral para os leigos! Não acha?).

Como esta as coisas este Conselho – numero seis no organograma de 2007 - deve servir, entendo eu, tipo de executiva, para assim dizer, do Conselho ampliado (CAAP)! Se for assim, este Conselho deve ser formado também de padres e leigos!

Ou, talvez fosse melhor, podemos unir os que hoje aparecem em numero seis e sete num só Conselho de Pastoral! Aí sim, seria ótimo! O CAAP segundo o calendário esta encontrando quatro vezes no ano, - e isto é altamente positivo - então não precisa dois Conselhos!

Suspeito, que os dois Conselhos foram criados por razões de praticidade, mas pensando melhor, seria mais bonito juntar os dois Conselhos. Agora se a experiência mostrou que precisa dos dois, então no Conselho de Pastoral que se encontra em numero seis, volto a repetir, devem ser incluídos dois ou três leigos representando o CAAP. Como estão as coisas, tem certo paralelismo.

Mais uma coisa: neste Conselho Arquidiocesano de Pastoral devem ser convidadas as escolas católicas que tem uma responsabilidade tremenda na diocese. Na Assembléia eles nem estavam presentes. Entendo eu nem foram convidados!

E para coroar tudo devemos convidar também os Irmãos da Santa Casa que muito podem enriquecer a discussão quando se trata de saúde como pastoral e como assunto de gestão pública!

Estamos analisando a presença ou falta de presença dos leigos em redor do bispo em certos conselhos. Agora esta falta de presença é claríssima no Conselho de
Assuntos Econômicos que até 2007 era composto só de padres sem nenhum leigo! Agora em 2008 foram escolhidos dois diáconos, um empresário e outro engenheiro – algo positivo abre um pouco – representante do escritório da contabilidade da mitra que como auditor eu acho não precisa fazer parte do Conselho, mas sim chamado periodicamente segundo o assunto, e justamente, a secretária eficiente da diocese.

Mas a base leiga que tanto trabalha para nós organizando o dízimo porta por porta, vem chuva vem sol, - trabalho, se diz de passagem, fruto da mística da caminhada das CEBs (não dependemos mais do boi do fazendeiro mas do tostão de cada cristão, uma verdadeira revolução) não está presente. Acho que nada impede de incluir no CAE, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo. Como está não deve ficar. Mais outra vez tem um certo paralelismo entre quem trabalha e quem decide. Alguém pode nos acusar de clericalismo, quando de fato como a Assembléia mostrou isto não é verdade. Somos uma diocese que assumiu o protagonismo dos leigos! O que precisa é mostrar mais coragem e cuidar de colocar os leigos não só nas coordenações responsáveis pelo trabalho na base, mas também onde as decisões são tomadas.

Eu acredito que a diocese está num momento muito bom, o bispo está mostrando que ele quer discutir tudo numa diocese verdadeira participativa. Por causa disso nada impede que á luz da Assembléia, com um espírito autentico e evangélico de critica-auto-critica analisar um pouco melhor as coisas, e com tempo, arrumamos melhor as nossas estruturas. Cabe a cada um de nós padres e leigos, participar neste debate e não deixar o espírito otimista que a Assembléia criou baixar. Isto não vai acontecer porque o Arcebispo que preside a diocese sabe ouvir, tem discernimento, e ele quer levar a diocese onde o argumento leva! Já deu varias provas disso! Obrigado.

Pe. João Caruana
Arquidiocese de Maringá

Encontro Vocacional para moças

No próximo dia 23 de agosto, sábado, ás 14 horas, acontece na Casa das Irmãs de Cristo Pastor, em Paiçandu, o Encontro Vocacional para moças. Irmã Maria Vieira Porto, uma das coordenadoras do encontro, explica que para participar a jovem deve ter idade mínima de 16 anos completos.
Organização:
Paróquia Jesus Bom Pastor – Paiçandu
Casa das Irmãs de Cristo Pastor - Paiçandu
Fichas de inscrição Aqui

Indignação de mulheres e mães das favelas e periferias do Rio de Janeiro

Mulheres, mães, cidadãs do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) chamam atenção da sociedade civil para a declaração feita pelo atual Secretário de Segurança Pública do Estado, Sr. José Mariano Beltrame, que, em sua fala, fez referência ao fato de que o principal foco irradiador da violência urbana no estado seriam as mulheres das periferias e das favelas.
Um abaixo assinado demonstra a indignação de todas as mulheres e mães das favelas e periferias do estado exigindo uma retratação pública por parte do Secretário Beltrame, pedindo desculpa pela declaração.
Durante um debate sobre segurança pública promovida pelo jornal carioca "Extra", Beltrame afirmou que "[O Rio vive] uma cultura [da violência] que o marginal traz do ventre da sua mãe". O Secretário tentou se explicar, dizendo que não passou de um mal entendido, mas estava se referindo aos moradores de favelas e periferias como potenciais criminosos e suas mães como responsáveis por essa situação.
Para assinar a petição bastar mandar uma mensagem para comunicação.rede@gmail.com, com o nome completo e profissão/movimento/instituição/comunidade.
Fonte: Adital

OAB e Conseg lançam campanha ‘Maringá contra a violência’

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Maringá, e o Conselho de Segurança (Conseg) reúnem-se, nesta quarta-feira (6), na Sede da Ordem (Av. JK, 970), às 20h, com lideranças políticas, empresariais, autoridades policiais, advogados e associações civis organizadas para discutir medidas de combate à violência e à criminalidade na cidade.
Será lançada, também, a campanha “Maringá contra a violência”, a exemplo do movimento nacional encabeçado por entidades como a OAB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
De acordo com os organizadores, neste primeiro encontro, a idéia é pontuar os tópicos que sirvam ao propósito da campanha e idealizá-la de forma simples, porém eficiente, destacando questões como a legalidade, policiamento, políticas sociais, cidadania, grupos minoritários, comunicação e, conseqüentemente, busca de soluções para as questões identificadas.
Mais informações pelo telefone 3031-4644 ou 3025-9647.

BOLETIM COMITÊ 9840 de Combate à Corrupção

Comitê recebeu 17 denúncias até terça-feira (5)
O Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral recebeu 17 denúncias contra candidatos. Todas tiveram parecer favorável e foram encaminhadas ao Ministério Público.

Rádio CBN apóia campanha contra corrupção eleitoral
A rádio CBN Maringá aderiu à campanha do Comitê 9840 e divulga, diariamente, uma vinheta alertando aos eleitores para que denunciem quaisquer irregularidades cometidas por candidatos nestas eleições.

Rádio e TV são multados em R$ 200 mil
A Rádio Nova Ingá e a TV Maringá foram multadas pela Justiça Eleitoral por ter entrevistado dois candidatos a prefeito de Maringá, que tiveram os registros das candidaturas negados pelo juiz da 66ª Zona Eleitoral de Maringá.
O valor da multa é de cem mil reais, para cada um dos condenados.
A decisão é do juiz da 137ª Zona Eleitoral, Cláudio Camargo dos Santos. Ele julgou procedente o pedido da coligação "Maringá de Toda Nossa Gente", que tem Ênio Verri (PT), com candidato a prefeito.
Na ação, a Coligação alega que no dia 30 de julho, o apresentador "Pinga Fogo", cedeu espaço para os candidatos Sílvio Barros (PP), da Coligação "Maringá cada vez melhor", e Rogério de Mello (PTdoB), defenderem-se da decisão da Justiça Eleitoral que julgou procedente o pedido de impugnação das duas candidaturas.
Na ação, a Coligação pedia também a suspensão da programação normal das emissora por 24 horas, solicitação negada pelo júiz Cláudio Camargos dos Santos.
A Rádio Nova Ingá e a TV Maringá vão recorrer da decisão.
(Reportagem veiculada no site de O Diário - 05-08)

Encontro das Pastorais Sociais

Dia 06 e 07 de setembro em Paranavai com inicio as 08 horas, haverá encontro das pastorais sociais da Provincia Eclesiástica de Maringá ( Diocese de Campo Mourão, Paranavai, Umuarama e Arquidiocese de Maringá)
São 4 vagas por pastoral, a taxa é de 30,00 reais.
Tema : Eclesiologia pastoral.
Assessor padre Chiquinho da CNBB
Local: cosdipa- Paranavai
A idéia deste encontro surgiu apartir do último encontro regional em Curitiba das pastorais sociais.

Fé, Religião e Política


Um comitê do CMI – Conselho Mundial de Igrejas -, reunindo em Genebra de 13 a 20 de fevereiro de 2008, afirmou: “Ainda que a Bíblia não descreva um sistema político de maior autoridade, indica que qualquer sistema tem potencial tanto para a participação, quanto para o abuso do poder”.Essa afirmação pode ser lida de várias formas. Uma delas é que a recusa das religiões em interferir em assuntos políticos, pode representar um modo velado de sustentar os abusos políticos cometidos em todo o mundo e, por conseguinte, contribuir para o impedimento de qualquer participação do povo, ou seja, das comunidades populares, onde as religiões poderiam intervir de modo positivamente transformador.

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal de Mandaguari

Ontem(5) houve cumprimento de mandado de busca e apreensão de documentos na Câmara Municipal de Mandaguari, onde o presidente Romoaldo Pereira Velasco (DEM) negava-se a fornecer a prestação de contas à ONG Amigos Associados de Mandaguari. A polícia deu cobertura ao cumprimento do mandado.