02 fevereiro, 2009

POR UM NOVO PACTO ECOLÓGICO

Os problemas que a humanidade enfrenta podem ser considerados insignificantes diante da ameaça concreta à vida do ser humano. A extinção do ser humano é uma possibilidade real. Não se trata de messianismos ou de tipos de convulsões coletivas fundamentalistas de mortes em massa em nome de um sistema religioso. Pelo contrário, são os próprios seres humanos que estão promovendo essa possibilidade real de extinção, de desaparecimento, do fim.
Podemos concluir com Marina Silva e Leonardo Boff que os povos da terra, os pobres do mundo, os povos indígenas, seringueiros, camponeses e ribeirinhos não podem ser condenados a viver neste vale de lágrimas. Outro mundo é possível? Outra sociedade é possível? Outros paradigmas são possíveis? Serão possíveis desde que partamos para o enfrentamento e o rompimento com a razão indolente deste capitalismo predatório que mutila milhões de vidas a uma situação de morte anunciada. Eticamente podemos realizar este novo pacto ecológico e estamos no limite do tempo para fazê-lo. Dependerá de nós, dessa geração, anunciar este pacto e denunciar o velho paradigma em crise. Leia aqui

Lula: O povo pobre do Brasil não vai pagar por uma crise que não nasceu aqui

Os cinco presidentes sul-americanos reunidos no Fórum Social Mundial de Belém mandaram um recado claro para os países responsáveis pela crise financeira mundial: ela não será paga com o sacrifício dos mais pobres.
Num encontro histórico, que lotou o Centro de Convenções Hangar, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Hugo Chaves (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai) foram unânimes em afirmar que o enfrentamento da crise passa pela integração regional, pelo fortalecimento dos Estados nacionais e pela execução de políticas públicas com fortes investimentos governamentais.
"O povo pobre do Brasil não vai pagar por uma crise que não nasceu aqui", afirmou Lula, que foi ovacionado por vários minutos ao iniciar sua fala.
Ele lembrou dos tempos em que o FMI (Fundo Monetário Internacional) ditava regras aos países da região. "Agora o FMI que diga ao Obama e aos países da Europa o que ele devem fazer para acabar com a crise deles", ironizou.
Entre as medidas para contar o avanço da crise no país, Lula anunciou investimentos públicos para a construção de 1 milhão de casas populares nos próximos dois anos e falou dos projetos da Petrobrás para geração de emprego e renda.
“A crise não nasceu por causa do socialismo bolivariano do Hugo Chávez. Não nasceu por causa da Constituição de Evo Morales. A crise nasceu porque durante os anos 80 e 90 eles defenderam a lógica de que o Estado não podia nada e que o ‘deus mercado’ ia desenvolver o país e fazer justiça social. Esse 'deus mercado' quebrou por falta de controle, por irresponsabilidade”, afirmou Lula.
Durante o debate, Chávez, Correa, Lugo e Morales reafirmaram a necessidade de se promover a integração latino-americana. Eles pediram a união entre os países da América Latina para superar a crise financeira internacional e apresentar ao mundo um novo modelo de desenvolvimento. “Um outro mundo é possível, necessário e está nascendo agora na América Latina”, disse Chávez.

Fonte: PT Nacional

José Sarney é o novo presidente do Senado Federal

O ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) é o novo presidente do Senado Federal, eleito nesta segunda-feira (2) com 49 votos, para o biênio 2009-2010. Seu único adversário, Tião Viana (PT-AC), conseguiu 32 votos. A vitória do senador peemedebista no Senado pode influenciar a votação na Câmara, que tem em Michel Temer, presidente do partido, o grande favorito. Leia na íntegra

Produtores de Mariluz investem em palmito pupunha

Com o aumento do rigor na fiscalização da venda de palmito extraído de palmeiras nativas, como o açaí, indaiá e juçara, abre-se um mercado promissor para a exploração da cultura monitorada. O palmito pupunha é uma opção para os produtores, sendo utilizado para a produção de frutos, que são nutritivos e de sabor agradável. Conhecido cientificamente por Bactris gasipaes kunth, é uma palmeira perene, originária da região tropical das Américas, que até pouco tempo quase não era explorado devido à grande quantidade de espinhos em seu tronco (estipe), que é de onde se extrai o palmito.
Recentemente a cultura do pupunha passou a ser mais difundida e este palmito já é cultivado por 10 produtores no noroeste do Paraná, que realizaram o plantio da cultura entre fevereiro de 2005. A primeira colheita está acontecendo neste mês de janeiro, com revisão das próximas serem realizadas nos meses de maio e outubro. Leia na íntegra

Umuarama ganhará um Albergue

Umuarama ganhará, ainda na primeira quinzena de fevereiro, um albergue. A Secretaria de Ação Social firmou parceria com a Associação de Apoio à Promoção Profissional do Adolescente (Apromo). As instalações da entidade (nos fundos do Jardim Guarani) já recebem algumas melhorias para atender a demanda. Segundo os coordenadores, o projeto surgiu em função da inexistência de um local do gênero na região.A casa de passagem oferecerá banho, jantar, pernoite e café da manhã.
Ao ser acolhida, a pessoa poderá permanecer na entidade por um dia, exceto em casos de doença ou de problemas que justifiquem a permanência por mais tempo. “Nosso objetivo é que, em breve, o local possa oferecer condições adequadas. A parceria com a Prefeitura surgiu em um momento oportuno”, avalia a coordenadora Floripes Blasques.
A Prefeitura repassará mensalmente recursos para o funcionamento do albergue. “A atual administração está disposta a se envolver de fato na questão. Contamos com o respaldo da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e outros setores, bem como parcerias como essa, feita com a Apromo. A realidade de andarilhos, moradores de rua e outros grupos é complexa. Um primeiro passo é o albergue”, explica a secretária de Ação Social, Marcela Laino Verrillo.

Sem perspectivas, brasileiros sofrem no Japão

Cerca de 1.500 brasileiros participaram neste domingo de uma manifestação no centro de Nagóia, capital da província de Aichi, no Japão, para exigir direitos trabalhistas, pedir por emprego e também por atenção do governo japonês para as questões sociais.
Inédito na história do movimento imigratório de brasileiros ao arquipélago, a barulhenta, porém organizada, passeata de dekasseguis chamou a atenção da mídia japonesa e também estrangeira.
"A comunidade brasileira sempre foi vista como uma minoria silenciosa e até invisível no Japão, mas de repente esses trabalhadores começaram a lutar pelos direitos", conta Angelo Ishi, jornalista, sociólogo e professor da Universidade Musashi, de Tóquio. Leia na íntegra

Menor cidade do Brasil tem 1º roubo de sua história

Os 834 moradores de Borá, a menor cidade do País, no oeste paulista, a 520 km de capital paulista, estão com medo. Na madrugada de anteontem, homens armados invadiram e roubaram a única agência bancária instalada ali, na praça central, há 33 anos. É o primeiro assalto da história da cidade. Os dois bandidos não conseguiram arrombar o cofre do banco Santander e fugiram levando apenas alguns talões de cheque, o colete e o revólver calibre 38 que o vigia, que não estava no local, tinha deixado numa gaveta.
Na noite do assalto, um único soldado dava plantão no posto policial, mas os bandidos tiveram o cuidado de cortar os fios do telefone e murchar o pneu da única viatura. Quando o alarme disparou na sede da empresa de segurança, em São Paulo, o plantonista tentou contatar a PM sem êxito. A base fica perto da agência, na Praça Santo Antônio, mas chovia naquela noite e o policial nada ouviu. O roubo só foi percebido na manhã seguinte. A cidade está sem delegado e o único escrivão está em férias.
Fonte: Agência Estado

Fórum Social termina com agenda de mobilizações

Na tentativa de combater a principal crítica que sofre desde sua criação, em 2001, a de ser pouco resolutivo, o Fórum Social Mundial terminou com uma "assembleia das assembleias" que definiu uma agenda de mobilizações para 2009.
Dentre as ações que devem ocorrer ainda neste ano estão um ato pelo direito das mulheres, no dia 8 de março; uma semana de protestos contra a guerra e o capitalismo, entre 28 março e 6 de abril; e uma ação em defesa do ambiente e dos índios, em 12 de outubro. Fora do Brasil também devem ocorrer manifestações durante o Fórum Mundial das Águas, a ser realizado em Istambul, na Turquia, e para pressionar países a agir contra as mudanças climáticas, durante a próxima Conferência do Clima da ONU.Cândido Grzybowski, um dos organizadores do fórum e diretor do Ibase (Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica), fez uma avaliação do evento, que teve 133 mil participantes de 142 países. Para defender a ausência de resoluções oficiais, ele disse que o FSM não pretende "fazer a velha política", em que uns definem o que é prioridade para outros. Veja na íntegra

Região de Maringá terá 46 centros de saúde da mulher e da criança

O Governo do Estado vai construir 46 novas unidades de Saúde da Mulher e da Criança na região de Maringá. O anúncio foi feito pelos secretários do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, da Saúde, Gilberto Martin, e do Planejamento e Coordenação Geral, Ênio Verri, numa reunião de trabalho realizada ontem na sede da 15.ª Regional de Saúde, em Maringá, com 46 prefeitos da região.
As 46 unidades fazem parte de um lote de 150 novos postos que serão construídos em todo o Paraná. Do primeiro lote, com 145 unidades, 50 já foram entregues e 95 estão em fase final de construção.
A região de Maringá foi contemplada com 37 unidades do primeiro lote.
Leia mais