23 janeiro, 2009

Atreva-se


Divulgada a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta sexta-feira, 24, a mensagem do papa Bento XVI para o 43º Dia Mundial das Comunicações cujo tema é “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”.
O Dia das Comunicações será celebrado no dia 24 de maio, festa da Ascensão do Senhor, no calendário litúrgico católico. “Na mensagem deste ano, o meu pensamento dirige-se de modo particular a quem faz parte da chamada geração digital”, esclarece o papa.
“As novas tecnologias abriram a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões. A nova arena digital, o chamado cyberspace, permite encontrar-se e conhecer os valores e as tradições alheias. Contudo, tais encontros, para ser fecundos, requerem formas honestas e correta de expressão juntamente com uma escuta atenciosa e respeitadora”, diz um trecho da mensagem.

Receitas para viver melhor

'A única maneira de conservar a saúde é comer o que não quer, beber o que não gosta e fazer o que preferiria não fazer. Em muitos casos, a frase de Mark Twain soa verdadeira. No entanto, as universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 21 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual: Leia aqui

Farmácias poderão perder vagas exclusivas

Em Maringá é costume os estabelecimentos comerciais destinados a compra de medicamentos, farmácias, utilizarem parte do estacionamento público, via, como vagas exclusivas.
Contudo, essa regra, lei, não é mais válida, pois as farmácias perderam o caráter emergencial, já que estão proibidas de realizarem curativos.
O problema é que este tipo de “apropriação” acaba confundindo o condutor, pois o mesmo acredita que aquela vaga pintada de amarela é somente para indivíduos que comprarão na farmácia. A vaga pode ser utilizada por qualquer motorista, independente do local que esteja se direcionando.
Esse assunto tem sido discutido há algum tempo pela Secretaria de Transportes (Setran) e Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) e uma das soluções seria de que cada dono de farmácia disponibilizasse estacionamento próprio para seus clientes.
Ao que tudo indica, estas vagas poderão ser reaproveitadas, pois existe uma determinação federal de que cada cidade deverá ter um número de vagas de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais.“Uma lei federal exige certa quantidade de vaga para idosos e portadores de necessidades especiais. Maringá já conta com poucas vagas em relação ao número da frota, então estamos estudando as melhores alternativas para cumprir o que determina a nova legislação e dentre as propostas está o reaproveitamento das vagas utilizadas pelas farmácias”, disse Walter Guerlles, secretário de Transportes.
Fonte: Jornal do Povo

Papa inaugura seu próprio canal no YouTube

O papa Bento 16 se tornou nesta sexta-feira uma das pessoas mais velhas a ter um canal próprio no YouTube. Ele aconselhou os jovens a usarem a nova mídia de forma sensata e tentar evitar a obsessão online que pode isolá-los da vida real.
O canal do Vaticano (http://youtube.com/vaticanit) terá vídeos curtos sobre as atividades do papa de 81 anos, além de eventos e cultos no Vaticano, com áudio e texto, inicialmente, em inglês, espanhol, alemão e italiano.
Os vídeos noticiosos diários terão cerca de dois minutos de duração. Eles serão produzidos pelo centro televisivo do Vaticano, por jornalistas e diretores de web da Rádio Vaticano.
O canal não terá anúncios e fornecerá links para vários websites e vídeos católicos, incluindo vídeos de igrejas do mundo todo, e do próprio Vaticano.

Um bom exemplo

“A minha política é a do amor ao próximo”
“ O meu partido é a pobreza”
(Irmã Dulce)

Em Maringá vereadores são convocados para mais 3 sessões extraordinária

Na semana que vem na cidade de Maringá, será realizada na Câmara de Vereadores, três sessões extraordinárias, dias 26, 27 e 28, às 16 horas.
O que será que vai vir dessa vez..., no inicio do mês aconteceu tambem três sessões extraordinárias que resultou em 105 novos cargos de confiança. Um verdadeiro abuso de poder.

Filme sobre vida de Lula, com estreia prevista para 2010, começa a ser rodado

Nunca na história deste país a vida de um retirante nordestino eleito duas vezes presidente da República havia sido retratada em filme. Isso começou a mudar esta semana, no Agreste de Pernambuco, com o início das filmagens de "Lula, o Filho do Brasil", longa de Fábio Barreto com estreia comercial prevista para janeiro de 2010, ano de sucessão presidencial.
Classificado pelo diretor como "um drama épico sobre uma certa família Silva", o filme, orçado em R$ 12 milhões, retrata a vida do presidente e de seus familiares, do nascimento de Lula, em 1945, até a morte da mãe, Eurídice Ferreira de Melo, a dona Lindu, em 1980.
Baseado no livro homônimo da historiadora Denise Paraná, publicado em 1996, "Lula, o Filho do Brasil" tem como protagonista o pouco conhecido ator de teatro Rui Ricardo Diaz.
O filme vai mostrar ainda a trajetória operária de Lula e também seus dois casamentos, com Lurdes e Marisa Letícia. Para o papel da primeira mulher foi escolhida a filha de Glória, Cléo Pires. Já a atual primeira-dama do país será interpretada pela atriz Juliana Baroni, ex-paquita Catuxa Jujuba. Leia mais

Aposentadoria e salário-maternidade serão concedidos em 30 minutos

As aposentadorias por tempo de contribuição e os salários-maternidade serão concedidos em 30 minutos a partir do dia 27 de janeiro. Desde o início de janeiro, a medida já vale para as aposentadorias por idade.
Inicialmente, a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição e do salário-maternidade em 30 minutos estava prevista para março, mas foi antecipada, segundo o ministro da Previdência, José Pimentel, por causa da integração do sistema previdenciário.
Segundo ele, o cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõe de dados atualizados de 20 milhões de contribuintes com carteira assinada.
“O cadastro está totalmente certificado. Ele é constituído de 1976 para cá. A metade dos 40 milhões de contribuintes com carteira assinada que tem no nosso sistema está com seus dados totalmente integralizados e os demais têm alguns vazios, fruto da mudança de emprego em face à alta rotatividade do mercado de trabalho”, explicou Pimentel.
Para requisitar a aposentadoria, o trabalhador deve agendar o atendimento em um posto do INSS ou por meio do telefone 135. O atendimento também pode ser solicitado pela internet, no site www.previdencia.gov.br.

Fórum debate hoje “Espiritualidade e ética na agenda da sustentabilidade”


O III Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL) que teve sua abertura quarta-feria (21) em Belém, inicia suas atividades, na manhã desta sexta-feira, 23, com a conferência “Espiritualidade e ética na agenda da sustentabilidade” a ser proferida por Emile Townes, dos Estados Unidos, e Steve DeGruchy, da África do Sul. Antes da conferência, os participantes acompanham o “Ritual da Terra”, um momento orante e celebrativo.
O FMTL nasceu em 2005 na esteira do Fórum Mundial Social, e foi realizado pela primeira vez em Porto Alegre. Sua terceira edição, aberta no dia 21, em Belém, traz como tema “Água, Terra e Teologia para outro mundo possível”. Com uma metodologia muito simples, o Fórum é constituído basicamente de uma conferência pela manhã e oficinas à tarde, além de outras atividades.
Além das oficinas, o Fórum oferece também o chamado “Café Teológico”. No de ontem, a discussão girou em torno da questão indígena. Várias lideranças indígenas expuseram a experiência religiosa de seus povos. Indígenas da Raposa Serra do Sol falaram de sua luta pela demarcação de suas terras em Roraima.
“A Terra Raposa Serra do Sol tem um milhão e 700 mil hectares e nela moram seis povos indígenas”, explicou o líder da Raposa Serra do Sol. Segundo informou, aí os indígenas criam 86 mil cabeças de gado. Ele denunciou a construção de hidrelétricas na região e o uso de agrotóxicos por fazendeiros. “Sofremos com a plantação de arroz de seis rizicultores que brigam pela terra. Os aviões jogam agrotóxicos no arroz e na soja, que caem também nas comunidades e nos rios, contaminando os indígenas. O Ibama não faz nada porque o dinheiro tem mais poder”, disse.
Nesta sexta-feira, à tarde, os participantes do Fórum farão uma visita programada para conhecer experiências de trabalhos em defesa da ecologia, encerrando as atividades com uma mesa redonda que discutirá “Direitos humanos e teologia”.

UEM coloca 2,2 mil novos profissionais em Maringá

A Universidade Estadua de Maringá (UEM) coloca mais de 2,2 mil novos profissionais das mais diversas áreas no mercado de trabalho em Maringá nesta semana. De amanhã a sábado (22 a 24), serão realizadas as solenidades de colação de grau, que, neste ano, trazem algumas novidades: é a primeira vez que as cerimônias em Maringá serão realizadas em três dias consecutivos e que o paraninfo geral será diferente para cada dia. A comissão organizadora alerta também para a mudança do local. Em decorrência das reformas no Ginásio de Esportes Chico Neto, previstas até abril de 2009, as colações de grau serão na arena coberta o Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro a partir das 18 horas. Leia mais
Os câmpus regionais da UEM em Goioerê e em Umuarama colocaram, no mercado de trabalho, 666 novos profissionais na última sexta-feira e sábado. Apenas em Goioerê se formaram 275 alunos de Engenharia Têxtil, de Licenciatura Plena em Ciências e do Normal Superior na modalidade a distância. Os formandos receberam seus certificados durante a solenidade de colação de grau na sexta-feira à noite (16), tendo como paraninfa geral a professora Regina Maria Zanatta. Leia mais

Liberdade de expressão e mídia alternativa: dois anos depois

A história da imprensa no Brasil é marcada pela estreita vinculação entre os interesses do estado e da mídia privada, controlada pelas oligarquias políticas regionais e pelos grandes grupos nacionais. Por que não se aplica à comunicação social os mesmos critérios que já vem sendo adotados pelo estado brasileiro em relação a outros setores onde se busca a correção de desequilíbrios históricos? A análise é de Venício A. de Lima. Leia aqui