25 agosto, 2008

Dom Erwin Kräutler: “Os pobres são os destinatários privilegiados da missão”


Cantando o refrão “Vai ser tão bonito se ouvir a canção”, os brasileiros, até então bastante contidos, receberam com entusiasmo o bispo do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, para conferência que proferiu na manhã de sexta-feira, 15, em Quito (Equador), durante o 3º Congresso Americano Missionário e 8º Congresso Latino-americano Missionário (CAM3-Comla8). “Saúdo com alegria os brasileiros aqui presentes e lhes peço permissão para fazer um ato de amor, uma obra de caridade para com outros irmãos latino-americanos.

Ao concluir sua conferência, dom Erwin lembrou que a Igreja da América Latina tem diante de si três alternativas: amedrontada, enterrar os muitos talentos que recebeu; inserir-se no sistema capitalista e propor pequenas melhorias ou intervir com sinais de justiça no mundo injusto e lançar as sementes do Reino “A Igreja de Aparecida assumiu essa intervenção e ruptura como serviço aos pobres. Ela prometeu não apenas ser advogada dos pobres, mas a sua casa. Como casa dos pobres, a Igreja será casa de esperança”, concluiu.

Eleitor reprova político com "ficha suja"

Entretanto, já para as eleições de outubro deste ano, os bispos da Igreja Católica estão recomendando aos fiéis para que analisem bem a ficha dos candidatos antes de escolher em quem votar e para rejeitarem os que tiverem 'ficha suja'. Veja Aqui

Candidatos têm permissão dos bispos

As normas da Igreja Católica são claras. Segundo o Código de Direito Canônico, os padres não devem participar de partidos políticos e de associações sindicais. Mas a história mostra que existem exceções. Há atualmente, no Brasil, sacerdotes que são deputados, prefeitos e vereadores. E, geralmente, antes de concorrerem aos tais mandatos, a maioria dos padres-candidatos teve o aval dos bispos para a disputa. Veja Aqui

‘Se não temos utopias, nos perdemos nos interesses individuais’. Entrevista com Leonardo Boff

Uma sociedade não vive sem utopias, isto é, sem um sonho de dignidade, de respeito à vida e de convivência pacífica entre as pessoas e povos. Se não temos utopias nos perdemos nos interesses individuais e grupais e perdemos o sentido do bem viver em comum. Veja a entrevista AQUI

Aposentados começam a receber o 13º nesta segunda

Os aposentados e os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber metade do 13º salário deste ano, com o pagamento dos benefícios referentes ao mês de agosto.
Os segurados que têm os benefícios pagos nos últimos cinco dias úteis do mês (aqueles que ganham até um salário mínimo e têm benefícios com finais 1 a 5) receberão a primeira parcela entre amanhã e sexta-feira (29). Os demais aposentados receberão entre os dias 1º e 5 de setembro.
Os aposentados que tiveram as aposentadorias concedidas depois de janeiro deste ano não receberão a antecipação de 50% do valor do benefício; para esses segurados, o cálculo será feito proporcionalmente aos meses de recebimento do benefício em 2008.
O pagamento do restante do 13º será feito no final de novembro e no início de dezembro, com os benefícios referentes a novembro. Sobre essa parcela, se for o caso, incidirá o desconto do IR.

Favela é área fértil para perversão política, diz sociólogo

Favelas são terreno fértil para formas perversas de política, diz o sociólogo Luiz Antonio Machado Silva, que há 40 anos estuda favelas no Rio. Machado Silva vê algo de novo e preocupante nas notícias sobre a presença cada vez maior de grupos criminosos com representantes no Poder Legislativo e impedindo a participação de outros políticos em suas áreas de atuação. Veja Aqui

Segunda emissora AM mais ouvida é a Colméia.

Embora a rádio colméia da Arquidiocese de Maringá ser localizada na cidade de Mandaguaçu, na pesquisa realizada pelo Sebrae aparece em segundo lugar com 21,6% do público do AM.
Em primeiro lugar com 51,5% dos entrevistados a rádio Nova Ingá.
Na FM, a Maringá FM mantém a liderança com 36,6%.
A pesquisa foi realizada sexta feira (22)

Brasil é prata no vôlei masculino


Valeu, vêlei masculino conquista o segundo lugar nas olimpíadas.
Com esse resultado, o Brasil fecha sua participação nas Olimpíadas de Pequim com três ouros, quatro pratas, e oito bronzes.

Maringaense conquista bronze para o Brasil


Natália Falavigna ganha bronze no tae kwon do, a primeira da história do tae kwon do brasileiro em Olimpíada.