16 fevereiro, 2009

Província Eclesiástica de Maringá organiza formação

As CEBs da Província Eclesiástica de Maringá (Arquidiocese de Maringá, dioceses de: Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama) realizara no dia 19 de abril na cidade de Maringá formação.
Publico alvo
- O coordenador(a) das regiões pastorais ou decanato das dioceses;
- Os 40 delegados(as) que representarão as dioceses da província no VII Intereclesial das CEBs que acontecerá entre os dias 21 a 25 de Julho em Porto Velho – Rondônia com tema: CEBs Ecologia e Missão e lema: do Ventre da Terra o Grito que vem da Amazônia que reunira três mil representantes de todo o Brasil, América Latina e Caribe.
O encontro terá dois momentos:
1º momento
Dinâmica de entrosamento
2º momento
Estudo do texto base do VII Intereclesial das CEBs Nacional

24ª Romaria da Terra do Paraná

A 24ª Romaria da Terra do Paraná acontecerá em Marilândia do Sul, Diocese de Apucarana, no dia 16 de agosto de 2009. O tema da Romaria da Terra será Direito a Alimentação Saudável. Mais informações

Nota da CNBB em defesa dos direitos sociais básicos sob ameaça na proposta de reforma tributária

“O que os apóstolos nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres”
(Cf. Carta de São Paulo aos Gálatas 2,10).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em defesa da Seguridade Social e em atenção à articulação de várias entidades nacionais, reunidas em Brasília, no dia 05 de fevereiro de 2009, para discutir este assunto, volta a se pronunciar sobre a Proposta de Reforma Tributária nos termos seguintes. Na íntegra

Bispos solidários com sofrimento dos indígenas latino-americanos

Os bispos da América Latina e do Caribe denunciaram a situação de sofrimento em que vivem muitos indígenas e lhes manifestaram seu compromisso solidário, enunciando os desafios que a Igreja tem para oferecer-lhes uma melhor atenção pastoral. Leia aqui

Resolução contra a instalação da CPI do Aborto é aprovada no DN

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, é contrário a CPI do Aborto e reafirma o compromisso de luta pela descriminalização do aborto e em defesa da igualdade e autonomia das mulheres sobre seu corpo e sua vida.
O Partido dos Trabalhadores - PT- em seu 3° Congresso Nacional, ao tratar deste tema definiu e aprovou a seguinte resolução: ´´defesa da autodeterminação das mulheres, da descriminalização do aborto e regulamentação do atendimento a todos os casos no serviço público evitando assim a gravidez não desejada e a morte de centenas de mulheres, na sua maioria pobres e negras, em decorrência do aborto clandestinos e da falta de responsabilidade dos Estados no atendimento adequado às mulheres que assim optarem.`` Tratar desse tema criminalizando as mulheres, impondo valores religiosos ou morais, é apostar no autoritarismo que queremos que não exista em nossa sociedade.

Brasília, 09 de fevereiro de 2009.
Diretório Nacional do PT

Ampliação do ensino obrigatório no país para 14 anos

O governo federal pretende enviar até o início de março ao Congresso Nacional a proposta de emenda constitucional que amplia o ensino obrigatório no país para 14 anos. Se a lei for aprovada, crianças e jovens brasileiros serão obrigados a frequentar a escola dos 4 aos 17 anos de idade. Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, afirma que está confiante na votação da proposta até o fim de 2009. “A proposta já está toda desenhada, só há algumas questões jurídicas sendo revistas. A reação dos parlamentares tem sido positiva”, diz.
A promotora do Ministério Público Estadual Hirmínia Durigan de Matos Diniz, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Educação, afirma que é responsabilidade dos pais manter seus filhos na escola. Ela explica que os pais podem responder por crime de abandono intectual se deixarem seus filhos de 4 a 17 anos sem estudar. “A intenção não é chegar ao ponto de punir os pais, mas mudar o contexto da educação. Se a criança for bem recebida desde a pré-escola, será um adolescente que dá valor aos estudos e os pais não precisarão obrigá-la a frequentar a escola”, diz.
Leia mais

Chávez ganha direito a reeleição ilimitada em referendo na Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, conseguiu uma vitória importante para seu governo no referendo deste domingo (15) ao obter o direito à reeleição ilimitada no país. Presidente há dez anos, Chávez deve voltar a concorrer em 2012, ao término de seu atual mandato.
Com mais de 95% das urnas apuradas no país, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) divulgou que o "sim" ao referendo teve mais de 54% dos votos. O "não" ficou com pouco mais de 45%, o que garante a vitória ao governo. Leia mais