12 janeiro, 2009

População é uma riqueza e não um fator de pobreza

"Esta afirmação remete, pois, ao desafio de compreender o processo de combate à pobreza como um processo que precisa ser iluminado pela lógica de valores morais." Leia aqui

Nota - Dom Anuar

O Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, esteve neste domingo (11) em Palmeira das Missões (RS) na 7ª edição da Festa da Família Battisti. Dom Anuar Celebrou missa pela manhã e participou das festividades no período da tarde. Até agora, ele participou de todas as edições da festa, que reúne familiares de todo o país. O arcebispo viaja hoje para Tupãssi (PR), onde reside seu pai, e depois retorna a Maringá.

Projeto acaba com desconto de vale-transporte no salário

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4196/08, do deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), que acaba com o desconto no salário do trabalhador em razão do recebimento do vale-transporte. De acordo com o projeto, o benefício passa a ser integralmente custeado pelo empregador e deve ser suficiente para cobrir o custo de todos os deslocamentos do trabalhador no trajeto entre a sua residência e o local de trabalho.
Pela legislação vigente, o trabalhador arca com uma parcela do custo do vale-transporte, equivalente ao valor que exceder a 6% do seu salário básico. Silvinho Peccioli observa que, à medida que o custo de deslocamento diminui ou o salário aumenta, ou ambas as situações ocorrem em conjunto, menos representativo vai se tornando o benefício, até ser completamente anulado e integrar-se no percentual de 6%. "A eliminação da participação do empregado na despesa com os vales é uma forma de valorização do trabalhador e significará um aumento indireto na sua renda", argumenta.
Peccioli acrescenta que, além disso, o projeto terá o efeito positivo de estimular o trabalhador a usar o transporte coletivo, em vez de veículo próprio.
Tramitação Sujeito a análise em caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara

Contribuintes reclamam da nota fiscal eletrônica

Empresários do ramo de frigoríficos reclamam que a emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e), que deveria ser feita pela internet, estaria resultando em prejuízos para o setor. De acordo com alguns empreendedores, o serviço online disponível no site da Receita Estadual estaria "travando", impedindo a emissão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe). Mais informações

Começa o 9º Encontro Nacional da PJ


Cerca de 700 jovens, de todos os estados do Brasil, estão em Natal (RN), participando do 9º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. O evento foi aberto ontem, à noite, com missa, no ginásio de esportes do Colégio Marista de Natal. A missa foi presidida pelo presidente do Regional Nordeste 2, da CNBB, Dom Antônio Muniz, que também é Arcebispo de Maceió (AL). Além de Dom Muniz, o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, outros cinco bispos e diversos padres, de Natal e de outras dioceses, participaram da celebração.
O Encontro segue até sábado, dia 17, com vasta programação, constando de palestras, mesa redonda, celebrações eucarísticas, atividades culturais e missão, nas paróquias.

Petição pede suspensão da Lei do Aborto em Portugal

Uma petição a favor da suspensão da Lei do Aborto vai dar entrada no Parlamento português, na próxima quarta-feira. Segundo informa Agência Ecclesia, esta petição coletiva foi promovida por movimentos pró-vida que reuniram, em poucos meses, cerca de 4500 assinaturas e será entregue ao presidente da Assembleia da República e à presidente da Comissão Parlamentar de Saúde. A entrega contará com a presença de cidadãos de todo o país.
O texto da petição destaca que a lei do aborto "não eliminou o problema dos abortos clandestinos, como se propunha". Diz ainda que essa lei "contribui para o agravamento da taxa de natalidade e o envelhecimento da sociedade portuguesa, cada vez mais dependente dos fluxos migratórios para esconder a sua forte tendência recessiva".