31 outubro, 2008

CEBs partilha com o Povo de Deus


As CEBs, resgata o valor da CASA encontrado nas Primeiras Comunidades Cristãs, Como o lugar de encontro, aberta aos vizinhos, amigos, irmãos, onde todos procuram conhecer-se mais e melhor, dividir os problemas e dificuldades à luz da Palavra, para encontrar caminhos que ajudem a transformar o sonho do reino de Deus em realidade vivida por todos.

Dessa forma o Povo de Deus voltam a se reunir para pensar juntos a sua realidade á luz da Palavra de Deus e encontrar caminhos de superação da miséria, da fome e da exclusão, na defesa de melhores condições de vida e dignidade para todas e todos, para “que todos tenham vida”.

As Comunidades Eclesiais de Base(CEBs) da Arquidiocese de Maringá, dando continuidade as formações nas regiões pastoral realizará no mês de novembro formação na Região Pastoral Centro Sul e Região Pastoral Leste, conforme datas abaixo.
Tema: CEBs desafios e compromisso na Arquidiocese
Horário: Chegada as 8h, inicio as 8h30m e término as 16h
- Região Pastoral Centro SUL
16 de Novembro na Paróquia Jesus Bom Pastor, cidade de Paiçandu
- Região Pastoral Leste
23 de Novembro na Paróquia Senhor Bom Jesus, cidade de Marumbi
A mesma formação já foram realizada nas Regiões Pastoral: Centro, Centro Norte e Oeste. Vejam como foi:
Fotos: RPCRPCNRPO
Síntese: RPC RPCN RPO

CONVITE

Lançamento da:
Agenda Latino Americana 2009 em Curitiba que tem como tema: “para um novo socialismo”.
Dia 04 de novembro, às 19h, no Auditório Henry Newman (Biblioteca) , na PUCPR. O lançamento desse ano contará com a presença de Frei Patrício Sciadini, que é sacerdote carmelita com mais de 60 livros publicados no Brasil e no exterior a respeito do tema da mística e espiritualidade. Frei Sciadini participa do evento que encerra o Ciclo de Conferências “Filosofia e Vida Religiosa”, realizado pelo Curso de Filosofia e pelo núcleo de pastoral da PUCPR, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Comissão Dominicana de Justiça e Paz e as Livrarias Paulinas.
A Agenda Latino-americana é o livro mais difundido a cada ano dentro e fora do continente. Traduzido para 15 línguas e publicado em mais de 100 países é um verdadeiro “livro de cabeceira” sobre temas da atualidade. Tem como principal objetivo divulgar a causa latinoamericana e servir de livro de estudo para comunicadores, educadores, professores, agentes de pastoral e lideranças do movimento popular. Participam e escrevem na Agenda inúmeras personalidades do Brasil e da América Latina, entre eles Frei Betto, José Saramago, Carlos Mesters, José Maria Vigil, Eduardo Galeano, José Comblin, François Houtart, Ivone Gebara, Clodovis Boff, João Pedro Stédile, Leonardo Boff, entre outros.
Desde as terras do Araguaia, o bispo Dom Pedro Casaldáliga, co-autor da Agenda, nos convoca para o mutirão da Agenda Latino Americana.
“para um novo socialismo”. Escreve Dom Pedro: “Mais uma vez a nossa Agenda nos convida a assumirmos 'o que deve ser feito'; isso significa a palavra 'Agenda'. No lançamento nos encontramos, de perto ou de longe, tantos companheiros e companheiras da caminhada; uma tribo de utopia e de solidariedade, de compromisso com o Reino e suas causas, de renovada militância política e social. A Agenda nos convoca sob a memória dos mártires e de todos e todas que nos acompanham como a nuvem luminosa pelo deserto. Somos utopia e fazemos questão de ser. O subtítulo desta Agenda de 2009 nos recorda 'que a utopia continua'. Nada, ninguém, pode nos proibir de sonhar, de assumir, de esperar, 'contra toda esperança', esse Mundo Novo Possível. Queremos socializar a vida, a história, numa democracia que seja econômica, política, cultural. Por que não 'um socialismo novo'? Local e global, desde as próprias identidades para a grande identidade fundamental que é nossa condição humana, nossa condição de filhas e filhos de Deus. Seguimos, seguiremos. Unidos e esperançados, radicais e livres, contra toda discriminação e exclusão, no campo e na cidade, no nosso Brasil e com toda a Nossa América. Irmãs, irmãos: a festa é nossa, o Evangelho é dos pobres. E vocês já sabem o poema: ‘Somos pobres, porém somos/ e o futuro.’ Com o irmão Parkinson incluído, abraço a toda a tribo 'agendada', com uma infinita ternura e sem medo de sermos socialistas novos... Deus e o povo, a história e o Evangelho, o Reino, gente querida, que é o sonho de Jesus de Nazaré."
Pedro Casadáliga

5ª Conferência Internacional da Via Campesina

Maputo, a capital de Moçambique, foi a sede da 5ª Conferência Internacional da Via Campesina. Mais de 600 camponesas e camponesas de 60 países se reuniram dos dias 16 a 23 de outubro para discutir a situação da agricultura, apontando que a saída para o problema da fome é a Soberania Alimentar. Em contraponto ao modelo do agronegócio, que não garante a sobrevivência digna dos povos do campo. Articulam para lutar pela reforma agrária, preservação da biodiversidade, da água, das sementes, da agricultura camponesa.
A Via Campesina é uma articulação de movimentos camponeses, e está presente em quatro continentes. No Brasil, o MST compõe a Via com o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), PJR (Pastoral da Juventude Rural), CPT (Comissão Pastoral da Terra), Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária), Feab (Federação dos Estudantes de Agronomia), PJR (Pastoral da Juventude Rural), indígenas e quilombolas.
Além da conferência, participaram da 3ª Assembléia das Mulheres da Via Campesina, onde lançaram uma Campanha Mundial pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Também somaram à 2ª Assembléia de Jovens, e apontaram o grave problema do êxodo rural.
As camponesas e os camponeses oferecem saídas concretas para a crise criada pelo modelo do agronegócio, que aumenta a concentração de riquezas e a fome no mundo.
Confira a carta de Maputo AQUI
Fonte: Coordenação Nacional do MST

Duas novas Fazenda da Esperança

As Fazendas da Esperança têm o objetivo de recuperar dependentes de drogas. A primeira foi criada em 1979, no município de Guaratinguetá (São Paulo) pelo frade Hans Stapel e pelo leigo Nelson Giovanelli Rosendo. Hoje, já são cerca de 55 Fazendas espalhadas pelo mundo.
A região sul do Brasil ganhará duas Fazendas da Esperança até 2009.
Trata-se das unidades de São Francisco Xavier, em Guaruva (Santa Catarina), e da Fazenda Bem-aventurada Albertina, na arquidiocese de Londrina (Paraná).
A unidade de São Francisco Xavier começa a funcionar em 30 de novembro, para atendimento masculino. Ali já se esperam os primeiros internos. A Fazenda Bem-aventurada Albertina, feminina, deve ser inaugurada no próximo ano.
Segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o bispo diocesano de Joinville, Dom Irineu Roque, afirmou que as pessoas estão contribuindo para o funcionamento das fazendas de recuperação. O bispo destacou que padres, amigos, conhecidos e anônimos contribuem para a concretização da obra.
Dom Irineu destacou a importância do trabalho com as mulheres, que também sofrem muito com as drogas e a dependência química.
Fonte: ZENIT

Pastoral da Juventude do Paraná realiza Assembléia Regional

TEMA: De mãos dadas ousamos seguir em frente
LEMA:“Viviam unidos e colocavam tudo em comum“(At.2,42-47)
Data: De 14 a16 de novembro de2008
Local: Rio Branco do Sul – PR (Região metropolitana de Curitiba)
Vagas: 5 por Arqui/Diocese (4 jovens e 1 assessor.)
Assessor: D.Eduardo Pinheiro

Gravidez precoce ajuda a perpetuar círculo vicioso da pobreza

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ) divulgaram o estudo "Juventude e Coesão Social na Ibero-américa: um modelo para construir", em que revelam que um quarto das jovens latino-americanas já foi mãe antes dos 20 anos, contribuindo para perpetuar o círculo vicioso da exclusão, da pobreza e da desigualdade. Saiba mais AQUI