23 abril, 2009

Recurso do PAC Conjunto Santa Felicidade - cidade de Maringá

A Prefeitura de Maringá foi oficiada hoje da existência de ação civil pública. O Ministério Público do Paraná questiona o uso indevido de terrenos públicos para a construção de moradias populares pelo Município , sem a devida consulta popular, através de audiências públicas, e contrariando princípios do Estatuto das Cidades e do Plano Diretor de Maringá. Mais informações
História do PAC Santa Felicidade aqui

Por: Derval Dasilio - Pastor da Igreja Presbiteriana Unida

A afirmação, de fato, é esta: celebrar a eucaristia é realizar concretamente a “fraternidade do partir do pão”, concretamente. A gratuidade divina nos lembrará disso tudo.
Desse gesto de partilha nasce o mundo novo, começa a nova história; desse gesto novas relações entre homens e mulheres se iniciam, superam-se as desigualdades, as mútuas opressões dos ódios e das intolerâncias; desse gesto virá o combate à indignidade na marginalização que sonega os direitos cidadãos, enquanto se reafirmam os direitos humanos, em toda parte. Não há paz sem justiça. O dom de Deus é para todos, sem exclusão. Leia o artigo

Por: Dom Anuar Battisti - Assembléia dos Bispos

Que a Mãe e Padroeira de nossa Pátria, Nossa Senhora Aparecida, nos acompanhe com sua ternura e nos entusiasme no seguimento de seu Filho Jesus. Leia o artigo

Maringá vai acolher Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em 2012

A 10ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) será em 2012 e vai ser realizada em Maringá. A escolha da cidade foi definida em reunião da coordenação nacional da Pastoral da Juventude (PJ). A cidade, que superou Belo Horizonte na preferência, será a primeira da região sul do país a receber o evento. O ENPJ é um momento em que a Pastoral da Juventude reflete, discute, partilha e celebra sua vida e sua história. O encontro é realizado a cada três anos e reúne representantes dos jovens de todas as dioceses do Brasil. “Será um espaço onde juntos reafirmaremos a opção de evangelização da juventude tecendo linhas e orientações pastorais que guiarão nossos trabalhos”, explica o membro da coordenação nacional, Claudinei de Lima. Além da própria juventude, a escolha da cidade tem o apoio do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, de padres, religiosos e, também, de entidades da cidade como o Maringá Convention & Visitors Bureau.A última edição do ENPJ foi realizada em janeiro deste ano, em Natal, RN, e foi marcada por momentos de espiritualidade, estudo e missão. Como resume o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, o objetivo foi “reforçar a identidade da própria PJ e provocá-la para novos horizontes”.
Jovem evangelizando jovem - Adotada praticamente em todos os países da América Latina, a Pastoral da Juventude surgiu no Brasil na década de 70 e é definida como a ação organizada da juventude, em comunhão com a Igreja, evangelizando outros jovens. De acordo com a pesquisa nacional, “Vida dos Grupos de Jovens” - realizada em 2006 pelo instituto Casa da Juventude, de Goiânia, com o apoio do Setor Juventude da CNBB -, a Pastoral da Juventude possui aproximadamente 50 mil grupos, 53% do total de grupos de jovens católicos no país. Na arquidiocese de Maringá, onde a PJ está presente desde 1980, a estimativa da coordenação é que existem 80 grupos.

*Com Gelinton Batista
Assessoria de Comunicação PJ Maringá
SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Análise de conjuntura apresentada na Assembleia da CNBB


A 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve seu inicio nesta quarta-feira (22) e vai até dia primeiro em Itaici, Indaiatuba (SP).

Uma das pistas práticas para a saída da crise, segundo a análise, é a economia solidária que aponta 22 mil empreendimentos no Brasil “onde trabalham cerca de 2 milhões de pessoas”. O texto diz, no entanto, que para superar a crise, a economia solidária precisa ultrapassar o nível micro. “Para superar a crise global a economia solidária precisará passar do nível micro ao nível macro: uma coisa são os empreendimentos locais, que agrupam no máximo algumas centenas de pessoas trabalhando; outra coisa é sua capacidade de um dia vir a atender as necessidades de 7 bilhões de pessoas, muitas delas querendo satisfazer os desejos atiçados pela propaganda veiculada pelo sistema capitalista”, explicam os analistas.

Vacinação de Idosos

A partir deste sábado quem tiver idade acima de 60 anos devem procurar os postos de saúde ou a Secretaria de Saúde para tomar a vacina contra a gripe. A vacina também é indicada aos pacientes com HIV positivo, baixa imunidade ou com indicações médicas. Quem tem alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo ou mertiolate)” não podem vacinar.

Analise eclesial aponta desafios à evangelização

Segundo padre Joel é preciso investir “em pequenas comunidades territorialmente estabelecidas, com laços de vizinhança geográfica”. Leia mais
Aí esta as nossas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
Acredito que a paróquia que se organiza em CEBs levando em consideração a territorialidade torna-se o braço da Igreja que alcança e acolhe todo o querido e amado povo de Deus.
Torna-se espaço de vivencia fraterna, semente de novas relações na família, na comunidade e na sociedade. Não tenho dúvidas que as CEBs sejam o sonho de Deus.