12 fevereiro, 2009

Aprenda a preparar abóbora assada com leite condensado


Abóbora gigante
Uma variedade especial de abóbora impressiona os moradores de Porto Mauá, no noroeste do Rio Grande do Sul. Os frutos chegam a atingir os 50 quilos.
A horta é normal pelo menos enquanto os frutos estão em desenvolvimento. Isto porque quando são colhidos o tamanho é surpreendente. Um deles pesou 47 quilos e tem 1,65 de diâmetro. É uma atração para os curiosos já que as abóboras comuns na região pesam 15 quilos no máximo.
Rafael Bripske, técnico agropecuário, levou as sementes de Santa Catarina e acompanhou a experiência desde o início, do plantio às podas até a colheita. Segundo ele, as abóboras poderiam ser ainda maiores se não fosse a estiagem.
“Esperamos que para o próximo ano, ocorrendo boas chuvas, a gente chegue a alcançar os 60 quilos”, disse Bripske.
A experiência rendeu cinco mil quilos de abóbora. Na casa da família Vanzela a abóbora será o prato principal por muito tempo. Se depender das cozinheiras da família nada será desperdiçado. “Dá para fazer até pudim de abóbora, rocambole, docinhos caramelizados. Tem mais de 20 receitas que dá para fazer com abóbora”, disse a agricultora Edite Vanzela.
A dona Edite ensinou a preparar a abóbora assada com leite condensado, um prato diferente que é uma delícia.
Os ingredientes são:

1 abóbora pequena, de, no máximo, dois quilos - 1 xícara de açúcar - 1 lata de leite condensado.
Lave bem a abóbora, corte o fruto com casca e coloque em uma panela com água.
Ferva por 20 minutos.
Em seguida, coloque em uma forma, polvilhe com açúcar e leve ao forno por mais 20 minutos.
Depois, é só colocar o leite condensado por cima e a sobremesa está pronta.
Pode ser servida quente ou fria.
Esta variedade de abóbora é bastante cultivada nos Estados Unidos, onde os agricultores fazem concurso para premiar os frutos mais pesados. Alguns chegam aos 700 quilos.

Fonte: Globo Rural

Pastorais Sociais e organismos do Paraná se reúnem em Apucarana

Com a finalidade de reavivar a dimensão social de toda a Pastoral, cultivar a espiritualidade cristã que encarna o amor libertador (relação Fé e Vida) e fortalecer ou criar coordenações e fóruns regionais diocesanos das Pastorais Sociais, acontecerá, de 13 a 15 de fevereiro, um encontro de todas as Pastorais Sociais e organismos do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná).
O encontro, que acontecerá na diocese de Apucarana (PR), contará com as assessorias do arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes; da Ir. Delci Franzen, da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; e do secretário executivo do Regional Sul 2, padre Carlos Alberto Chiquin.
Além das palestras, consta na programação uma Missa Afro junto à comunidade, na Catedral Metropolitana de Apucarana. Estarão concelebrando dom Luiz Bernetti, dom Ladislau Biernaski, dom João Alves e os padres presentes.

Dom Mauro e os educadores em Cafelândia


Sexta-feira passada (6) o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, ministrou um curso para os educadores do município de Cafelândia e contou com a presença de lideranças como o prefeito Dr Estanislau Mateus Franus, a primeira dama Nilva Franus, a secretária de Educação Rozane Pitol além do anfitrião Padre Valdecir Freitas Camilo e a coordenadora da Pastoral da Educação, professora Terezinha Hellmann.
O convite para o evento partiu da Pastoral da Educação. A coordenadora, professora Terezinha Hellmann, destaca o apoio recebido. “Este evento foi muito especial. Os professores estavam com um brilho nos olhos por que Deus se fez presente aqui hoje. Nosso arcebispo, Dom Mauro Aparecido dos Santos, é formado em Ciências Biológicas, o que nos deixar perceber o quanto ele é um homem profundo, objetivo e ele realmente sabe unir Fé e Ciência, sendo esse o objetivo da Pastoral da Educação.”
Professora Terezinha ainda destaca a sintonia entre a pastoral e a administração. “A parceria que existe aqui em Cafelândia é da mais alta importância. Percebemos aqui a presença do prefeito Dr. Franus, da primeira dama Dona Nilva e também da secretária de Educação, Rozane Pitol. Quero agradecer a todos, em especial a professora Rozane, que deu total apoio ao evento. Isso é muito bom. Nós temos só que agradecer a Deus por esse momento”, conclui.

Artigo de Dom Anuar Battisti - OBRAS DE MISERICÓRDIA

O arcebispo da Arquidiocese de Maringá apresenta sete obras de misericórdia que nos leva a repensar e recomeçar. Leia o artigo

A Espiritualidade da Pastoral da Juventude (PJ)

A Pastoral da Juventude é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica.
A Pastoral da Juventude do Brasil mantém uma estrutura que parte dos grupos de jovens articulados em coordenações nos diversos níveis e ambientes.
“Só uma Juventude organizada, será uma juventude forte”. (PUEBLA, 1185/1188).
A espiritualidade é o que alimenta e da vida. É o sopro de Deus que age em nosso ser. Conheça a espiritualidade da PJ Aqui

Apae de Araruna realiza cavalgada beneficente

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araruna realiza no próximo domingo (15) a 2ª Cavalgada Beneficente. A saída será no Centro de Eventos do município, a partir das 9 horas, com um percurso de oito quilômetros.
Segundo a presidente da entidade, Elaine Zavadski, antes da saída será servido café da manhã e o convite, no valor de R$ 10,00, dá direito a almoço. Os convites estão sendo vendidos na Apae.
Várias lideranças políticas da região confirmaram presença. A renda obtida com a cavalgada, segundo Elaine, será utilizada para as reformas do prédio da escola da Apae, que conta atualmente com 78 alunos.

Câmara de Maringá barra uso da internet

O presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa (PMDB), mandou restringir o acesso a sites de internet em todos os computadores da Casa por 'uso indevido'.
Tambem os blogs maringaenses passaram a ser bloqueados na Câmara Municipal de Maringá.

Mobilização em defesa dos empregos e contra a crise atinge seis mil pessoas em Maringá

Aproximadamente 6 mil pessoas receberam os panfletos distribuídos pelos representantes de sete sindicatos de Maringá, no Centro da cidade, nesta quarta-feira (11). A panfletagem foi parte da mobilização do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Empregos e Salários, encabeçada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Curitiba, Londrina e Umuarama foram outras cidades paranaenses que participaram do movimento.
objetivo, explicou Solange Marega, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), era lembrar a população que os trabalhadores não podem pagar com seus empregos, pelos problemas causados pela crise econômica. De acordo com Solange, quem deve pagar a conta são justamente aqueles que criaram essa crise, e não os trabalhadores, que são os que realmente contribuem para o desenvolvimento do país.
“Muitas pessoas vieram falar com a gente sobre a crise. Conseguimos despertar a atenção das pessoas”, disse Solange, sobre a receptividade da população ao movimento. Das 6h às 8h, a panfletagem foi no Terminal Urbano de Maringá e depois disso na Praça Raposo Tavares.
Em Curitiba, a estadual da CUT realizou um ato público na Boca Maldita, a partir das 9h, com a participação de diversas categorias, como bancários, servidores públicos, trabalhadores da construção civil, petroleiros, entre outros.

Fonte: JM Online

Universidade prepara ações contra trote violento

A menos de um mês do início das aulas - que começam no dia 2 de março - a Universidade Estadual de Londrina (UEL) através da Pró-Reitoria de Graduação, está preparando uma série de ações para evitar o trote violento na UEL. Essa iniciativa não é recente, considerando que desde 2006 a Universidade instituiu o Disque-Trote que funciona em tempo integral recebendo denúncias de atos violentos contra estudantes. Mais informações

Candidatas ao 'Miss Paraná 2009' visitam Prefeitura nesta quinta-feira

As 51 candidatas ao título de “Miss Paraná 2009”, chegam na cidade de Maringá nesta quinta-feira (12), quando visitam a Prefeitura às 16 horas. O “Miss Paraná”, acontece em Maringá no próximo sábado (14), no Teatro Calil Haddad. O concurso é uma promoção da BMW Eventos e Cesumar com apoio da Prefeitura Municipal de Maringá e Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.
A eleita “Miss Paraná 2009” receberá uma bolsa de graduação universitária, oferecida pelo Cesumar, e representará o estado no tradicional concurso Miss Brasil.
O maior objetivo deste trabalho é a conquista do título Miss Brasil, que foi vencido pelo Paraná apenas três vezes, pelas misses Ângela Teresa Vasconcelos (1964), Maria Carolina Portella Otto (1992) e Maria Joana Parizotto (1996). A atual Miss Paraná é Bronie Cordeiro Alteiro, 22 anos, de Umuarama, que ficou entre as 10 finalistas no Miss Brasil.
Fonte: Pref.Municipal

Prefeitura de Maringá prepara 'Carnaval Samba na Praça'

Durante cinco dias o “Carnaval Samba na Praça” será realizado das 20 às 23 horas
A Secretaria da Cultura já começa a preparar as atrações do “Carnaval Samba na Praça”, que este ano será realizado em cinco bairros da cidade e nos distritos de Iguatemi e Floriano.
Além da festa popular, a novidade deste ano é a coroação do Rei e Rainha do Carnaval, que serão eleitos por um juri na abertura do Carnaval, dia 20 de fevereiro.
Podem concorrer ao título de Rei e Rainha do Carnaval, homens e mulheres entre 18 e 35 anos, brasileiros e que tenham disponibilidade para cumprir os compromissos carnavalescos estabelecidos pela Comissão Municipal do Carnaval.
As inscrições, que devem ser feitas pessoalmente pelos candidatos, são gratuitas e devendo ser realizadas nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na Secretaria da Cultura – avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes (Teatro Calil Haddad) ou na praça de atendimento da Prefeitura, no Paço Municipal.
Para se inscrever o candidato deve ter em mãos o xerox da identidade, junto com o original para conferência dos dados e comprovante de residência. “Os candidatos serão analisados pelo juri que dará notas de cinco a dez seguindo os critérios de beleza, simpatia e, obviamente, samba no pé. Essa é uma novidade do nosso carnaval que trará mais alegria e charme à nossa festa. Convidamos as pessoas para participar do concurso e para prestigiar o “Carnaval Samba na Praça”, convida a secretária de Cultura, Flor Duarte.
Programação
Durante os cinco dias o “Carnaval Samba na Praça” será realizado das 20 às 23 horas.
Sexta-feira (20)
Conjunto Hermman Moraes de Barros com Jardim Vitória
Avenida São Judas Tadeu (Parque das Palmeiras)
Sábado (21)
Residencial Aeroporto
Rua José Balan com Senador Aldo T. Guimarães
Domingo (22)
Floriano
Av Antonio Santiago Gualda (Praça da Igreja)
Domingo (22)
Conjunto Champagnat
Av. Tuiuti com rua San Martin e Rio Jordão
Segunda-feira (23)
Parque Itaipú
Av. Maurício Mariane com rua Pioneiro José da Silva Pedra
Segunda-feira (23)
Iguatemi
Av. Vereador Antonio Bortolotto (Praça da Igreja)
Terça-feira (24)
Parque das Laranjeiras e Residencial Paris
Av. Mandacaru