08 agosto, 2008

Ao meu PAI e a todos os PAIS

Obrigada por vocês existirem e por serem quem são. Mais que apenas pais biológicos.
Obrigada pela dedicação, pela amizade, pelo companheirismo. Obrigada pela vida. Obrigada pelos ensinamentos, pelas broncas, principalmente pelos exemplos. Obrigada pelos agrados e principalmente pelos desagrados. Assim, eu pude ver que na vida nem tudo é como a gente quer. Aprendi a ter limites a ser mais “gente”. Aprendi com vocês a ter coragem, a não desanimar,a saborear a vitória. Obrigada por tudo que vocês planejaram e fizeram, por tudo que planejaram e não fizeram e pelo o que fizeram sem planejar. Obrigado pelas renúncias...Perdão por tudo que fiz, por tudo que não fiz e pelo que pensei em fazer. Deus abençoe vocês.

ESPAÇO “PÓS-ASSEMBLÉA”

Antes da assembléia geral da Arquidiocese de Maringá, lancei aqui em meu blog o Espaço
“Em Tempo de Assembléia”.

Foi bem acolhido, varias participações.

Quarta feira (6) Padre João Caruana enviou uma matéria para este blog com o tema “Pós-Assembléia”, uma ótima matéria onde ele questiona a ausência da presença leiga nos conselhos que envolvem o Arcebispo. (veja a matéria AQUI)

Motivada pela ousadia de Pe João e claro com sua permissão estou criando neste blog o:

Espaço “Pós-Assembléia”

Participem esse espaço é nosso.

Às quatros prioridades assumidas pela Arquidiocese de Maringá foram:
- Família
- Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
- Promoção da vida / ação social
- Juventude

E agora?

Participe do Espaço “Pós-Assembléia”

Esse espaço é nosso!!!

‘A censura para mim é sempre política’

'Está para ser lançado pela editora Bomtempo o livro que, certamente, tomará de assalto as rodas de discussão dentro das redações. É a edição da tese de doutorado da historiadora Beatriz Kushnir, ‘Cães de Guarda: Jornalistas e Censores do AI-5 à Constituição de 1988’.
Até agora, a imprensa ignorou por completo o trabalho, fruto de tese já defendida com sucesso no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Muito bom, Vejam AQUI

Boletim do Dirigente

Informações sobre investimentos do governo Lula em todos os municípios brasileiros, entre outros assuntos.
Vejam AQUI

Decisão do STF reforça projeto de iniciativa popular sobre vida pregressa dos candidatos, afirma MCCE

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou quinta-feira (7), uma nota em que comenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada na noite de ontem acerca da candidatura de pessoas com pendência na justiça. Segundo o Movimento, ao decidir pela liberação das candidaturas, o STF "tomou por base os marcos legais eleitorais vigentes".
“Por isso mesmo, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral considera que sua decisão de apresentar à sociedade brasileira nova iniciativa popular de projeto de lei se mostrou oportuna e pertinente”, afirma a nota. “A decisão do STF apenas demonstra a correção da via constitucional adotada pelo MCCE para a dignificação da atividade política no País”. VEJA AQUI

Movimentos eclesiais, juvenis e associações laicais participam de encontro nacional

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, por meio dos Setores Leigos e Juventude, e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) promovem o III Encontro Nacional dos Movimentos Eclesiais, Associações Laicais, Serviços e Movimentos Juvenis.
Com o tema Comunhão de carismas a serviço da missão
, o encontro acontecerá em Vargem Grande Paulista (SP), de 15 a 17 de agosto.
O objetivo é promover a partilha, o conhecimento mútuo, a interajuda e a busca de caminhos para viver o carisma particular de cada organização e colocá-los a serviço da missão confiada pela Igreja aos movimentos, associações, serviços e movimentos juvenis. Para tanto, serão estudos o Documento da Conferência de Aparecida, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja e o Documento da Evangelização da Juventude (Documento 85).
O encontro contará com as presenças do presidente da Comissão para o Laicato e bispo de Registro (SP), dom José Luiz Bertanha; o bispo referencial para a Juventude e auxiliar de Campo Grande (MS), dom Eduardo Pinheiro.
Informações: (11) 4158-3198 ou pelos e-mails: leigos@cnbb.org.br e agaguiar@terra.com.br
Fonte: CNBB

Conferência Direitos Humanos e Ações Afirmativas para Pessoas com Deficiência



O Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Centro de Vida Independente (CVI), entidade que funciona no campus da Universidade, vão promover a conferência Direitos Humanos e Ações Afirmativas para Pessoas com Deficiência. O evento vem marcar a iniciativa do Cursinho de adotar cotas destinadas a cegos e pessoas com baixa visão.
Estes alunos terão apostilas ampliadas e em Braile.
O palestrante será o procurador regional do Ministério Público da 9a R egião, R icardo Tadeu Marques da Fonseca. Ele é especialista e mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo e doutor em Direito das R elações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Colaborou com a delegação brasileira para a redação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, no grupo de trabalho ad hoc da Assembléia Geral, em 2006, em Nova Iorque. E é autor do livro O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos, lançado pela editora Ltr.
A Conferência será realizada no Anfiteatro Ney Marques, no campus da UEM, hoje (8), às 19 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feita no site http://www.cursinho.uem.br/. Os participantes receberão certificado de evento de extensão da UEM também gratuito. Informações pelo telefone (44) 3261-4210 (UEM) e 3263-8310 (CVI).
Descrição da imagem: Logotipo da UEM e CVI-MA R INGÁ

Nota d e Falecimento

É com pesar que comunicamos o falecimento em 06 de agosto, do companheiro Jaime de Oliveira Ferreira, militante do PT, dirigente sindical do Sindipetro Paraná e Santa Catarina. O companheiro ´Ferreira´, filiado desde 1986, esteve sempre presente na luta em defesa dos trabalhadores e na construção do PT.
Executiva Estadual do PT no Paraná.

"Principais pontos da Rodada de Doha foram concluídos", afirma Celso Amorim

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, produzida pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitida via satélite a rádios de todo o País quinta-feira (7), o ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores (MRE), falou sobre as recentes negociações da Rodada de Doha e as relações do Brasil com o Mercosul, entre outros temas. Leia os principais trechos. Vejam AQUI

Semana do/a Estudante de 2008


A Semana do/a Estudante de 2008, que acontecerá de 11 a 17 de agosto, com o tema: “Juventude e o direito à dignidade” e o lema: “Temos mil razões para viver” pretende refletir sobre a defesa da vida da juventude.
Baixe Agora!
- Cartilha da Semana do Estudante 2008
- Cartaz da Semana do Estudante 2008

Esta é uma atividade promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJB) e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Ela faz parte de um processo que contempla mais duas ações que acontecem anualmente: a Semana da Cidadania (14 a 21 de abril) e o Dia Nacional da Juventude (19 de outubro).
O objetivo é convocar toda a comunidade escolar para discutir, refletir e se mobilizar sobre uma temática importante para a vida dos/as estudantes e da sociedade em geral. Essa é uma atividade diferenciada porque se propõe a trabalhar a partir do protagonismo estudantil. Os/as estudantes, organizados/as e comprometidos/as com a transformação, podem construir uma educação e sociedade com novos valores como o respeito e o cuidado.
Eixos:
1) Identidade: revela que os/as jovens, além de terem direito às condições básicas de vida, devem ter a possibilidade de construir sua identidade, sendo valorizados/as como pessoa e como parte de uma cultura.
2) Participação: reflete o potencial de transformação que a juventude dispõe através de sua participação na mudança da realidade. A participação social e coletiva é vista como alternativa de mudança social quando toca vidas e gera consciência crítica.
3) Sentido da vida: diante de um mundo de desilusões e de vazios, queremos refletir com os/as jovens sobre seus sonhos e o sentido de suas vidas.
Fonte: Casa da Juventude