29 dezembro, 2008

Entenda a disputa pela terra entre palestinos e israelenses

Qual lado tem razão no conflito entre israelenses e palestinos?
A questão palestino-israelense se reduz essencialmente à questão da terra - quem pode viver nela e quem controla seu uso. Na íntegra

Papa faz apelo pelo fim da violência na Terra Santa

O papa Bento XVI fez ontem, 28, um chamado pelo fim da violência na Terra Santa e pediu à comunidade internacional que faça o possível para ajudar os israelenses e os palestinos a solucionar o conflito atual.
“A Terra Santa, que nos dias de Natal ocupa o centro dos pensamentos e dos interesses dos fiéis de todo o mundo, tem sido golpeada de novo por um estouro de inaudita violência”, disse o papa. “Estou profundamente entristecido pelos mortos, feridos, os danos materiais, os sofrimentos e as lágrimas das populações vítimas desta trágica cadeia de ataques e de represálias”, acrescentou.
“A pátria terrena de Jesus não pode seguir como testemunho de tanto derramamento de sangue, que se repete sem fim! Imploro pelo fim da violência e pelo prosseguimento da trégua na Faixa de Gaza. Peço uma prova de humanidade e de sabedoria a todos aqueles que têm alguma responsabilidade nesta situação; peço à comunidade internacional que faça todo o possível para ajudar aos israelenses e aos palestinos a sair de beco escuro e a não conformar-se – como dizia há alguns dias na mensagem ‘Urbi et Orbi’ – à lógica perversa do enfrentamento e da violência, mas a privilegiar o caminho do diálogo e da negociação”, concluiu Bento XVI.
Fonte: CNBB

Diocese de Palmeira dos Índios (AL) inaugura Fazenda da Esperança

No dia 20 de dezembro foi inaugurada a Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Amparo, em Poço das Trincheiras.
“A Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Amparo será manifestação do amor de Deus por meio daqueles que se doam incessantemente na recuperação dos que são outros Cristos na sociedade. Enquanto pastor maior desta diocese, é minha preocupação a vulnerabilidade com que os jovens de nossas cidades adentram no mundo da dependência das drogas e do álcool. As drogas arruínam vidas, sonhos, famílias. A Igreja, como voz profética, não pode calar-se diante de tal afronta à vida e à dignidade da pessoa humana” , disse dom Dulcênio Fontes de Matos durante a celebração de inauguração.

Mensagem de Ano Novo às/aos jovens por Dom Anuar


Estou enviando a todos vocês, jovens, um pequeno texto da mensagem do Papa para o dia 01 de Janeiro 2009, dia mundial da paz.

Uno-me a cada um e a cada uma de vocês neste caminho de um ano novo de paz e de justiça. “ A Igreja, que é “sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”, continuará a dar a sua contribuição para que sejam superadas as injustiças e as incompreensões e se chegue a construir um mundo mais pacífico e solidário.

A luta contra a pobreza precisa de homens e mulheres que vivam profundamente a fraternidade e sejam capazes de acompanhar pessoas, famílias e comunidades por percursos de autêntico progresso humano, abandonar a mentalidade que considera os pobres – pessoas e povos – como um fardo e como importunos maçadores, que pretendem consumir tudo o que os outros produziram.

“Os pobres pedem o direito de participar no usufruto dos bens materiais e de fazer render a sua capacidade de trabalho, criando assim um mundo mais justo e mais próspero para todos”. (João Paulo II).

Só a insensatez pode induzir a construir um palácio dourado, tendo, porém, ao seu redor o deserto e o degrado.

Por si só, a globalização não consegue construir a paz; antes, em muitos casos, cria divisões e conflitos.

A mesma põe a descoberto, sobretudo, uma urgência: a de ser orientada para um objetivo de profunda solidariedade que aponte para o bem de cada um e de todos.

“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Lc 9, 13) Fiel a este convite do seu Senhor, a Comunidade Cristã não deixará, pois, de assegurar o seu apoio à família humana inteira nos seus impulsos de solidariedade criativa, mas, sobretudo, a alterar “os estilos de vida, os modelos de produção e de consumo, as estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades” A cada discípulo de Cristo, bem como a toda a pessoa de boa vontade, dirijo, no início de um novo ano, um caloroso convite a alargar o coração às necessidades dos pobres e a fazer tudo o que lhes for concretamente possível para ir sem seu socorro.

De fato, aparece como indiscutivelmente verdadeiro o axioma “combater a pobreza é construir a paz”.

FELIZ 2009, combatendo a pobreza e construindo a paz.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá

Feliz 2009

Para mim foi um ano extremamente difícil em todos os sentidos, e em todas as circunstâncias.
Fiz algumas bobagens, tomei alguns vários caminhos errado, falei coisas que não deveriam ser ditas.
Agi cruelmente diante de algumas situações também, e de muitos dos desafios que estava encarando.
Tive medo, mais percebi que era um medo do vão.
Nesse ano de 2008 que está se acabando, só acendi a luz que estava apagada diante dos meus olhos, e pude ver aquilo que antes o mundo não me mostrava, mais que estava para vir como uma bomba, tudo de uma única vez!
Percebi que algumas das pessoas em que eu mais confiei, as que eu mais amei, eram as que não tinham acendido a luz pra mim.
Estava vendo-as no escuro e a partir do momento em que passei a vê-las com a luz acesa, tomei um choque tremendo, e vi que a vida não era tudo aquilo que eu pensei que fosse.
Ao mesmo tempo vi que pessoas que passavam despercebidas ao meu lado, foram as que realmente me deram as mãos.
Mudei muito o meu jeito de pensar, e de ser.
Não consigo mais carregar comigo o pensamento inocente que me acalentava, agora sou um rebelde que chora com medo de descobrir coisas piores, mais que ainda acredita que existam pessoas boas, mesmo que tais não sejam perfeitas, porque também isso é impossível.
Amor talvez seja algo que não exista, como dizem alguns tolos, mais é o que sempre sonhei pra mim!
Acreditei muito no amor verdadeiro, e achei que as pessoas eram todas boazinhas, porem enganei-me, o amor está onde a gente menos espera.
Eu o encontrei neste ano.
Como estou feliz!
Confesso que este ano me trouxe novas experiências, amadureci bastante, e aprendi muita coisa que não sabia.
Vi o outro lado do mundo, e passei também a ver o lado real da ilusão.
Ganhei novas amizades, (e como ganhei!) que hoje são extremamente importantes pra mim.
Enfim, o ano de 2008, apesar de me trazer algumas coisas ruins, essas me serviram de aprendizagem, já que a vida é uma escola, e não é sempre que tiramos dez.
Mas percebi em tempo que o mundo é belo e o amor estava a sorrir para mim novamente.
Que em 2009 sejamos bonificados de coisas boas, de novas amizades, novas experiências, novas emoções.
Estamos prontos pro que der e vier.
LAZARO QUEIROZ DE FREITAS

Presidência da Câmara Municipal de Maringá

Presidência da Câmara
Será uma vergonha se dentre os novos vereadores pelo menos cinco não se juntarem a Humberto Henrique, Marly e Mário Verri para desbancar o grupo de John. Um nome é certo, o de dr. Manoel. Será que Flávio Vicente, Evandro Junior, Paulo Soni e Sabóia, que é teoricamente de oposição, não terão independência para saírem do ‘cabresto’ dos Barros? Se não houver consenso em torno dos nomes ideais, que seriam Humberto e Marly, que seja um dos outros seis, e não Mário Hossokawa ou John, que nunca se sabe, pode aparecer. De Heine, Wellington Andrade, e Luiz do Postinho não podemos esperar muita coisa, pois é certo que estão presos a Ricardo e Silvio II, mas poderiam fazer uma surpresa. Ou será que vamos ter que ‘engolir’ mais um mandato sobre a direção, ainda que indireta, de John? E Bravin e Zebrão? Vamos rezar, orar, fazer promessas.
Akino Maringá, colunista
Fonte: blog do Rigon

Agrotóxicos podem influenciar na diminuição da natalidade

Estudo publicado recentemente pelos pesquisadores Gerusa Gibson e Sergio Koifman, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou uma tendência preocupante. Em municípios cuja principal atividade econômica é a agricultura, a exposição demasiada e o consumo elevado de agrotóxicos estão fazendo com que haja uma diminuição no número de nascimentos de indivíduos do sexo masculino. Para realizar a pesquisa, foram analisadas 308 cidades paranaenses no período entre 1994 e 2004. O objetivo era avaliar a existência de uma possível associação entre o consumo de agrotóxicos e a verificação da normalidade na taxa de nascimento de meninos. O estudo serviu como tema de dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente da pesquisadora. Mais informações aqui

“A partir do Natal do Menino Jesus, a Esperança não morre nunca mais, porque seremos imortais”. Entrevista especial com Antonio Cechin

“Sejamos todos apoiadores das lutas de São Sepé, dos 1500 mártires e de todos os pobres de hoje: índios, quilombolas, trabalhadores sem terra para plantar, ou sem terra para morar.” É esta a mensagem que Antonio Cechin nos deixa para que possamos refletir nessa data tão emblemática e tão importante para os cristãos. A IHU On-Line conversou, por e-mail, com Irmão Cechin sobre o natal e a figura de Sepé Tiaraju e, principalmente, sobre as lições que esse índio guerreiro guarani nos deixou de herança na luta que empenhou em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Esse lugar foi, durante muito tempo, dominado pelos latifundiários da região e, desde o dia 18 de dezembro de 2008 abriga 270 famílias até então sem terras. “Neste Natal de 2008, uma estrela muito parecida com a de Belém brilha em nosso céu rio-grandense. É lá pelas bandas de São Gabriel. É na ex-‘Estância do Céu’ hoje Terra ‘Conquista do Caiboaté’ que o Menino-Deus nasce junto das mais de trezentas famílias assentadas, particularmente suas crianças”, nos conta Cechin. Na íntegra

Como acabar com as lideranças negativas

A liderança negativa só floresce num solo pobre em lideranças positivas. Na íntegra

Feliz Ano Novo!

Contar sempre com a sua amizade e seu apoio Durante o ano que por hora esta se findando, foi muito bom. Quero neste momento te desejar um feliz ano novoPara que você possa encontrar as realizações que sonhou, Desfrutando de toda felicidade deste mundo. Por isso desejo que em 2009, muita saúde, paz e sucesso.
Para você e toda sua família. Gostaria muito de poder continuar presente em sua lista de amigosPois me sinto feliz em saber que tenho a sua amizade. E para mim seria a total satisfação poder contribuirPara que sua estrela continue brilhando Certamente 2009 será para você, uma nova descoberta. Uma nova luz que trará alegria e muita esperança. Tenho o prazer em te desejar um...
FELIZ ANO NOVO!

Do Amigo Educador e Conselheiro Tutelar Álvaro