05 setembro, 2008

Convite do Setor da Juventude

O Setor Juventude de nossa arquidiocese de Maringá convida a juventude para a missa de abertura do DNJ – Dia Nacional da Juventude que será celebrada pelo arcebispo.
Neste sábado (06), às 22 horas na Paróquia São Francisco Xavier.

Reconstruir um mundo de Paz

Às vezes parece que eu ouço gritos clamando as mudanças que povo espera.
- gritos clamando ternura
- gritos clamando amor
- gritos clamando paz
- gritos clamando igualdade
- gritos clamando justiça aos pequenos
- gritos clamando justiça social
- gritos clamando que as igrejas se reconstroem na paixão pelo pobre

São gritos que eu ouço e que vem dos pobres, no rosto do mundo. Gritos de mulheres e homens de todas as idades, de todos os lugares e de todas as realidades.

- gritos de crianças indefesas diante de uma sociedade armada;
- gritos de adolescentes e jovens marcados sem teto e sem sonhos;
- gritos de idosos desamparados;
- gritos de mulheres e homens diante de um continente que vem sendo oprimido;
- gritos de um povo sofrido e humilhado nos corredores dos hospitais públicos, sem acesso a educação, moradia. Sem as condições mínimas para uma vivencia digna;
- gritos do povo que sofre com politiqueiros que roubam e massacra todo um povo.

Mas também eu ouço gritos, gritos proféticos, que não se calam porque seu papel é não se calar. Gritos que mechem comigo, faz queimar meu peito. Acredito que seja o grito de nosso próprio Deus que grita nas vozes dos/das profetas.
Gritos esses que clamam:
- não tenhas medo dos que te ameaçam;
- não tenhas medo dos que te caluniam;
- não tenhas medo dos que armam ciladas;
- não tenhas medo do poder que oprime;
- não tenham medo dos que roubam e matam em nome da paz;
- não tenhas medo dos que tudo deturpa, para não ver a justiça acontecer;
- não tenhas medo dos que ditam as regras, na certeza de nunca perder.

São gritos que me chama também a gritar.
Ouça você também o eco desses gritos.
Não vamos nos calar e vamos juntos gritar:
- por justiça social
- por respeito
- por dignidade
- por partilha
- por igualdade
- por trabalho e salário digno
- por reforma agrária

Vamos juntos gritar
“Vida em primeiro lugar: direitos e participação popular”

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

CEBs elabora projeto


As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Maringá, amanhã (6) às 14 horas no CEPA dará continuidade a elaboração do seu projeto de trabalho.
A arquidiocese de Maringá assumiu 4 prioridades, para as quais estão sendo elaborado projetos. As prioridades assumida pela arquidocese são:
- CEBs e rede de comunidades
- Juventude
-Familia
- Promoção humana/Ação social

Inflação oficial cai quase pela metade em agosto, mostra IBGE

A inflação no Brasil passou de 0,53% em julho para 0,28% em agosto, divulgou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a menor taxa desde setembro do ano passado e o terceiro mês seguido de redução. Em agosto de 2007, a variação foi de 0,47%.
Segundo analistas, o freio no ritmo do custo de vida está atrelado a dois principais movimentos da economia: a queda generalizada no preço das commodities (produtos básicos) e o ritmo menor no aumento dos preços dos alimentos.

Carta de Casaldáliga ao presidente Fernando Lugo

No dia 17 de agosto, dois dias após a posse de Fernando Lugo como presidente do Paraguai, o bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia, d. Pedro Casaldáliga, lhe dirigiu a seguinte carta publicada no sítio Koinonía.
Querido Fernando, querido de verdade por milhares e milhares de irmãos e irmãs que te estamos acompanhando, há tempo, na tua generosa opção. Há muitos dias, Fernando, que rezamos contigo e por ti e por teu povo tão sofrido.
O Verbo Divino, no mistério da Encarnação, se faz palavra humana, situada, samaritana, libertadora.
Obrigado por tua generosidade histórica, por tua radicalidade evangélica já comprovada em tuas opções e em tua missão. Confiamos plenamente na tua coerência, na tua lucidez e nessa opção pelo Reino. Pelos pobres do Reino, pelos/as militantes do Reino, na Sociedade e na Igreja.
Confiamos também na tua vontade, já expressa por vários gestos, de assumir Nossa América numa comunhão entre povos irmãos e reivindicando, com gratidão histórica, com espírito ecumênico e ecológico, os direitos de nossos pobres e de nossos povos aborígines e o sangue pascal de nossos mártires.
O teu discurso, ao tomar posse, é uma autêntica declaração de princípios e um juramento “bastismal” de continuar te dando inteiramente, “com um ouvido no Evangelho e outro no Povo”, como nos pedia o irmão bispo mártir Enrique Angelelli.
Seguiremos unidos, em comunhão missionária de discípulos seguidores de Jesus de Nazaré, em coerência pessoal e social, descalços de privilégios e ostentações, com uma invencível esperança; “esperançados e esperançadores”, como pedia outro mártir, Ignacio Ellacuría.
Recebe, irmão, um forte abraço, na Paz subversiva do Evangelho e na incansável caminhada do Povo Guarani rumo à Terra sem Males.
Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, MT, Brasil.

MST anuncia nova ofensiva pela reforma agrária

O Movimento dos Sem-Terra (MST) prepara uma nova onda de ocupações para cobrar do governo Lula a reforma agrária que, segundo seus líderes, está parada. De acordo com o dirigente nacional João Paulo Rodrigues, de janeiro a julho deste ano, o governo assentou apenas 800 famílias em todo o País, ante uma meta anual do próprio governo de assentar 100 mil famílias.
“Ainda que haja uma força-tarefa, nossas melhores avaliações indicam que o total de famílias assentadas no ano não vai chegar a 5 mil”, disse Rodrigues. Ele acrescentou que, em razão do calendário eleitoral, o ano praticamente acabou. “Achamos que este ano, em famílias assentadas, o presidente Lula vai perder para os piores anos do governo Fernando Henrique Cardoso.”
Durante o Grito dos Excluídos, que marcará o 7 de Setembro com marchas e manifestações de protesto, o MST vai denunciar essa situação. “Assim a sociedade vai saber o que está acontecendo quando fizermos as ocupações”, disse. “É porque o programa da reforma agrária está paralisado.”

A luta pela redução da jornada de trabalho. Um artigo de Ricardo Antunes

A luta pela redução da jornada semanal de trabalho, sem redução de salário, voltou à cena do movimento sindical no Brasil. Com o patamar tecnológico atingido pelo capitalismo, esse embate torna-se ainda mais vital. Mas é preciso lembrar que ela tem sido, ao longo da história do trabalho, uma das mais importantes reivindicações da classe trabalhadora: desde o advento da Revolução Industrial que a redução da jornada apresenta-se como condição preliminar para uma vida emancipada ...Leia AQUI

Governo anuncia criação de mais de 44 mil vagas em universidades federais

O MEC (Ministério da Educação) anunciou quarta-feira (3), em Brasília, a criação de 44.299 vagas nas universidades federais. Em todo o país, o número representa aumento de 28% no número de vagas oferecidas nos vestibulares de 2008 e 53% em relação ao número de vagas oferecidas para 2007.

Ar poluído mata 12 por dia em SP, estima professor

A poluição do ar causa tantas vítimas no mundo quanto a tuberculose, compara Paulo Saldiva, professor de medicina da USP (Universidade de São Paulo) e uma das autoridades no debate sobre os efeitos da emissão de poluentes na saúde.
"Diferentemente da tuberculose, o controle da poluição não depende da atuação dos órgãos de saúde pública, mas da saída para conflitos econômicos", observa o professor.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabiliza que entre 2 milhões e 4 milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência da poluição.
Na cidade de São Paulo, o ar poluído mata de 12 a 14 pessoas por dia, segundo estimativa de Saldiva. "Embora abasteça 10% da frota do país, o diesel é responsável por 45% da emissão de partículas em São Paulo e quase metade das mortes causadas pela poluição", calcula.
fonte: Folha Online

Exposição revela como é possível transformar lixo em luxo

As telas produzidas com material reciclável podem ser vistas no térreo do shopping Maringá Park. Saiba mais AQUI