25 fevereiro, 2009

Tempo de Quaresma


Quaresma é um convite para vivermos o verdadeiro sentido da conversão, NASCER DE NOVO.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira Santa (Missa da Ceia do Senhor) nos preparamos para a Páscoa. É um tempo de reflexão, de aproximar de Deus.
A Igreja católica propõe três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de nossa vida, somos convocados a buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor para toda a humanidade.
O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.
A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que nos ajuda a concretizar, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.
Com o TEMA: Fraternidade e Segurança Pública e LEMA: A paz é fruto da justiça, a Igreja quer suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1 – Desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz;
2 – Denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para crimes comuns;
3 – Fortalecer a ação educativa e evangelizadora, objetivando a construção da cultura da paz, a conscientização sobre a negação de direitos como causa da violência e o rompimento com as visões de guerra, as quais erigem a violência como solução para a violência;
4 – Denunciar a predominância do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro, expressão de mera vingança, a fim de incorporar ações educativas, penas alternativas e fóruns de mediação de conflitos que visem à superação dos problemas e à aplicação da justiça restaurativa;
5 – Favorecer a criação e a articulação de redes sociais populares e de políticas públicas com vistas à superação da violência e de suas causas e à difusão da cultura da paz;
6 – Desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança;
7 – Despertar o agir solidário para com as vítimas da violência;
8 – Apoiar as políticas governamentais valorizadoras dos direitos humanos.

Celebrar a Quaresma implica, também, assumir juntos, num autêntico mutirão, como povo de Deus, a busca da paz e da concórdia, autênticos dons de Deus, mas frutos, também, de nossa co-responsabilidade.

Conheça o blog do PeJoteiro Henrique

Oi!!!
Convido voces a conhecer o blog do PeJoteiro Henrique que tem como objetivo partilhar experiências, idéias e materiais sobre a querida PJ. Envie sugestões.

COMUNIDADE CAMILO TORRES: um ano de luta e resistência!

Um EVANGELHO: BOA NOTÍCIA PARA OS POBRES - COMUNIDADE CAMILO TORRES:
Um ano de luta e resistência, em Belo Horizonte. Um exemplo a ser seguido. Só na luta se conquista direitos! Parabéns, povo guerreiro da Camilo Torres! Leia aqui

Pensamento

" Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Karl Marx, in Das Kapital, 1867

ESCOLA DE CULTURA, FÉ E POLÍTICA

A ARAS - Associação de Reflexão e Ação Social, da Arquidiocese de Maringá, está com inscrições abertas para a "Escola de Cultura, Fé e Política". Essencialmente necessário, este novo espaço proporcionará uma formação aberta para questões centrais de nossa sociedade. ATENÇÃO: INÍCIO DAS AULAS NO DIA 16/03/2009.
Segue abaixo todas as informações de forma detalhada.

Clique na imagem para ampliar - Escola de Cultura, Fé e Política

Clique na imagem para ampliar - Escola de Cultura, Fé e Política

Missa de cinzas na Catedral da cidade de Maringá

Nesta quarta-feira de cinzas haverá três horários de Missa na Catedral Basílica menor Nossa Senhora da Glória em Maringá. Às 7h, 15h e às 19h30. Além das missas na Catedral, os fiéis poderão participar nas demais paróquias da arquidiocese. Os horários das celebrações devem ser verificados em cada paróquia.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Cidade de Umuarama e Região - ‘Bebê Dente’ da Unipar retoma atividades


Estrutura moderna, com espaços lúdicos, cativa pais e filhos atendidos às terças e quartas-feiras, no setor da clínica odontológica da instituição
A equipe que atua na ‘Bebê Dente’ da Universidade Paranaense (Unipar), setor que faz parte da clínica odontológica do curso de Odontologia, já está pronta para receber novos pacientes. Crianças de 0 a 4 anos podem ser inscritas para receber tratamento curativo e preventivo, totalmente gratuito. Os pais devem acompanhar. Para eles, professores e acadêmicos (em estágio) também oferecem palestras sobre temas que tem a ver com prevenção de doenças bucais.
Mulheres grávidas também são convidadas a participar, já que, segundo os professores, os cuidados para evitar problemas no futuro começam quando ainda a criança está no ventre da mãe. “São cuidados simples, mas importantes e que, se aplicados com seriedade, levam a resultados positivos”, avisam.
As crianças são recebidas em uma sala cheia de brinquedos. Num primeiro momento, estudantes brincam para conquistar a confiança da criança, deixando-a calma e animada. Só depois dessa interação são levadas para a cadeira ou maca (bebês).
Durante os atendimentos, os estagiários também orientam sobre escovação correta dos dentes. Ensinam técnicas e dão dicas. Os atendimentos, além de beneficiar os pacientes, colaboram para o aperfeiçoamento das técnicas dos estudantes, que têm a oportunidade de colocar em prática os aprendizados adquiridos nas aulas teóricas.
Com responsabilidade e qualidade, os serviços atraem pessoas de Umuarama e região. Em 2008, foram realizados cerca de 550 atendimentos.
A ‘Bebê Dente’, este ano, vai atender às terças de manhã (das 8h às 11h20) e às quartas (das 15h40 às 19h). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-2844.

Fonte: Umuarama Ilustrado

“A crise dos movimentos sociais brasileiros é anterior ao governo Lula”. Entrevista especial com Renato Simões

Trata-se de simplismo usar as categorias do bem e do mal para explicar a relação entre partidos, governos e movimentos sociais. “Defendo uma agenda comum entre esses três agentes políticos, uma agenda de transformações econômicas, políticas e sociais que queremos e podemos institucionalizar nestes (menos de) dois anos que faltam de governo Lula”, avalia o secretário nacional dos Movimentos Sociais do PT, Renato Simões, na entrevista exclusiva que concedeu, por e-mail, ao sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Para ele, os movimentos sociais em sua maioria continuam a ter agendas em comum com o governo Lula, além de “canais de diálogo e negociação e autonomia para criticar e lutar por bandeiras ainda não contempladas com as políticas de governo”. Em sua análise, a crise dos movimentos sociais brasileiros remonta a antes do atual governo, “mudou de qualidade neste período e o ultrapassará. Faz parte de uma crise mais ampla aberta com a avalanche neoliberal que se abateu sobre o planeta, a hegemonia construída por mais de duas décadas no mundo e no Brasil, em particular, a derrocada do socialismo real e a defensividade vivida no final do século passado pelas idéias libertárias e socialistas. Leia a entrevista

Cidade de Mandaguari - 32 mil pessoas pedem socorro

A paciência dos 32 mil habitantes de Mandaguari já se esgotou e as entidades que fazem parte do movimento pró-desvio prometem uma mega paralisação do trânsito de cerca de cinco mil veículos que passam todos os dias pelo centro da cidade trazendo poluição, causando
transtornos e o medo por conta das cargas perigosas, colocando em risco residências, comércio e escolas. Matéria publicada na Gazeta Regional, de Mandaguari.