13 janeiro, 2009

Ato solidário ao povo palestino

Será amanhã (14), a partir das 20h, na Câmara Municipal
Diversos segmentos da sociedade civil de Maringá (Comunidade Árabe, Partidos Políticos, Movimentos Social e Sindical, Associações de Moradores entre outras), convidam a população em geral para participar do ato público em solidariedade ao povo palestino e pela paz.
É um grito de amor pela PAZ. O ataque de Israel aos palestinos em Gaza tem vitimado milhares de pessoas, dentre elas mulheres e crianças. O mundo se estarrece com as atrocidades cometidas por Israel ao povo palestino.
Diversas autoridades mundiais, inclusive a ONU, têm apelado para o fim dos bombardeios, mas Israel não cede e diariamente lançam bombas e outros arsenais de guerra contra o povo em Gaza.
Não há local seguro, não há comida, não há água, não há respeito aos direitos humanos, não há mais dignidade... PAREM COM ESSA MATANÇA DE CRIANÇAS E INOCENTES!!!
Marino Elígio Gonçalves.

ENPJ- Jovens debatem realidade teológica


“Realidade juvenil e realidade teológica”. Este é o assunto a ser debatido pelos jovens que participam do 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, aberto no domingo, 11, em Natal. Assessoram o tema desta quarta-feira, 14, o pastor Luiz dos Santos, do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) da Bahia; o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, e o ex-assessor nacional da Pastoral da Juventude, padre Hilário Dick.
Os 400 jovens, que vieram de todo o Brasil para o encontro na capital do Rio Grande do Norte, terão uma quarta-feira cheia. Após o despertar às 6h e do café às 6:30h, eles participam da missa, no Colégio Marista, onde acontece o evento. A missa será presidida por dom Eduardo Pinheiro. Em seguida, o pastor Luiz fará uma conferência abordando o tema “Onde o jovem se encontra na Bíblia”. Após sua exposição, o microfone será aberto para a reação dos jovens.
À tarde, dom Eduardo e padre Hilário falam, respectivamente, sobre “Os jovens nos documentos da Igreja” e “O divino no jovem”. Também eles serão sabatinados pelos jovens após sua apresentação. Os trabalhos do quarto dia do ENPJ terminam com o lançamento, às 20h, do livro “Pastoral da Juventude – Orientações para a caminhada – Um corpo em construção”, de autoria da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude e da Coordenação Nacional de Assessores da PJ.
Para ver fotos do evento, acesse:
fonte: CNBB

Javé, Deus dos oprimidos

Javé, Deus que ouve o clamor dos oprimidos, antes de ser Deus de Israel, já era Deus dos Palestinos. Artigo de Sandro Galazzi

Campanha da Fraternidade 2009

Com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, a Campanha da Fraternidade 2009 (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá sua abertura, no dia 25 de fevereiro, na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior de São Paulo. Esta é a segunda vez que a abertura da CF não é feita em Brasília. Em 2007, a Campanha abordou o tema “Amazônia” e teve sua abertura em Belém (PA).
Segundo o secretário- executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella, a abertura da CF será durante a missa da Quarta-feira de Cinzas, 25 de fevereiro, às 9h, na Basílica de Aparecida, seguida de uma entrevista coletiva. De acordo com padre Vanzella, o principal motivo para a realização do evento em Aparecida, e não na sede da CNBB como de costume, é mostrar o vínculo entre a Campanha da Fraternidade e o Tempo Quaresmal, “de modo que a mesma celebração que abre o Tempo Quaresmal dá início também à Campanha da Fraternidade”. “Aparecida foi escolhida por ser o Santuário Nacional, já que a Campanha da Fraternidade também é nacional”, resume o secretário. A missa será presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e a homilia será proferida pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
Com a esta Campanha, conforme o texto base publicado pela CNBB, a Igreja do Brasil quer “suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos”.
De acordo com padre Vanzella, a Campanha da Fraternidade deste ano “mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que este processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus”.
“A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao “outro” e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os “diferentes”, e tendo como foco os bens materiais”, conclui.
Fonte: CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

“Rostos da Juventude” foi o tema do 2º dia do ENPJ

Jovens de todo o Brasil celebram e festejam a alegria e a diversidade cultural no 2º dia do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude
O segundo dia do encontro teve como tema “Rostos da juventude”, através do qual foi debatido os diferentes rostos, perfis da juventude brasileira numa tentativa de identificar como estar a realidade dos jovens. Nesse contexto, os participantes iniciaram o dia celebrando a vida na missa. Em seguida, foram para o ginásio onde aconteceu a primeira plenária coordenada por Elis (Regional Nordeste 2) e Johnson (Regional Nordeste 5) que fizeram a retomada do dia e iniciaram as explanações sobre a temática. As atividades que constituíram a temática foram: a elaboração dos painéis com os rostos dos jovens junto aos painéis dos regionais; apresentação de coreografia da musica “O mesmo rosto”; explanação sobre a realidade da juventude nos três âmbitos: ser Jovem-pessoa, na Igreja e na Sociedade, com o objetivo de motivar e fundamentar o debate nas rodas de conversa. O resultado das rodas de conversa foi apresentado nas mini-plenárias que tiveram como facilitadores a coordenação nacional que orientou as discussões. Após isso, os jovens foram para a plenária geral onde foram apresentadas as sínteses das mini-plenárias. A programação da noite cultural do 2º dia de encontro nacional foi repleta de alegria e humor com a entrega do prêmio “caneco de ouro” aos jovens artistas. Logo após, aconteceu o lançamento dos subsídios “Acompanhamento da coleção educação da fé” elaborada pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, através do CCJ (Centro de Capacitação da Juventude) e da CAJU (Casa da Juventude). A noite cultural foi abrilhantada com muita alegria e festejos ao som do “Grupo Mineirinhos” que tocou e fez a juventude dançar quadrilha improvisada e muito forró pé de serra, com comidas típicas das diversas regiões do país.
Equipe de Comunicação – 9º ENPJ

Festa e ocupações devem marcar 25º aniversário do MST

O MST está organizado em 24 estados. Segundo seus líderes, agrega 130 mil famílias acampadas e 370 mil assentadas. No total seriam 500 mil famílias, cerca de 2 milhões de pessoas.
Segundo João Pedro Stedile o “MST é fruto da história da concentração fundiária que marca o Brasil desde 1500”.
A festa dos 25 anos sera marcada por ocupações e está prevista uma grande festa, no final deste mês, no Rio Grande do Sul.
Veja o artigo de João Pedro Stédile, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Terra - MST, publicado na revista Caros Amigos, janeiro de 2009.

Intervenção da Santa Sé na ONU sobre conflito de Gaza

Segue a intervenção de Dom Silvano Tomasi, Observador Permanente ante a ONU, na sexta-feira passada, 9 de janeiro, na Sessão Especial do Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre a situação dos Territórios Palestinos Ocupados e da Faixa de Gaza. Veja aqui

53 mil novas empresas em 2008 no Paraná

Os dados de 2008 colocam o Paraná como terceiro Estado do país na criação de empresas. O Estado fica atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que possuem População Economicamente Ativa (PEA) bem superior à do Paraná. Só em Maringá foram criadas 3.343 novas empresas. Saiba mais