27 agosto, 2008

Setor Juventude da Arquidiocese de Maringá Convida

QUERIDOS JOVENS...
... É com grande alegria que o Setor Juventude de nossa arquidiocese convida V.Sa. para a missa de abertura do DNJ – Dia Nacional da Juventude. Nesta celebração reuniremos as coordenações diocesanas de pastorais e movimentos juvenis, e sob a presidência de nosso arcebispo, serão abençoadas as cruzes que peregrinarão as paróquias de nossa arquidiocese.
Oportunamente, queremos estender o convite a todos os jovens de sua comunidade paroquial, sobretudo as iniciativas de evangelização juvenil.

Data: 06 de setembro de 2008 (sábado)
Horário: 22h (missa pré-balada)
Local: Paróquia São Francisco Xavier

Desde já contamos com sua presença!
SETOR JUVENTUDE

Grito dos(as) Excluídos(as) se aproxima


Com o tema "Vida em primeiro lugar, Direitos e Participação Popular", o grito querem mostrar ao governo que necessitam de políticas públicas eficazes direcionadas para a realização da reforma agrária e agrícola, da reforma tributária e de uma efetiva distribuição de renda.

Promovido pela Pastoral Social da Igreja Católica, com o apoio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e de movimentos sociais, o Grito dos Excluídos constitui-se numa mobilização com três sentidos: denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

O Grito é um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

Ainda não perdi a esperança de ver o Grito também acontecer em Maringá.

Há nove anos (27.08.1999) morria Dom Helder Camara


"Quando dou comida aos pobres chamam-me santo! E quando pergunto por que não têm comida, chamam-me comunista."

Veja o vídeo AQUI

CNBB defende o direito à vida do feto anencéfalo, em audiência pública no STF

O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antônio Bento, e o jurista Paulo Silveira Martins Leão representaram a CNBB, ontem, na audiência promovida pelo Supremo Tribunal Federal para discutir o aborto de fetos com anencefalia. Veja Aqui

Famílias sociais tentam substituir as biológicas

Hoje, em Maringá, quatro entidades funcionam para que crianças em situação de risco possam receber tratamento adequado e renovação dos vínculos familiares: o Abrigo Municipal, a Casa Lar da Adolescente Talita, o Lar Preservação da Vida e o Lar Betânia de Maringá. De acordo com a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Mônica Louise de Azevedo, as crianças primeiramente são encaminhadas pelo Conselho Tutelar ao Abrigo Municipal, que é de caráter provisório. "Quando não há sucesso de reinserção da criança na família, ela é colocada em um abrigo mais permanente", explica. Leia Aqui

Construir uma nova hegemonia é desafio para América Latina

Em entrevista ao jornal argentino Página 12, Emir Sader analisa o atual momento político da América Latina. Para o sociólogo brasileiro, o que está faltando para a integração da região avaçar é um projeto estratégico de futuro, uma compreensão mais clara do que é a América Latina hoje. As propostas do Banco do Sul, de uma moeda única e de um Banco Central Único apontam para essa direção, defende Sader. Leia Aqui