09 janeiro, 2009

Organizações da Sociedade Civil de Maringá Organizam Ato Público em favor da PAZ em Gaza.

Precocupados com as atrocidades de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza desde o início do ano, que já vitimou aproximadamente 700 pessoas, destas quase 200 crianças, organizações da sociedade civil de Maringá (Comunidade Árabe, Partidos Políticos, Movimentos Social e Sindical, Associações de Moradores entre outras), estão organizando para o próximo dia 14 de janeiro, quarta-feira, um ATO PÚBLICO EM SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO E PELA PAZ. O ato público será na Câmara Municipal, a partir das 20 horas e, toda a população está convidada.

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - tire suas dúvidas

Dúvidas sobre as mudanças na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa? Então, assista as dicas e análises do presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, no programa Com a Palavra, da Rede Educativa de Televisão, canal 9 (em Curitiba e Região), às 19 horas de segunda-feira, dia 12 de janeiro.
- Você pode inclusive participar do programa, mandando suas perguntas.

Retrospectiva dos Intereclesiais da CEBs

Intereclesial é um encontro que reúne os representantes das Comunidade Eclesiais de Base (CEBs) vindos de todas as partes do Brasil, da América Latina e até do mundo. Os representantes das CEBs encontram-se periodicamente para celebrar e avaliar sua caminhada. Esse fato representa uma oportunidade de envolver e integrar as dioceses do País e representantes de outras igrejas. Além disso, os Intereclesiais cumprem a finalidade de ser memória viva da caminhada da Igreja.
Já foram realizados 11 intereclesiais, tive a oportunidade de participar do 10º Intereclesial que foi em Ilhéus (BA), de 11 a 15 de julho de 2000, com o tema: CEBs, Povo de Deus, 2000 anos de caminhada fui representando os adolescentes e jovens da Arquidiocese de Maringá e no 11º Intereclesial realizado em Ipatinga (MG), de 19 a 23 de julho de 2005, com o tema: CEBs, Espiritualidade Libertadora Seguir Jesus no Compromisso com os Excluídos fui como coordenadora das CEBs na Província e na Arquidiocese de Maringá e com a graça de Deus vou paricipar do 12º Intereclesial que será em Porto Velho (RO), de 21 a 25 de julho com o tema: CEBs Ecologia e Missão.
Veja a retrospectiva dos intereclesiais já ralizados Aqui

No Evangelho indicado para hoje, Lc 5, 12-16 um bom exemplo a seguir

Para Jesus a vida esta acima de tudo, até da “lei”. Podemos constatar no Evangelho de Lucas que Jesus muitas vezes desrespeitava as observâncias religiosas do judaísmo como, por exemplo, ao perdoar os pecados de um paralítico, o que era considerado uma blasfêmia, come com publicanos e pecadores, não observa os frequentes jejuns, seus discípulos colhem espigas, para se alimentar, em um sábado, e ainda, infringindo o sábado, em uma sinagoga Jesus cura um homem com a mão seca.
No evangelho de hoje Jesus toca um leproso, infringindo a lei. Naquele tempo quem sofria de lepra era obrigado a se afastar das pessoas, deveria ficar longe das cidades e aldeias, eram marginalizados, afastado do convívio social.
Ao tocar o leproso Jesus revela sua face que vai ate o povo marginalizado, excluído da sociedade, da vida e de fazer parte da história, porque o leproso era obrigado a se por numa total solidão, afastado de tudo e de todos.
Como Jesus se aproximou do leproso Ele nos convida hoje a nos aproximarmos dos velhos, dos abandonados, dos doentes, das prostitutas, dos bebados, dos marginais, dos homossexuais, dos envolvidos com drogas, em fim, de todas as pessoas que estão à margem da sociedade, numa exclusão total e tanto precisa de um toque de ternura, de carinho, de amor, um toque amigo como foi o toque de Jesus naquele leproso. Toque esse que nós tambem tanto precisamos.
Ao refletirmos essa passagem do evangelho de Lucas não podemos deixar passar despercebida a fé do leproso, que acreditou no Poder de Jesus.

Além da Linha Verde

Cidade de Curitiba
E o que é a Linha Verde? O mais atual exemplo do planejamento excludente de Curitiba é um projeto faraônico de propaganda, que se arrasta desde a gestão de Cassio Taniguchi e que consegue concentrar o que há 40 anos tem sido feito para tornar Curitiba uma cidade-modelo em exclusão, num impressionante citymarketing. Leia aqui

Um dedo diferente a cada dia!

Neste fim de ano estávamos em família, e minha mãe de setenta e quatro anos, é sempre o centro das atenções. Uma paraibana, retirante nordestina, que enfrentou a fome e as vicissitudes das caatingas do sertão cearense. Mas numa conversa com ela me confidenciou algo que não poderia imaginar: me contou que chupou dedo até a idade adulta, e acrescentou que quando eu era bebê ela me dava de mamar enquanto chupava o dedo.
Eu então aproveitei e perguntei a ela como conseguiu deixar o vicio, e quando ela me contou que tinha que passar iodo na unha para conseguir ficar sem colocá-lo na boca, eu então comentei: "O importante não é ter o vício, né mãe, o importante é se livrar dele a tempo!". E contei a ela uma história que ouvi de um professor quando eu ainda frequentava as aulas de Cromoterapia, curso que me despertou para fazer parte da primeira turma de BioPsicologia do Brasil.
Um paciente de trinta e dois anos marcou consulta com um terapeuta para que ele pudesse ajudá-lo com o seu problema. No dia marcado o paciente falou:- Preciso de ajuda, não consigo parar de chupar o dedo.
O terapeuta, com a tranqüilidade de quem sabe respondeu:- Não ligue para isto, apenas chupe um dedo diferente a cada dia da semana.
A partir deste momento, o paciente, toda vez que levava a mão a boca, era instintivamente obrigado a escolher o dedo que devia ser objeto de sua atenção naquele dia. Antes que a semana terminasse ele já estava curado.
Com esta historinha aprendemos que quando temos um hábito, torna-se difícil lidar com ele porque é uma rotina, um automatismo, mas quando ele passa a nos exigir atitudes novas, decisões, escolhas, então temos consciência de que não vale tanto esforço para mantê-lo.
Luiz Antonio Silva, palestrante terapeuta, diretor da PHAROl-RH.

Lula sancionou lei para interrogatórios de presos por videoconferência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona lei que permite a realização de interrogatórios de presos por videoconferência.
De acordo com o projeto aprovado pelo Congresso Nacional, cabe ao juiz avaliar o uso da videoconferência, como em casos de risco de segurança ou quando o réu estiver doente.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo estima que, com a videoconferência, economizará cerca de R$ 6 milhões por ano para os cofres do governo estadual, o que poderá significar mais 700 homens no policiamento das ruas.
Lula sancionou também projeto que cria o regime de tributação única para importação, por via terrestre, de mercadorias do Paraguai, o chamado Projeto dos Sacoleiros. Também foram sancionados o projetos que cria a Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco) e o que institui o Dia Nacional da Leitura, na data de 12 de outubro.