14 outubro, 2008

UTOPIA

Henrique Manoel
(PJ - diocese de Osasco -São Paulo)
... PAZ E BEM...

UTOPIA
“Ela está no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que caminhe, jamais a alcançarei.
Para que serve a Utopia?
Serve para isso: para CAMINHAR.”
Eduardo Galeano

Proposta para mudanças na Câmara entra em pauta

Nesta terça-feira (14) a Câmara de Maringá vota um requerimento de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) que pede a criação de uma comissão para analisar e propor alterações que deverão reduzir as despesas do Legislativo.
O requerimento é o mesmo rejeitado pela maioria dos vereadores há dois meses e o assunto vem sendo apresentando por Humberto Henrique desde 2006. Na época, o vereador fez um estudo apontando para a economia de, no mínimo, R$ 3 milhões por ano com a redução de cargos de confiança.
O vereador insiste na medida para que a próxima legislatura da Câmara inicie os trabalhos com uma estrutura mais adequada às suas necessidades. Leia na integra AQUI

Site ajuda na coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa

A Justiça Eleitoral em seu site disponibiliza um link que permite a obtenção de dados do título de qualquer eleitora e eleitor do país a partir do nome completo e da data de nascimento.
Esse serviço facilita o trabalho das pessoas que estão coletando assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular.
Uma das dificuldades constatada na arrecadação de assinaturas era a obtenção do número do título de eleitor, visto que esta é uma exigência para validar a participação no abaixo-assinado.
Com o site, será mais prático e fácil conseguir o número do documento, visto que, usualmente, as pessoas não saem de casa com o título de eleitor em mãos.
Para ajudar na coleta e aumentar o número de assinaturas, o Comitê Nacional do MCCE já conta com um novo modelo de formulário, no qual consta um espaço para as pessoas colocarem a data de nascimento. Após a coleta, é só acessar o link da Justiça Eleitoral e preencher completamente o formulário com os dados.
Os formulários preenchidos devem ser enviados para a Secretaria Executiva do Comitê Nacional do MCCE, onde está sendo feita a contagem das assinaturas.
No último balanço oficial, a Campanha Ficha Limpa contabilizou 350 mil assinaturas.
Veja o site para obter o titulo de eleitor AQUI
Veja o novo modelo de formulário AQUI

“Os leigos devem ser preparados anunciadores da Palavra de Deus”

Em entrevista à Rádio Vaticano segunda feira(13), dom Walmor Oliveira de Azevedo, bispo de Belo Horizonte que participa do Sínodo dos Bispos que esta acontecendo no Vaticano com o tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", recorda que “Os leigos devem ser preparados anunciadores da Palavra de Deus”,
“No número 225 do Documento de Aparecida, nós pastores concluímos que muitos deixam a Igreja Católica buscando outros grupos religiosos não por aquilo que esses outros grupos religiosos pensam, nem por razões dogmáticas, mas por razões pastorais e metodológicas na nossa Igreja”. “Os leigos não podem ser simplesmente receptores da palavra, mas seus ouvintes fiéis e também preparados anunciadores”, disse dom Walmor.
Segundo informou à Rádio Vaticano, dom Walmor pediu que os órgãos competentes da Santa Sé, como por exemplo, Congregação para a Doutrina da Fé, Congregação para a Liturgia e a Disciplina dos Sacramentos, estudem o modo de dar aos leigos, “no contexto de nossa Igreja, missões, ministérios - como o Ministério da Palavra, em função da catequese, dos grupos bíblicos e, sobretudo, da celebração da palavra, [com] uma oficialidade, em nível normativo e ritual, de tal modo que nós possamos cobrir com uma grande rede de ministros todos os espaços onde as pessoas estão”.
Dom Walmor ressaltou que, com a leitura orante da bíblia, “vamos dar uma grande resposta missionária no nosso contexto e fazer uma mudança e uma presença significativa, não simplesmente para afrontar ou responder aos desafios daqueles que deixam a Igreja, mas para dar repostas ao relativismo e aos problemas morais e, sobretudo, conscientização social e política à luz do evangelho que encontramos na palavra de Deus”.
Fonte: CNBB