24 março, 2009

A vergonha na câmara de vereadores na cidade de Maringá continua

Os vereadores bajuladores do prefeito Silvio Barros II (PP) que compartilha com o interesse mesquinho de alguns segmentos econômicos e políticos votaram a favor do veto do prefeito ao projeto de lei que instituiria o feriado DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, a ser comemorado no dia 20 de novembro.
Eles sabem, mas negam e distorcem a realidade, para que não se torne público o preconceito e discriminação racista contra os negros e seus descendentes que por sua cor enfrentam dificuldades de conseguir trabalho e quando conseguem na maioria das vezes com salários mais baixos, tem suas moradias nos bairros mais pobres e embora muitos não acreditem o preconceito se torna visível para o ingresso no ensino superior.
Embora sendo uma vergonha, mas já esperado, os vereadores Zebrão e Bravim co-autores do projeto votaram a favor do veto, votaram contra eles mesmos.
A favor do feriado da consciência negra votaram: Humberto Henrique autor do projeto, Mário Verri, Manoel Sobrinho e Marly Martins Silva.

Vereadores aprovam a cobrança da taxa de tratamento do lixo – cidade de Maringá

Com 11 votos, os vereadores rejeitaram projeto de lei que retirava a cobrança da taxa de tratamento do lixo, a taxa do Biopuster, portanto a partir de abril o tributo vira junto com a taxa de água e esgoto da Sanepar.

Cá Entre Nós


SEI QUE ALGUNS colegas podem estranhar a minha decisão de, como presidente do CRCPR, apoiar e pedir voto para o candidato a prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e seu vice, José Ribeiro – o que fiz em outubro de 2008 e volto a fazer agora, já que teremos eleições em Londrina no próximo domingo. Penso que nossas posições políticas têm que ser claras, respeitando nossos adversários e quem de nós discorda. Ocorre que, nesse caso, a vitória dessa dupla aponta transformações tanto para a população do segundo maior pólo econômico do Estado quanto para o segmento contábil local, que terá a oportunidade histórica de participar intensamente da gestão municipal. José Ribeiro é contador, empresário da contabilidade, ex-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina, ex-presidente do CRCPR e atual presidente licenciado do Sescap-Londrina. De resto, é oportuno lembrar que todas as nossas grandes conquistas, a começar pelo Decreto-Lei que regulamentou a profissão – 9295 – só aconteceram quando a classe contábil se organizou, se manifestou, se posicionou.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Jovens aprendem a rezar com o Ofício Divino da Juventude


Com o objetivo de contribuir para os jovens na preparação de momentos de oração nos grupos e na vida pessoal, a Pastoral da Juventude da arquidiocese de Maringá realizou entre dias 20 e 22 de março um encontro de formação sobre o Ofício Divino da Juventude (ODJ). Leia mais...

Dom Oscar Romero -29º aniversario do assassinato-martírio


Arcebispo de El Salvador.

“Uma religião de missa dominical, mas de semanas injustas não agrada ao Deus da Vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no coração não é cristã. Uma Igreja que instala só paraestar bem, para ter muito dinheiro, muita comodidade, porém que não ouve os clamores das injustiças não é a verdadeira igreja de nosso Divino Redentor.” 4 DE DEZEMBRO DE 1977

“Uma igreja que não sofre perseguição, mas que desfruta privilégios e o apoio dE coisas da terra – Tenham Medo! – não é a verdadeira igreja de Jesus Cristo.” 11 DE MARÇO DE 1979
“Que maravilha será o dia em que uma sociedade nova, em vez de armazenar e guardar egoisticamente, se partilhe, se reparta e se alegrem todos, porque todos nos sentimos filhos do mesmo Deus!
Que outra coisa quer a palabra de Deus neste ambiente salvadorinho senão a conversão de todos para que nos sintamos irmãos?!!!” 27 DE JANEIRO DE 1980

“Tenho estado ameaçado de morte frequentemente. Tenho que dizer-lhes que como cristão não acredito na morte, mas na ressurreição: se me matam, ressuscitarei no povo salvadorenho. Digo isso sem nenhuma vanglória, mas com grande humildade. Como pastor, estou obrigado, por mandato divino, a dar minha vida por aqueles que amo, que são todos os savadorenhos, inclusive por aqueles que vão assassinar-me. Se chegarem a cumprir as ameaças, desde já oferecço a Deus meu sangue pela redenção e pela ressurreição de El Salvador. O martírio é uma graça de Deus, que não creio merecer. Porém se Deus aceita o sacrifício de minha vida, que meu sangue seja semente de liberdade e sinal que a esperança se torna realidade. Minha morte, se aceita por deus, seja para a libertação do meu povo e como testemunho de esperança no futuro. Vocês podem dizer, se chegarem a me matar, que perdôo e bendigo aqueles que me matarem. Desta maneira se convencerão que perdem seu tempo. Um arcebispo morerá, porém a igreja de Deus, que é o povo, nunca perecerá.” MARÇO DE 1980

Veja slide aqui - Obs. - (após entrar no arquivo, clique na mensagem “Visualize a apresentação publicada em uma nova janela” que aparece abaixo da imagem).

Derrubada do Veto do Prefeito (Dia da Consciência Negra)

Companheiros( as)
Nesta terça-feira (24 de março) será votado o veto do prefeito do projeto de lei que institui o feriado DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, a ser comemorado no dia 20 de novembro.
Portanto, é de vital importância a presença dos companheiros e companheiras no plenário da câmara nesta terça-feira a partir das 16:00 hrs.
Contextualizando:
O projeto de lei foi apresentado aos vereadores que o aprovaram quase que por unanimidade. O prefeito teria 30 dias de prazo para vetar ou sancionar a lei.
No entanto, numa investida dos "coronéis da cidade", foi apresentada à população através dos meios de comunicação uma pesquisa de um professor do CESUMAR dizendo que a cidade teria 27 milhões de prejuízo a cada feriado, porém ninguém soube explicar a fonte dos dados da pesquisa que parece ter apenas 2 páginas.
Com a população "bem informada" acerca do prejuízo de um feriado para a cidade, o prefeito resolveu vetar o projeto com esta justificativa e ainda tentou "comprar" o movimento negro com a proposição de um Festival Afro Brasileiro, com orçamento de 40 mil reais.
Algumas questões, no entanto, não querem calar:
1. Como um jornal de grande circulação coloca em primeira página uma pesquisa sem embasamento técnico???
2. Porque esta pesquisa, realizada por um professor, estava estampada no jornal justamente às vésperas do veto do prefeito?
3. Porque o prefeito encaminhou projeto em regime de urgência instituindo um festival afro se já havia em sua mesa um projeto de instituição de feriado no mesmo dia?
4. Porque a Rádio CBN, logo após passar a debater o tema, começou a veicular propaganda de uma grande instituição de ensino da cidade (a cada intervalo), se não há mais vestibular a ser divulgado?

Luiz Fernando Rodrigues

Pesquisa aponta que 70% acreditam que dá para encontrar o amor pela internet

Navegar na Internet é uma maneira de encontrar o amor, socializar-se e melhorar as relações pessoais para 7 em cada 10 adultos, mas, apesar de 99% dizerem que protegem os seus dados pessoais, muitos usuários não estão completamente seguros enquanto se socializam online. Na íntegra

Usuários da Zona 7 ficam sem água nesta terça

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta para a interrupção de abastecimento de água em algumas regiões da Zona 7, nesta terça-feira (24). Serão realizadas obras de interligação de novas tubulações, que estão sendo implantadas na região.
A falta de água vai afetar o trecho compreendido pela Av. Paraná e a Rua Lauro Werneck, entre 9h da manhã e 12h. No mesmo horário, outro trecho atingido será entre Av. Prudente de Moraes e Colombo. Depois, entre 12h e 18h, as obras da Sanepar vão se concentrar nos trechos entre Av. Paraná e Rua Padre Vieira e entre a Av. Guaíra até a Rua Mandaguari.
Para evitar transtornos, a Sanepar solicita aos seus usuários economizem água. Para mais informações o telefone da companhia é 115.
Fonte: Gazeta do Povo

Brasileiro de 17 anos inventa filtro solar de urucum

Em maio deste ano, o jovem cientista Bruno Fernando de Oliveira Buzo, 17 anos, vai participar da International Science and Engineering Fair (ISEF), nos Estados Unidos. Durante o evento, ele apresentará o seu invento: um filtro solar feito a base de urucum.
De acordo com o professor, se for fabricado, o filtro solar poderá custar R$ 11 para o consumidor final. "A idéia é comprar e distribuir nas escolas para que as crianças já aprendem a cuidar da pele.” Mais detalhes

Inscrições abertas para o vestibular da UEM


O Vestibular de Inverno 2009 da UEM aceitará inscrições de 1º a 22 de abril pelo site http://www.vestibular.uem.br/. São 1.542 vagas distribuídas entre 46 cursos de graduação. Pelo sistema de cotas sociais, foram reservadas 304 vagas para alunos do ensino público. A partir deste concurso, inicia-se o processo de avaliação seriada (para ingresso em 2112), por meio do qual, os candidatos são avaliados em cada série do ensino médio.
As provas serão realizadas de 12 a 14 de julho em oito cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama. A taxa de inscrição é de R$ 90,00. Outras informações pelo fone (44) 3261-4450 ou pelo site.

Fonte: UEM

Ginasta da GR de Umuarama é integrada à Seleção


Ana Paula de Alencar, da categoria adulta de GR da Unipar/Umuarama, foi classificada para compor a Seleção para o Ciclo Olímpico 2009-2012.

A Ginástica Rítmica de Umuarama comemora uma conquista inédita. Ana Paula Alencar, 16, integrante do Centro de GR da Universidade Paranaense – Unipar, voltou ontem (23) de Curitiba irradiando felicidade. Ela conseguiu a tão concorrida vaga que almejava na seleção brasileira. Em dezembro, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) fez a convocação para a seletiva que, na modalidade dela, oferecia apenas seis vagas.A umuaramense enfrentou os testes na capital de quinta a sábado. Ana Paula disputou a modalidade conjunto, categoria adulto, com 82 candidatas. Entre elas, estavam algumas que já fizeram parte da Seleção Brasileira. Entre as seis selecionadas, duas são paranaenses. Mais informações