03 abril, 2009

Carta Aberta da Pastoral da Juventude Rural


O municipio de Catu - BA, na Diocese de Alagoinhas acolheu entre os dias 24 a 29 de março jovens de todo o Brasil para a VI Assembléia Nacional da PJR. A Assembléia Nacional teve como objetivo refletir a caminhada da PJR na perspectiva de colocá-la, como discipula e missionária de Jesus, cada vez mais a serviço dos e das jovens camponeses do Brasil.
"Jovens: há uma esperança para teu futuro. Engajemo-nos na construção de um outro mundo possível", leia na íntegra a carta aberta da PJR

Juiz manda prefeito exonerar assessores jurídicos

O juiz Siladelfo Rodrigues da Silva, da 5ª Vara Cível, concedeu ontem à tarde liminar em ação civil pública da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e determinou que o prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), exonere os ocupantes do cargo de assessor jurídico da Procuradoria Geral do Município. Em janeiro, foram nomeados 16 assessores ocupando cargos de confiança, contrariando recomendação do Tribunal de Contas do Estado.
Além de determinou a exoneração dos assessores jurídicos que ocupam CC2 (R$ 2.999,91 mensais, o juiz ordenou ao chefe do Executivo que se abstenha de promover outras nomeações para os referidos cargos.

Entrevista com Dom Tomás Balduíno - sobre reforma agrária

Próximo de completar 87 anos, dom Tomás Balduíno é o eterno ideólogo daComissão Pastoral da terra (CPT) e referência intelectual dos movimentospró-reforma agrária. O bispo considera superado o atual modelo deassentamento de camponeses, com a distribuição de lotes individuais paracada família. A proposta se parece com os Projetos de DesenvolvimentoSustentável (PDS) defendidos pela freira americana Dorothy Stang, morta háquatro anos por pistoleiros no Pará. “A reforma agrária deve ser entendidaem uma forma ampla. Não é aquela que divide o chão, mas a que inclui oposicionamento das quebradeiras de coco, dos seringueiros, dosribeirinhos, dos quilombolas e até dos indígenas que têm um relacionamentosui generis com a terra”, defende o religioso. Leia a entrevista

Mensurando o trabalho doméstico

Marido chegou em casa, após o trabalho, e encontrou seus filhos brincando do lado de fora, ainda vestindo pijamas.
Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa.A porta do carro da sua esposa estava aberta. A porta da frente da casa também. O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo. Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça. A lâmpada da sala estava queimada, o tapete estava enrolado e encostado na parede.Na sala de estar, a televisão ligada aos berros num desenho animado qualquer, e o chão estava atulhado de brinquedos e roupas espalhadas. Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão. Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja..Será que a minha mulher passou mal?' ele pensou. 'será que alguma coisa grave aconteceu?'Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro.Lá havia mais brinquedos espalhados, toalhas molhadas, papel higiênico na pia. A pasta de dente sem tampa e a banheira havia transbordado.Finalmente, ele encontrou sua mulher ainda de pijama, na cama,deitada e lendo uma revista. Ela olhou para ele, sorriu, e perguntou:- Como foi seu dia?Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou: que diabos aconteceu aqui em casa? por que toda essa bagunça?Ela sorriu e disse:
- TODO DIA, QUANDO VOCÊ CHEGA DO TRABALHO, ME PERGUNTA:' AFINAL DE CONTAS, O QUE VOCÊ FEZ O DIA INTEIRO DENTRO DE CASA?
- BEM, HOJE EU NÃO FIZ NADA, FOFO . . .

Artigo de Dom Anuar Battisti - Arcebispo da Arquidiocese de Maringá

SEMANA SANTA OU SEMANA PECADORA
Estamos às vésperas de uma semana que para os cristãos é chamada de Semana Santa. Quem sabe, alguém possa ainda perguntar: Porque Semana Santa? Certamente não será tão difícil dar uma resposta que satisfaça o interlocutor. Eu quero ajudar você na resposta a esta pergunta tão simples, mas tão cheia de significado. Tudo o que somos, tudo o que temos como tesouro de fé, encontramos a razão e o significado nesta semana. O mistério, o segredo da Redenção de todo o ser humano, do presente, do passado e do futuro está resumido em uma semana. Leia o artigo

A Paixão de Cristo na cidade de Maringá


“A Paixão de Cristo” será apresentada Quarta e Sexta-feira Santa (08 e 10 de abril)
Às 20h na Praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória - cidade de Maringá
Espetáculo que faz parte do calendário cultural de Maringá deve atrair mais de 30 mil pessoas até a praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.
Neste ano, A PAIXÃO DE CRISTO será encenada na Quarta-feira e na Sexta-feira da Semana Santa. Esta época é considerada a mais importante para os cristãos católicos, o que faz com que o teatro seja visto por milhares de fiéis. Cerca de 300 pessoas participam do projeto que já é considerado um dos maiores espetáculos culturais da região de Maringá. O palco de 600 metros quadrados montado ao lado da Catedral de Maringá abriga cenários de época, iluminação e som dignos de uma superprodução.
Breve Histórico
Em 2003, uma pequena apresentação dentro da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória trouxe a tona toda reflexão que estes dias de quaresma e páscoa provocam nos cristão de todo o mundo. Em 2004, A Paixão de Cristo de Maringá atingiu um público estimado de 5.000 pessoas. Em 2005, o público foi de aproximadamente 20.000 pessoas, segundo a imprensa de Maringá.
Em 2006, aproximadamente 30.000 pessoas, durante os 3 dias de apresentações, lotaram a praça da Catedral de Maringá. Já em 2007 o público foi recorde. Mais de 30.000 pessoas estiveram presentes na Sexta-feira Santa na praça da Catedral. Nem mesmo a chuva impediu que o povo estivesse presente na encenação em 2008.
Neste 6º ano de apresentação, o espetáculo promete ser ainda maior e mais tocante, com novas tecnologias adotadas para melhorar a sonorização no local.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Ao chegar à reunião do G20, Obama diz que Lula é o político mais popular do mundo

Elogios de Obama a Lula repercutem no Congresso Nacional com bom humor e críticas
Os senadores e deputados receberam com bom humor e críticas os elogios feitos pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, momentos antes da abertura da reunião do G20, em Londres. “Esse é o cara. Eu adoro esse cara”, disse Obama sobre o presidente brasileiro diante do primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que Lula ganhou notoriedade internacional até pela condição de ser o único operário que chegou à Presidência da República pelo voto direto*. “Em duas gestões tornou-se mais popular ainda, especialmente pelas movimentações governamentais de natureza social”, afirmou.
Já líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), preferiu criticar o elogio feito ao presidente brasileiro. “As declarações de Obama ratificam a tese de que Lula já entrou no tema do anedotário internacional”. Acrescentou que o comentário de Barack Obama “é algo preocupante para os brasileiros porque o líder quando não se comporta de acordo com a liturgia do cargo perde a respeitabilidade dos demais”, disse.
O líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), afirmou que os comentários de Obama mostram que o Brasil, com Lula, “ganhou importância econômica e política”.
No Senado, os parlamentares também comentaram o elogio ao presidente Lula, alguns reagiram com bom humor. O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), por exemplo, afirmou que Obama “destronou” Pelé, até então o mais popular entre os brasileiros no exterior. “Que pena, o Pelé perdeu o trono”, brincou o senador.
Já o ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), reagiu num misto de perplexidade e bom humor ao comentário de Barack Obama. “Isso é extraordinário, mostra que santo de casa também faz milagre. Quem diria que o presidente Lula teria tanto êxito no plano internacional. Agora temos que levar a sério a história da marolinha", disse.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), também reagiu de maneira humorado aos comentários do presidente dos Estados Unidos. De acordo com o senador tucano, Lula foi elevado a uma condição somente inferior ao do tetracampeão mundial de futebol Romário. Arthur Virgílio lembrou a frase dita pelo próprio Romário em 2008: “Deus olhou para mim, apontou e disse: esse é o cara”.
Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) concorda plenamente com Barack Obama de que Lula tornou-se uma referência entre os líderes mundiais. Simon avalia que os países mais ricos, carentes de líderes, de repente viram emergir à condição de presidente República um “pau-de-arara” que saiu do Nordeste para fazer a vida em São Paulo.
“O Obama entrou agora [na Presidência dos Estados Unidos] e, dentro desse contexto de carência de lideranças mundiais, viu um pau-de-arara nordestino que fez curso de torneiro mecânico em São Paulo, estudou até a quarta série primária, entrou para a vida sindical, fundou um partido político, tornar-se um grande presidente de referência mundial”, afirmou o peemedebista.
O senador Renato Casagrande (PSB-ES), disse que Lula tem que aproveitar a boa vontade do presidente americano para criar um ambiente que permita quebrar as barreiras alfandegárias no comércio entre o Brasil e os Estados Unidos. “Só simpatia não adianta, tem que transformar isso em ações concretas”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil

VII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Informações e inscrição aqui

G20: Um pequeno retoque de pintura em um planeta em ruínas

Não falta publicidade à Cúpula do G20, que está reunida em Londres desde 1º de Abril. O grupo dos vinte países mais industrializados e emergentes (G20) reuniu-se para apontar soluções à crise. Porém, muito antes do encerramento da cúpula, a constatação é certa: o G20 não estará à altura do desafio.
Isso porque o G20 não foi organizado com o objetivo de apontar soluções, mas foi convocado às pressas e correndo, em novembro de 2008, para salvar a cara dos poderosos e tentar rechear as brechas de um capitalismo em plena crise. Portanto, é impossível que adote medidas suficientemente radicais para inverter a tendência. Leia na íntegra

Ovos de páscoa têm índices de gordura e açúcar superiores ao recomendado, aponta Pro Teste

A maioria dos ovos de páscoa comercializados nas grandes redes varejistas do país apresenta, em cada porção (25 gramas), teores de gordura e de açúcar superiores a 20% do limite diário considerado saudável. A constatação faz parte de uma pesquisa realizada por uma equipe de nutricionistas da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Mais informações