15 janeiro, 2009

ENPJ: Jovens debatem “Projeto de Vida”

“O ‘Projeto de Vida’ é uma forma de planejar os passos que a pessoa dá a partir de sua história, de sua vida, de seu valor, tendo Cristo como referência”. Assim a assessora da Pastoral da Juventude (PJ), Raquel Pulita, 32, define Projeto de Vida, tema debatido nesta quinta-feira (15) no 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que acontece em Natal (RN), há cinco dias. “O Projeto vem para qualificar o ser e procura responder à pergunta: como vou agir a partir de agora?”, complementa Pulita, que é formada em Relações Públicas e faz parte da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude.
O encontro, iniciado no domingo (11) reúne 415 jovens, além de 30 membros da coordenação nacional da PJ e da coordenação geral do encontro e nas equipes de serviço 230 pessoas, em sua grande maioria, jovens.

QUEM É O MAIOR?

Por: Dom Anuar Battisti
No mundo em que vivemos existe, em todos os setores da vida, uma luta em buscar ser maior, mais importante. O filho mais velho quer atrair as mais atenções do que os filhos mais novos e vice-versa. Assim, nas empresas onde existe cargos e salários, a tendência natural é buscar ser maior. Então o desafio, hoje, está na pergunta: como encontrar lugar nesta sociedade competitiva? Como ser feliz naquilo que somos capazes de fazer? Como ser gente realizada sem perder a cabeça e entrar por becos sem saídas? Certamente os critérios para julgar e decidir não vem apenas da capacidade de produção. Não é aquilo que fazemos que nos realiza, e sim, o como e o porque fazemos. Na íntegra

Capim

No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
-Quantos rins nós temos?
-Quatro! Responde o aluno.
-Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.
-Tragam um feixe de capim, pois temos um asno na sala. Ordena o professor a seu auxiliar.
-E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre. O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala.
O aluno era Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), o 'Barão de Itararé'. Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
-O senhor me perguntou quantos rins 'NÓS TEMOS'. 'NÓS' temos quatro: dois meus e dois seus. 'NÓS' é uma expressão usada para o plural.
Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.
A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento!
Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros...
E haja capim!!!

4ª ampliada nacional das CEBs acontece na próxima semana

Nos dias 21 e 22 acontecerá o último encontro com os assessores de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em preparação ao 12º Intereclesial, cujo tema é “Ecologia e Missão” e acontece em Porto Velho (RO) no mês de julho. O assessor nacional das CEBs, padre Benedito Ferraro, coordenará a reunião, que deve reunir 50 assessores, aproximadamente.
A 4ª Ampliada Nacional de CEBs também acontecerá em Porto Velho, entre os dias 23 e 25, com a presença dos representantes das CEBs de todos os regionais da CNBB. O objetivo da reunião é preparar a estrutura interna, dinâmicas, questões práticas e metodológicas do Intereclesial.

Ordenação e posse do novo Bispo de Campo Mourão será no dia 27 de fevereiro

A ordenação e posse do novo Bispo será no próximo dia 27 de fevereiro, às 19 horas, na Catedral São José, de Campo Mourão. Dom Mauro Aparecido, Arcebispo de Cascavel será o ordenante principal, auxiliado pelos Arcebispos Dom Anuar Battisti, de Maringá e Dom Pedro Fedalto, Arcebispo emérito de Curitiba. Todos os Arcebispos e Bispos do Paraná são convidados para a celebração.

O mundo não pode esvaziar de amor de paz

Todo sonho alimenta a historia, ninguem deveria perder o direito de sonhar, de gritar pelo pão, pela paz, por justiça no sonho de ver um mundo melhor.
O mundo esta se esvaziando de amor de paz. Tantas guerras; injustiças e a ganância de, ter de ter; famílias que iniciam sem nenhuma estrutura, sem nenhum planejamento, sem amor; rostos angustiados, sem comida e trabalho mendigando o que é seu de direito.
Quem deve ajudar, explora; quem governa, aproveita; quem deve reclamar, omite; quem deve defender, cala; quem deve enfrentar, esconde; quem deve repartir; exclui; quem deve empregar, explora.
O mundo não pode esvaziar de amor de paz, precisamos voltar sonhar, acreditar, sermos profetas para que haja paz para este mundo sofrido. O Deus da nossa fé é o Deus da vida, da paz, do amor.
Precisamos acreditar na força do povo unido e organizado, capaz de acreditar que irá chegar um novo dia, uma nova terra, um novo lar, onde haja amor e paz.
O mundo não pode esvaziar de amor de paz.
Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

Compromisso assumido no Ato Público pela Paz em Gaza - cidade de Maringá

Aconteceu quarta-feira (14) Ato Público pela Paz em Gaza na cidade de Maringá, veja como foi e o que foi assumido Aqui

ENPJ: Dom Eduardo destaca presença dos jovens nos documentos da Igreja

Segundo dom Eduardo, os documentos da Igreja reconhecem que os jovens são “cheios de dons” e que “eles fazem a diferença na Igreja e na sociedade”, além de serem “amigos de Deus”. Na íntegra

ENPJ: Jovem na Bíblia é tema refletido pela juventude


O pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), Luiz Pereira dos Santos, abriu as reflexões de quarta-feira (14) no 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), realizado desde domingo, em Natal (RN). Atentos, os participantes ouviram o pastor falar sobre o jovem na bíblia, dentro da temática do encontro “Ide e construí a civilização do amor”.
“Falar do jovem na bíblia é falar do chamado de Deus, que acredita no ser humano em todas as etapas de sua existência”, disse o pastor. Como exemplo de jovens chamados por Deus, Pereira dos Santos citou Oseias e Gomer, Jó e Maria. “Optei por esses três personagens porque todos eles, exceto Maria, são pouco citados quando se fala de vocação”, justificou. Outra motivação, segundo o pastor, é “a própria história que o casal Oseias e Gomer desenvolveu para dar uma resposta profética que mudou radicalmente a vida deles e do povo”.
Uma preocupação apresentada por Pereira dos Santos é o risco da leitura fundamentalista da bíblia pelos jovens. “Há um grande perigo de uma interpretação da bíblia que não seja a melhor, especialmente pelos jovens que não estão inseridos na comunidade. A bíblia é luz que vai se acendendo. Quando o jovem percebe isso, ela vai se tornado libertação”, acrescentou.
O pastor falou também de sua experiência de se apresentar para mais de 400 jovens da Igreja católica. “Um encontro como esse é um grande referencial para a juventude se motivar e motivar suas comunidades. A Pastoral da Juventude trabalha muito a conscientização e a libertação, por isso, é um privilégio estar no meio desses jovens. Além disso, é uma grande oportunidade de trocar experiências”, concluiu.