31 março, 2009

A Terra na Cosmovisão Indígena

- Ainda não viu - vale a pena ver, logo a baixo -
"CLIPE" RAPOSA SERRA DO SOL
Para os povos indígenas, aterra é fonte e mãe da vida, a garantia da existência e reprodução enquanto coletividades específicas e diferenciadas. A terra não é apenas fator econômico como na mentalidade capitalista porque para os povos indígenas a Terra não é só base do sustento, mas também o lugar onde jazem os ancestrais, onde se reproduzem à cultura, a identidade e a organização social, abrange o solo e o subsolo, a flora e a fauna, a água e o ar, os lugares sagrados.
“São reconhecidos aos indígenas sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarca-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.” (artigo 231 da Constituição Brasileira).
Vale a pena ver o CLIPE Raposa Serra do Sol - resumo inteligente e verdadeiro s/ a demarcação
Segue “clipe” em capítulos
Obs. - (após entrar no arquivo, clique na mensagem “Visualize a apresentação publicada em uma nova janela” que aparece abaixo da imagem).
Cap. ICap. II Cap. III Cap. IIIB Cap. IIIC Cap. IIID - Cap. IVACap. IVB - Cap. VACap. VB - Cap. VICap. VIIACap. VIIB - Cap. VIIIACap. VIIIB - Cap. IX
Aqui a opinião de Pe João Caruana sobre o "clipe"

Deputados paranaenses aprovam reajuste de 14,9% no mínimo regional

Os deputados paranaenses aprovaram por unanimidade em primeira discussão, nesta segunda-feira (30), reajuste de 14,9% no mínimo regional. O aumento abrange seis faixas salariais e o valor varia entre R$ 605,52 e R$ 629,65. O projeto volta ao plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (31) para segunda discussão. A previsão é de que o novo valor passe a vigorar a partir de 1º de maio.

Material de construção ganha incentivo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem (30) a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre 30 itens de material de construção pelos próximos três meses. Segundo o ministro, as medidas vão estimular o segmento da autoconstrução e terão impacto grande na cadeia da construção civil. Essas ações já impulsionarão o setor enquanto não começam a valer as medidas do pacote de habitação, previstas para entrarem em vigor no dia 13 de abril. A partir da próxima quarta-feira (dia 1º de abril), a alíquota de IPI que incide sobre cimento cairá de 4% para zero; massa de vidraceiro passa de 10% para 2%; produtos utilizados em pinturas, de 5% para 2%; aditivos preparados para cimentos, argamassas ou concreto, de 10% para 5%; e disjuntores, de 15% para 10%. Veja aqui os produtos cujas alíquotas passaram de 5% para zero.

Tarifa do telefone sobe a partir de quarta

A partir da próxima quarta-feira, 1º de abril, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS para o serviço de comunicação passará dos atuais 27% para 29%. O aumento é em função da Lei nº 16.016, de 19 de dezembro de 2008, do Governo do Estado do Paraná, que diminui, em geral, em seis pontos percentuais a alíquota do ICMS de aproximadamente 95 mil itens de bens de consumo popular. O objetivo é beneficiar as classes C, D e E com redução no preço final dos produtos. Veja Como ficam os lançamentos nas contas telefônicas

Universidade Tecnológica abre concurso para técnico-administrativo

Estão abertas, de 30 de março a 21 de abril, as inscrições para o concurso público de provas para o provimento de uma vaga para o cargo de Assistente em Administração, no Campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
As inscrições deverão ser efetuadas pela Internet, no endereço eletrônico http://www.utfpr.edu.br/; caso o candidato não tenha acesso a rede mundial de computadores, poderá realizá-la na Divisão de Recursos Humanos do Campus, nos dias úteis, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.
A prova será no dia 17 de maio e o resultado sai no dia 27 de maio, em Edital afixado no local das inscrições e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br.
Saiba mais no site http://www.utfpr.edu.br/proplad/index.php?ref=derhuconcursotecnico&ref_pl=interna&id=518

(Fonte: Assessoria de Imprensa da UTFPR)