26 janeiro, 2009

Missa do 30º dia de falecimento de Gilberto Nassif

Curitiba, 26 de Janeiro de 2009
O CRCPR convida parentes e amigos do conselheiro GILBERTO NASSIF para a missa de trigésimo dia do seu falecimento.
Local: IGREJA DO CRISTO REI
Data: 29/01/2009 ( quinta-feira)
Horário: 19:00 horas

Maringá Liquida começa no final de março

Uma das maiores liquidações da cidade de Maringá está prevista para os dias 20, 21 e 22 de março. Ainda não foram divulgados os descontos que serão oferecidos aos clientes, mas a Associação Comercial e Empresarial e o Sindicato do Comércio Varejista garantem que os preços vão estar acessíveis.
Uma intensa divulgação publicitária da 13.ª edição do “Maringá Liquida” vai ser realizada em toda região para atrair os consumidores. Atividades recreativas vão ser realizadas nas praças Raposo Tavares e Napoleão Moreira da Silva, no Centro.

Projovem Urbano oferece 10,9 mil vagas no Paraná

O Projovem Urbano está com matrículas abertas até o mês de março em todo o Brasil. São mais de 250 mil vagas oferecidas em 22 estados e 82 municípios. Com duração de 18 meses, o Programa é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. No estado do Paraná estão sendo oferecidas 10,9 mil vagas em 21 cidades. Para se matricular, basta que o jovem apresente a carteira de identidade ou a certidão de nascimento.
O Projovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e sua execução fica a cargo do governo estadual ou da prefeitura municipal. Nas cidades com até 200 mil habitantes a parceria do governo federal é feita diretamente com as prefeituras. Já naquelas com população inferior a 200 mil habitantes, essa parceria é realizada com o governo do estado.
Esta é a segunda etapa nacional de matrículas do Programa, que de julho a agosto de 2008 matriculou mais de 86 mil jovens em 24 municípios brasileiros mais o estado de Goiás. O Projovem Urbano combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00 que será pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas.
O Programa é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado, que foi lançado em 2007 com a unificação dos programas Agentes Jovem, Saberes da Terra, ProJovem,Consórcio da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fabrica.
Para saber mais sobre as vagas para o Projovem Urbano, a exemplo dos locais de matrícula, ligue no 0800 722 7777, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, além de sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

Marcha abre o 9º Fórum Social Mundial em Belém

As ruas da capital paraense serão tomadas amanhã, a partir das 14h, pela multidão que veio de todas as partes do mundo para participar da 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) até o próximo domingo, dia 1º. Segundo a organização deste mega evento, mais de 100 mil pessoas inscritas e 5.680 organizações participarão do Fórum.
O ponto de partida da Marcha será na praça Pedro Teixeira (Escadinha), ao lado da Estação das Docas. Representando a vinda do FSM da África para a Amazônia, indígenas serão presenteados pelos africanos e afrodescentes que, juntos, compartilharão uma Ceia Sagrada. “A celebração representa as boas-vindas dos Amazônidas aos africanos e a passagem do espírito do último FSM centralizado em Nairobi, no Quênia, para a cidade de Belém, representando toda a Pan-Amazônia”, explica a assessoria de comunicação do Fórum.
Os indígenas darão início à marcha que passará pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Almirante Barroso até a Praça do Operário, no bairro de São Brás, onde uma programação cultural será promovida por dezenas de etnias indígenas.
Na pauta das principais discussões está a crise econômica mundial, as mudanças climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento. De acordo com a organização do FSM, serão 2.400 atividades entre plenárias, conferências, palestras, oficinas, eventos esportivos e culturais propostas por organizações de todo mundo para mostrar que um outro mundo é possível.
São militantes de movimentos sociais, povos tradicionais, ONGs, sindicatos e grupos religiosos de mais de 150 países de todos os continentes. Destaque para o Acampamento Internacional da Juventude que fica na UFRA.
Fonte: CNBB

Correios lançam selo centenário de dom Helder Câmara


No próximo dia 7 de fevereiro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançará o selo comemorativo do centenário de nascimento de dom Helder Câmara. A desenhista do estampilho é Silvania Branco, que ganhou o concurso ao criar a imagem do bispo com a silhueta da Igreja das Fronteiras ao fundo.

A Igreja das Fronteiras, do Recife (PE), foi onde dom Helder viveu e morreu, e ainda há, para completar o selo, as figuras em silhuetas dos pobres que constantemente estavam por ali, esperando a palavra e a ajuda do “bispo da Justiça”.

O lançamento oficial está marcado para as 15h do dia 07 de fevereiro, no terraço anexo à Igreja das Fronteiras, em Recife. A cerimônia de lançamento e a circulação do selo também acontecerão no mesmo dia.

CNAS renova certificados

O Conselho Nacional de Assistência Social publicou hoje no Diário Oficial da União os deferimentos dos pedidos de renovação de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social de milhares de entidades. Leia aqui

Prazo para aderir ao Simples vai até 6ª-feira e procura é recorde

O prazo para os micro e pequenos empresários aderirem ao Simples Nacional termina sexta-feira, dia 30. Até a última quarta-feira, mais de 232 mil empresas haviam se cadastrado. Desse total, mais de 150 mil solicitações estão pendentes por débitos ou por problemas de cadastro na Receita Federal, em estados e municípios; 68,9 mil foram deferidas de imediato e 12,9 mil são de empresas novas. A expectativa geral de adesões, prevista inicialmente em 200 mil empresas, deve alcançar mais 330 mil, de acordo com o secretário-executivo do Simples Nacional, Silas Santiago. Leia mais

Vice-presidente do PT- PE é assassinado na Paraíba

O advogado Manoel Mattos, segundo vice-presidente do PT de Pernambuco, foi assassinado na noite do último sábado (24) por dois homens encapuzados, numa praia da Paraíba.
Mattos era um militante dos direitos humanos e atuou nos sindicatos dos trabalhadores rurais da Mata Norte. Fundou o PT no município de Itambé-PE, foi vereador e presidente da Câmara Municipal daquela cidade. Em nota, o PT-PE manifestou sua indignação e protesto, exigindo rigorosa apuração e punição dos responsáveis pelo crime. Mais informação

Animais sempre menores: dimensões de muitas espécies se reduziram em 20%

A pesca, a caça e a colheita de vegetais executadas de modo intensivo podem ter um forte impacto sobre as dimensões e sobre a idade reprodutiva dos organismos vivos. A consequência é um forte enfraquecimento das espécies, um elemento que, unido a outros, pode causar a sua extinção. A descoberta foi realizada por pesquisadores norte-americanos e canadenses e publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Science. Segundo Chris Darimont da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz (EUA), autor da pesquisa, a ação de caça, de pesca ou de colheita do homem pode variar em 300 vezes mais a velocidade com a qual os seres vivos mudam normalmente.
A reportagem é de Luigi Bignami, publicada no jornal La Repubblica, 19-01-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
“Mas o problema não é só uma questão de velocidade de mutação das espécies vivas, mas também das consequências que vão ao encontro disso. Naquelas espécies submetidas a maior pressão do homem, notou-se uma redução de suas dimensões em 20%, e a idade da primeira reprodução é 25% inferior com relação a das gerações anteriores. E tudo isso ocorreu em apenas 30 anos”, explica o pesquisador. O estudo é o primeiro que confrontou a evolução de alguns animais e vegetais predados pelo homem com relação aos que vivem em ambientes não alcançados pela caça, pela pesca ou pela colheita. Leia mais

CNBB e Conic realizam Fórum das Águas em Belém

A capital paraense já respira o clima do Fórum Social Mundial (FSM) com as inúmeras atividades que acontecem na esteira deste grande evento antes mesmo de sua abertura na próxima terça-feira, 27. Um destes acontecimentos é o Fórum Ecumênico das Águas que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) realizarão nesta segunda-feira, 26, na Universidade da Amazônia, em Belém.
“O Fórum será um amplo encontro e espaço de reflexão espiritual, social, cultural e econômica sobre a água em suas múltiplas dimensões”, esclarecem os organizadores. “Vozes de diferentes países pretendem mostrar as múltiplas faces de um problema crescente e também partilhar alternativas, propor caminhos, vislumbrar um outro futuro que já está em construção”, ressaltam.
O arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, representará a CNBB no Fórum que contará ainda com a presença do secretário executivo do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, e do secretário geral da Conferência Episcopal da Suíça, abade Felix Gmer.
Em abril de 2005, em Berna (Suíça), a CNBB, o Conic, a Confederação Suíça de Igrejas Evangélicas (SEK) e a Conferência dos Bispos da Suíça assinaram, conjuntamente, a “Declaração Ecumênica sobre a água como direito humano e bem público”.
Fonte: CNBB

Salvador sedia 'I Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul'

De 26 a 28 de janeiro, em Salvador, será realizada a I Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, na Casa Berquó (Rua Visconde de Itaparica, nº 8 - Barroquinha), sede da 7ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.
Serão discutidos temas como políticas de patrimônio cultural nos países do Mercosul, os itinerários culturais desta região e as atividades a serem desenvolvidas pelo Centro de Formação para Gestão do Patrimônio, a ser instalado no Palácio Gustavo Capanema no Rio de Janeiro(RJ).
Participarão representantes da área de patrimônio dos seguintes países: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Leia mais.