01 março, 2009

Para refletir

"As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração". Charles Chaplin

Mãos Sujas

Não importa o que voce esteja fazendo : faça-o de maneira especial, porque sua marca é deixada nos detalhes...
Como os Estados Unidos elegeram o primeiro Presidente Negro de sua história, lembrei-me da biografia de Abraham Lincoln.
Resumindo uma pequena história dele : quando tomou posse como Presidente dos Estados Unidos, toda a classe dominante americana sofreu um choque...
Imagine : um lenhador, filho de sapateiro, assumir a Presidência do maior País das Américas !
Convocado pela classe política, um Senador, diante das galerias lotadas, fez uma pergunta irônica: " O senhor pretende administrar os Estados Unidos como se fossem uma grande sapataria? porque o pai de V.Exa. era um sapateiro - e não há como negar, pois estou usando um sapato feito por ele."
Lincoln tranquilamente respondeu:
"É bom o Sr. trazer a lembrança de meu pai neste momento, pois ele gostaria de estar aqui agora. Meu pai não era um simples Sapateiro, era o melhor Sapateiro dos EUA ! E quem me comprova isso é o senhor, pois depois de tanto tempo que ele morreu, o senhor ainda está usando um sapato feito por ele! Mas não apenas meu pai foi sapateiro, eu fui lenhador, e depois de um dia exaustivo de trabalho, ainda ia estudar Direito por correspondência, para poder ter o direito de ser presidente de vossa senhoria."
E concluiu, olhando para a platéia que o assistia :
"Orem por mim, para que eu seja tão bom Presidente, quanto o meu pai foi tão bom Sapateiro ."

Tenha uma postura adquirida através de exemplos, para que toda vez que alguém tentar enlameá-lo, você continue limpo e, sutilmente, faça o outro perceber que são as suas próprias mãos que estão sujas!

NEOLIBERALISMO

NEOLIBERALISMO: APOGEU E CRISE – Parte II
A oportunidade para colocar em prática as idéias neoliberais surge na década de 1970 e no início da década de 1980, com o acirramento do sentimento anticomunista em fins da década de 1970, provocado pela segunda guerra fria que eclodiu com a intervenção soviética no Afeganistão e com a vitória de candidatos conservadores na Europa e nos Estados Unidos.
A vitória de Margareth Thatcher na Inglaterra, em 1979, assegurou para esse país o pioneirismo na Europa na efetivação da receita neoliberal. Foi o primeiro país do centro do capitalismo a se empenhar na concretização do neoliberalismo. Na íntegra