06 novembro, 2008

Ato Público dos Sem-Teto e Movimentos Sociais

Nesta Quinta(6) as 16 horas, esquina das Ruas João Dembinski e Theodoro Locker - Fazendinha
PELA REFORMA URBANA! PELO DIREITO Á CIDADE!
Está escrito na Constituição que os governos federal, estadual e municipal devem garantir moradia a todos os cidadãos brasileiros.
Isso quer dizer que temos o direito de morar dignamente, com água e saneamento, eletricidade, transporte acessível e de qualidade, escola e posto de saúde. Enfim, temos o direito à cidade.
Mas milhões de brasileiros vivem sem teto ou em condições precárias de habitação. Faltam, no Brasil, 7 milhões de moradias, ao mesmo tempo em que 5 milhões de imóveis permanecem desocupados, por conta dos interesses da especulação imobiliária.
Em Curitiba, faltam 60 mil moradias, enquanto mais de 56 mil imóveis estão vazios. Essa é a dura realidade da “capital ecológica”, que a propaganda da Prefeitura e dos grandes grupos imobiliários e construtoras tentam esconder.
Esses dados mostram que nossa luta é justa, ao contrário do que dizem os programas sensacionalistas de rádio e TV, comprometidos com o poder político-econô mico.
Este terreno de 170 mil metros quadrados, cercado por barracos de lona, é hoje o símbolo maior da desigualdade social e do descaso com a vida por parte das autoridades.
Vigiada por homens armados desde o violento despejo do dia 23 de outubro, a área reivindicada pelo grupo Varuna / CR Almeida ficará manchada para sempre com o sangue de Celso Eidt, assassinado na noite de ontem por pistoleiros encapuzados.
Os movimentos e pastorais sociais, os sindicatos e demais organizações populares reafirmam a solidariedade à luta das famílias acampadas e exigem a desapropriação do terreno para habitação de interesse social.
Não aceitamos que os interesses do grupo Varuna / CR Almeida e as decisões judiciais que colocam a propriedade privada acima da vida prevaleçam diante de tanta injustiça e desigualdade.
Exigimos que as autoridades e Ministério Público investiguem a origem de tal propriedade que tem sido denunciada pelos movimentos de luta pela moradia como fruto de grilagem.
- Coordenação dos Movimentos Sociais-CMS/ PR
- Assembléia Popular
- Comitê Pela Cidadania e Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais
- Coletivo Despejo Zero
- Dom Ladislau Biernaski – Bispo da Diocese de S. José dos Pinhais

Assentado no Fazendinha é executado com 15 tiros

Gazeta do Povo
Celso Eidt, de 38 anos, um de uma centena de moradores que estão acampados nas calçadas da Rua João Dembinski, no Fazendinha, em Curitiba, foi morto com cerca de 15 tiros, por volta das 21 horas desta quarta-feira (5). De acordo com os sem-teto e familiares, três homens encapuzados invadiram o barraco onde Celso estava e fizeram os disparos. A vítima morreu na hora. A polícia confirma a versão dos familiares. Segundo o irmão do assentado morto, Zeno Eidt, a vítima teria ido buscar água pela manhã no terreno de onde os sem-tetos estavam acampados antes da reintegração de posse, invasão ocorrida no mês passado. Pela versão da família, Celso Eidt teria sido expulso da propriedade por um segurança sob a mira de uma arma. “Voltaram à noite para terminar o serviço”, disse Zeno, que estava ao lado de Celso no momento da execução.
Saiba mais
Famílias que ocupam calçadas podem ser expulsas a qualquer momento
Sem-teto devem desocupar calçadas
Famílias que ocupam calçada realizam protesto no Fazendinha
Os atiradores fugiram em um veículo Golf, de cor prata. Segundo os moradores, a morte de Celso foi uma represália a atitude do assentado de tentar buscar água no terreno anteriormente invadido. “Ele que organizava a instalação de luz nos barracos e buscava água para o povo fazer comida. Ele era um cara teimoso e quiseram acabar com ele”, disse o sobrinho de Celso, Maicon Eidt. De acordo com a Polícia Militar, Celso teria passagem pela polícia do Rio Grande do Sul por crime de homicídio. A família da vítima nega. “Ele nem sequer morou no Rio Grande do Sul. Isso é uma grande mentira, uma invenção”, disse Maicon. “Ele era um homem trabalhador”, afirmou Zeno. Celso era separado e tinha uma filha de nove anos. A Delegacia de Homicídios vai investigar o caso.Os sem-teto que estavam acampados em volta do terreno no Fazendinha lutam para que a prefeitura os transfiram para algum lugar apropriado. As famílias realizaram um protesto no início da noite desta quarta-feira (5). Os manifestantes são contrários a decisão da Justiça que expulsa todos os sem-teto do espaço público. O protesto começou às 18h e terminou por volta das 19h. Cerca de 30 pessoas participaram da manifestação.

Diocese de Umuarama reúne políticos eleitos para diálogo

A Pastoral Sócio-Política da diocese de Umuarama (PR) reuniu no último dia 31, no auditório da catedral, cerca de cem pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos ou reeleitos, de 30 municípios do território da diocese. A reunião teve a participação do bispo diocesano, dom Vicente Costa.
“Ora, o que se espera dos administradores é que eles sejam dignos de confiança”, deu início ao encontro, o bispo, citando as palavras da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. Por meio do Documento de Aparecida, dom Vicente convocou os políticos a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo, a partir de sua atuação na vida pública. Leia na íntegra

Adoção na contramão em Maringá

Casal indignado com a demora nos processos de adoção na cidade de Maringá denuncia e apresentam dados interessantes.

I Mostra de Corais Universitários

Nos dias 06, 07 e 08 de novembro (de quinta a sábado), acontecerá a I Mostra de Corais Universitários na Oficina de Teatro da UEM.
Se apresentarão:
- 06/11 (quinta às 20h00): Coral dos Funcionários da UEM, Côro de Câmara da UEM, Côro da Escola de Música da UEM e Coral da UEM
- 07/11 (sexta às 20h00): Coral da Uningá, Coral Juvenil da UEM (CAP), Côro do Curso de Graduação em Música da UEM e Coral da UEM.
- 08/11 (sábado às 19h00): Coral Infanto-juvenil da UEL, Coral Cesumar, Coral Unipar (Umuarama) e Coral da UEM.

Reajuste das Mensalidades

Reajuste das mensalidades de escolas particulares de Maringá para 2009 é em média de 9%, mas em alguns chega a 11%. Ouça Aqui

CBN Maringá ganha prêmio de jornalismo

A CBN Maringá ganhou na noite de terça-feira o prêmio Viapar Fundacim em duas categorias. Na categoria Radiojornalismo com reportagem sobre "Boas práticas de combate à violência no trânsito" e na categoria Especial de denúncias de ações criminais com a reportagem "Tráfico na Universidade" dos repórteres Everton Barbosa e Luciana Peña. Aqui ouça a reportagem.