25 março, 2009

É preciso levantar a Voz

Acorda povo, chegou hora, não da mais, é preciso espalhar consciência, é preciso espalhar compromisso, é preciso levantar a voz. Somos vitimas das dependências de um império opressor que se instalou na cidade de Maringá.
Eu me pergunto e a nós todos, até quando nós agüentamos o abuso do poder, os interesses particulares, o descaso para com o povo, essa violência tão assassina?
Agora se cala toda palavra, emudeça-se toda a voz, apenas um grito se faz necessário ouvir.
O sonho de um novo dia, uma nova terra, uma nova sociedade, uma nova Maringá não pode acabar.
No sangue derramado de tantas mulheres e de tantos homens que se doaram pela vida, justiça, amor é como combustíveis que não deixa o sonho e a luta acabarem. Profetas não se calam e outros surgirão. O nome de Deus é santificado naquelas e naqueles que são perseguidos ou morrem defendendo á vida, a paz, a igualdade, a justiça.
Que a fé seja infinita, que a mulher e o homem sejam livres, que a justiça sobreviva.
Os senhores feudais da cidade de Maringá que só pensam em lucro, prestígios, poder olharam com desprezo a reivindicação de fazer 20 de novembro feriado do Dia da Consciência Negra.
Um feriado é um dia de celebração, de resgatar história, de fazer memória de uma caminhada.
Quanta riqueza resgataria como o feriado do Dia da Consciência Negra. Não só para os de cor negra, mas para todas aquelas e todos aqueles que valorizam a historia, a luta, as conquista do povo negro, que resistiram com muita luta por 300 anos, até que, conquistaram através da resistência um pouco da liberdade e igualdade tão sonhada que nos dias de hoje, seus descendentes continuam lutando para que seja conquistado por completa.
Se 11 dos vereadores da cidade de Maringá tivessem dignidade e a imprensa compromisso com a verdade, o exemplo de luta e resistência do povo negro seria lembrada para sempre porque muitas crianças e jovens ao gozar do feriado ouviriam que esse dia foi conquistado porque há muitos anos um povo simplesmente por ter a cor negra e serem pobres, foi arrancado de sua terra, maltratado e tornado escravos, mas resistiram e com muita ousadia e coragem não permitiu que tirasse sua cultura, religião e o sonho de conquistar a liberdade que despertou líderes que arriscaram e derramaram seu sangue como Zumbi dos Palmares.
Um dos argumentos ao negar o feriado foi que esta data não teria caráter religioso. Eu me pergunto e a nós todos, A Bíblia não relata a história de um povo? A Igreja não é povo? Esse dia não tem nada a ver com religião?
“Uma religião de missa dominical, mas de semanas injustas não agrada ao Deus da Vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no coração não é cristã. Uma Igreja que instala só para estar bem, para ter muito dinheiro, muita comodidade, porém que não ouve os clamores das injustiças não é a verdadeira igreja de nosso Divino Redentor.” (Dom Oscar Romero).
Chegou à hora, não da mais para ficarmos calado diante da atuação da maioria dos vereadores na cidade de Maringá, me perdoem os que defendem que a Igreja não deva se envolver na política, que a Igreja não é local de falar de política. Não da mais para aceitar a opinião de vocês.
Os fieis precisam ser orientados sim para que na próxima eleição na cidade de Maringá sejam eleitos políticos cristãos que saibam ouvir e atender os anseios do povo, para o bem do povo e que seja reeleito apenas o que estão legislando seguindo os valores cristãos.

Plano de habitação terá R$ 12 bilhões do FGTS, diz ministro

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, informou que o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou hoje (24), por unanimidade, a liberação total de R$ 12 bilhões para o programa habitacional que pretende construir um milhão de moradias até o final de 2010. Na íntegra

Maringá recebe Feira Nacional e Internacional de Artesanato

Mais um evento maringaense está inserido na edição de 2009 do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras que cita além da Expoingá a realização da 1ª Feira Nacional e Internacional de Artesanato – Mãos e Arte, como um dos principais eventos do gênero do país.
Lançada nesta terça-feira (24), a Feira vai acontecer no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, pavilhão azul, entre os dias 5 e 14 de junho. O evento é organizado pela Red Comunicações e Eventos, com apoio da Prefeitura, Acim, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e Cesumar.
Durante a feira o público poderá apreciar exposição de moda artesanal, calçados artesanais, móveis, peças temáticas, casas temáticas, decoração, acessórios, oficinas e gastronomia. Serão cerca de 230 expositores vindos de 36 países e diversas regiões do Brasil. Mais informaçoes

Crimes contra a pessoa quase dobra

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) divulgou terça-feira (24) o Relatório Estatístico Criminal referente ao ano de 2008.
Os números estaduais revelam aumento, mas não tão grande como o de Maringá. Em todo o Paraná foram registrados 81.800 crimes contra a pessoa em 2007. Já em 2008, foram 107.853 – aumento de 31,8%.
Os números revelam um aumento expressivo no número de crimes contra a pessoa na região de Maringá, na comparação com 2007. Naquele ano foram registradas 2.795 ocorrências contra 4.043, em 2008 - um crescimento de 44,5%. Os crimes contra a pessoa enquadram delitos contra a vida, contra a liberdade individual e honra, de lesão corporal e de rixa. Leia na íntegra

Projeto do ex-deuputado Clodovis é aprovado

O Senado aprovou, projeto de autoria do ex-deputado Clodovil Hernandez, que autoriza o enteado ou enteada a adotar o sobrenome do padrasto ou madrasta.
O Projeto de Lei Complementar 115/07, que altera a Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/73), foi aprovado por unanimidade em votação simbólica e depende, agora, de sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na última quinta-feira (17) em homenagem a Clodovil, falecido no dia anterior em conseqüência de um acidente vascular cerebral ( AVC) hemorrágico.
De acordo com a proposta, a adoção do sobrenome pelo enteado ou enteada não é obrigatória e não exclui o nome do pai biológico. Deve ter a concordância do padrasto ou madrasta e precisa ser solicitada a um juiz.

Fonte: Agência Brasil