20 outubro, 2008

OIT prevê 20 milhões a mais de desempregados devido à crise financeira

Publicidade
da France Presse, em Genebra com Folha Online
A crise financeira pode colocar na rua 20 milhões de pessoas em todo o mundo até o final de 2009, afirmou o diretor geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Juan Somavía, em uma entrevista coletiva à imprensa.
Segundo as estimativas da OIT apresentadas por Somavía, "o número de desempregados poderá subir de 190 milhões em 2007 para 210 milhões no final de 2009", e inclusive ser maior se a crise se agravar.
Leia a cobertura completa sobre a crise dos EUA
"Precisamos de uma ação rápida e coordenada dos governos para evitar uma crise social que poderá ser grave, prolongada e mundial", acrescentou o chileno.
Os cálculos do desemprego foram feitos a partir dos dados de crescimento econômico divulgados pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). "Para 2009 teremos um crescimento de 0,1% nos Estados Unidos, 0,2% na Europa e 0,5% no Japão, o que, na verdade, seria um crescimento zero nas maiores economias do mundo", afirmou.
Segundo o relatório anual da OIT, divulgado na semana passada, a globalização não apenas "falhou em contribuir no desenvolvimento da produtividade global e na criação de empregos" como também "intensificou a instabilidade econômica".
"Globalmente, crises no setor bancário foram 10 vezes mais freqüentes nos anos 90 do que no final dos anos 70", diz o documento. "O desemprego deve aumentar em conseqüência da queda no investimento e isso pode intensificar ainda mais as desigualdades de renda", afirmou a OIT.

16 detentos fugiram da cadeia de Astorga

A Cadeia Pública de Astorga tem capacidade para 16 detentos, mas 70 pessoas estavam encarceradas. É a segunda fuga registrada em cinco meses. Saiba mais AQUI

Jubileu de ouro da paróquia Nossa Senhora das Graças em Itambé

Sábado, dia 25 de outubro será realizada a abertura oficial das comemorações do Jubilei de Ouro da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Itambé.
Missa presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, a partir das 20h no Ginásio de Esportes de Itambé.

Carta dos Participantes do II Oestão das CEBs

Novos sinais que desafiam a caminhada
Veja AQUI

Confira a programação do Hallel - 8 e 9 de novembro

Clique na imagem para ampliar

Calçada da Fama em Maringá

Veja AQUI

Arte e Artesanato Maloca

Mulheres da Vila: um jeito solidário de reciclar.
Os valores que as iluminam são: a Partilha, a Solidariedade, a Celebração da Vida e a Busca de um Outro Mundo Possível! Participam das Comunidades Eclesiais de Base(CEBs), do movimento Fé e Política e do movimento de Economia Popular Solidária.
O encontro e trabalho se fundamentam na pedagogia do nós, do sonho e do positivo. Tudo que produzem e comercializam é repartido com justiça entre todas, mas antes de tudo, a prioridade é a necessidades que cada uma tem. Veja AQUI