24 fevereiro, 2009

«HOJE NÃO TENHO MAIS ESSES SONHOS», diz o cardeal

Por: dom Pedro Casaldáliga
Tanto na Igreja (na Igreja de Jesus que são várias Igrejas) como na Sociedade (que são vários povos, várias culturas, vários processos históricos) hoje mais do que nunca devemos radicalizar na procura da justiça e da paz, da dignidade humana e da igualdade na alteridade, do verdadeiro progresso dentro da ecologia profunda. E, como diz Bobbio, «é preciso instalar a liberdade no coração mesmo da igualdade»; hoje com uma visão e uma ação estritamente mundiais. É a outra globalização, a que reivindicam nossos pensadores, nossos militantes, nossos mártires, nossos famintos...
grande crise econômica atual é uma crise global de Humanidade que não se resolverá com nenhum tipo de capitalismo, porque não é possível um capitalismo humano; o capitalismo continua a ser homicida, ecocida, suicida. Não há modo de servir simultaneamente ao deus dos bancos e ao Deus da Vida, conjugar a prepotência e a usura com a convivência fraterna. A questão axial é: Trata-se de salvar o Sistema ou se trata de salvar à Humanidade? A grandes crises, grandes oportunidades. No idioma chinês a palavra crise se desdobra em dois sentidos: crise como perigo, crise como oportunidade. Na íntegra

Campo Mourão prepara ordenação episcopal de seu novo bispo

“Eu vos escolhi”. É com este tema que a vacante diocese de Campo Mourão (PR) convida para a ordenação episcopal do padre Francisco Javier Delvalle Paredes, nomeado bispo pelo papa Bento XVI no dia 24 de dezembro de 2008.
A solenidade terá como bispo ordenante, o arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos, e os bispos de Maringá (PR) e Curitiba (PR), respectivamente, dom Anuar Battisti e dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto.
O evento será no dia 27 de fevereiro, às 19h, na catedral diocesana de São José, no município de Campo Mourão. Informações pelo telefone (44) 3525-1824. Conheça o novo bispo

Pastorais da Juventude do Brasil convidam juventude brasileira para Semana da Cidadania 2009


As Pastorais da Juventude do Brasil (PJB) já começaram a convocar a juventude brasileira para uma “grande marcha” durante a Semana da Cidadania – 2009, que acontece entre os dias 14 de 21 de abril com o tema “Juventude e Criminalização” e lema “Juventude em Marcha contra a Violência”.
De acordo com a PJB, o objetivo do evento é mostrar os diversos fatores que contribuem para a criminalização da juventude, bem como fomentar a discussão e a ação para a construção de um país mais justo.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Segurança Pública”, e com a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens, as Pastorais da Juventude convidam a todos a discutir e aprofundar estas temáticas através das atividades permanentes deste ano: Semana da Cidadania [14 a 21 de abril]; Semana do Estudante [9 a 15 de agosto] e Dia Nacional da Juventude [25 de outubro].

Hino e Oração da CF 2009

Vídeo do Hino da Campanha da Fraternidade 2009 aqui
Vídeo da Oração da Campanha da Fraternidade 2009 aqui

NEOLIBERALISMO

NEOLIBERALISMO: APOGEU E CRISE – Parte I
Qual é o real significado da crise econômica mundial em que vivemos? Esta questão aponta duas estradas. A primeira é o significado da crise para os empresários do capital e os defensores do capitalismo como uma única plataforma viável ao modo de organização da sociedade. A segunda é o significado da crise para os “condenados da terra” que perceber o surgimento da esperança de outro mundo possível, das possibilidades de lutas sociais e coletivas em defesa de outra sociedade para além do capital. Por isso, apontaremos em três pequenas reflexões o apogeu do neoliberalismo e seu declínio visível em nossa atual conjuntura. Na íntegra

Para refletir

O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos. Cada qual com seus talentos." - As Walquírias.

PT Maringá - Reunião do Setorial

O PT convida todas as mulheres do Partido dos Trabalhadores de Maringá para participar da reunião do Setorial de Mulheres no dia 25/02/2009 (quarta-feira) as 19 horas 30 min na Sede do PT. (homens também são bem vindos).
Pauta: definir as atividades do Dia Internacional da Mulher 08/03 e também ver um calendário para as reuniões de 2009.