01 abril, 2009

Peça “ O Auto da Barca do Fisco”

Cá entre Nós


APROVADA PELA Assembléia Legislativa, depois de muita polêmica, entra em vigor amanhã, no Paraná, a lei que reduz de 18% para 12% a alíquota do ICMS de aproximadamente 95 mil produtos de consumo básico; alguns então terão queda de 25% para 12%; já outros sofrerão aumento de ICMS de 26% para 28%, caso do combustível, e de 27% para 29%, de energia elétrica, telecomunicações, cigarros e bebidas. A grande dúvida é se as reduções serão efetivamente repassadas aos consumidores, como espera o governo do Estado. Ainda acho que teriam sido muito mais produtivos esforços por um novo sistema tributário nacional; até porque se o Congresso Nacional aprovar logo mais a reforma que está sobre sua mesa, as medidas paranaenses ficarão simplesmente sem efeito, com o ICMS sendo substituído pelo Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), com alíquota única nas 27 unidades da federação.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Mensagem do papa Bento XVI para a 24ª Jornada Mundial da Juventude

O papa Bento XVI divulgou a mensagem para a 24ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece no domingo, 5 de abril, em todas as dioceses. O pontífice destaca na mensagem a Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu em Sidney, Austrália, ano passado, na qual ele dá ênfase para a “renovação de espírito de milhares de jovens de todo o mundo”.
A partir do tema da Mensagem: "Pusemos a nossa esperança em Deus vivo" (1 Tm 4, 10) Bento XVI reafirma suas palavras presentes na Encíclica Esperança Cristã, sobre a insuficiência dos bens materiais em oferecer a esperança que a humanidade deseja. Leia Mensagem na íntegra

Emendas adiam votação do novo mínimo regional do Paraná

O projeto do governo estadual que prevê um aumento de 14,9% do salário mínimo no Paraná voltou para a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira (31) o assunto iria para a segunda votação, mas deputados do bloco de oposição e o deputado Mauro Moraes (PMDB) apresentaram novas emendas ao projeto, que precisará passar pela segunda, e definitiva, votação na próxima semana. Mais informações

UEM reserva vagas para estudantes de escolas públicas

O próximo vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai reservar 20% das vagas para estudantes vindos de escolas públicas.
308 das 1.542 vagas serão destinadas estudantes que também comprovem baixa renda.
O candidato cotista deve declarar na ficha de inscrição a opção pelo sistema. É preciso ter estudado o ensino fundamental e médio integralmente em instituições de ensino público, ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e não ter concluído outro curso de graduação. As inscrições para o vestibular estão abertas apartir de hoje (1) e vão até o dia 22. As provas do concurso serão realizadas de 12 a 14 de julho. Neste vestibular estão sendo oferecidas 1542 vagas em 46 cursos de graduação. A comprovação da renda e dos estudos em escolas públicas serão feitos apenas se o aluno for aprovado no vestibular e se matricular na UEM.

Fonte: UEM