11 abril, 2009

Vestibular e Vestibulares nas Universidades Estaduais! Negocio Puro?

Começou de novo a luta de nossos jovens indo pra lá e pra cá pelo Paraná afora fazendo vestibular em qualquer canto onde se encontra uma Universidade Estadual, pagando uma nota bastante preta para uma universidade Publica (sic!) fora despesa de transporte e moradia.
Não é a primeira vez que a sociedade comercial dessa ou daquela cidade tenta intervir para a suspensão ou conclusão de uma greve, porque temem perder dinheiro se o vestibular não aconteça! Vê que absurdo! Não são preocupados com os jovens que estarão perdendo o estudo, mas sim com o comercio! Para não dizer que às vezes até as reitorias se esforçam para chegar a um entendimento e conclusão da greve porque as mesmas universidades não podem perder o lucro que o vestibular vai deixar! Um absurdo maior! O comerciante é comerciante, nada de mais que ele gosta do movimento! Mas que as autoridades das universidades públicas também se preocupam com o lucro...!
Qual é a saída? São duas:
(1) No primeiro momento, a taxa deve ser nominal, o custo da prova e nada mais sem pensar em lucro para melhorar a biblioteca o algo semelhante. Porque quando o preço da matricula é superfaturado (sic!) por qualquer motivo que for, se torna simplesmente roubo – crueldade. Na oportunidade do vestibular! Os Vestibulares não são picnic!
(2) Num segundo momento, queremos sugerir de ser estudada a possibilidade de fazer uma única prova por todos os estudantes do Paraná que querem entrar numa universidade Estadual. Cada estudante coloca a preferência da Universidade que ele ou ela prefere – “primeiramente universidade X se não der Universidade Y e assim segundo a preferência da Universidade que o aluno escolhe!”.
As Universidades Públicas decidem em conjunto os critérios que acharem justo, de forma transparente. Hoje este exercício é possível com a informática que temos! E assim menos agonia para os jovens – aqueles que estudam já sofrem bastante – e menos despesa para os pais.
(3) Por causa do ProUni – por mais que passa o tempo está se tornando uma opção sustentável – as Universidade Particulares – podem (e devem) em conjunto com o Governo Federal – estudar um esquema para facilitar a vida dos estudantes da escola publica que tem direito ao ProUni.

Pe. João Caruana