27 abril, 2009

V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida - Relembrando o que não pode ser esquecido

Por: - Pe. José Oscar Beozzo
Análise do resultado final do V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida: propostas, ênfases e lacunas.

Um Povo que Clama - Uma reflexão sobre a Africa

Assista este vídeo sobre o continente africano e que alerta para a necessidade da cristandade agir com urgência.

Reflexões sobre o apóstolo Paulo marcam dia de espiritualidade dos bispos

“Caminho de Paulo, caminho do Bispo”; “Vida em Cristo, nossas relações com Deus”. Estes foram os temas refletidos pelos 330 bispos que participam da 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que teve seu inicio quarta-feira (22) e vai até dia primeiro em Itaici, Indaiatuba (SP). As reflexões feitas pelo orientador do retiro dos bispos em Itaici, dom Ângelo Domingos Salvador.

Fonte: CNBB

Presidente Lula lança ações para reduzir desigualdades na Amazônia Legal

Em solenidade marcada para as 14 horas , no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus-AM, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrega títulos de regularização fundiária, lança o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade e assina, com os/a governadores/a da Amazônia Legal, o compromisso Mais Amazônia pela Cidadania - cujo objetivo é acelerar a redução das desigualdades na Amazônia Legal até 2010, mediante ações cooperadas entre governos federal, estadual e municipal, com metas de redução do analfabetismo e da mortalidade infantil, de erradicação do sub-registro civil de nascimento e de fortalecimento econômico no meio rural na Região. O presidente do Conselho dos Direitos Humanos das Organizações das Nações Unidas (ONU), o embaixador nigeriano Martin Ihoeghian Uhomoibhi, que está em visita ao Brasil, participa da cerimônia.

Fonte: Destaques do Brasília.Org

Brasil vai ter bibliotecas públicas em todos os municípios até julho

Atualmente, 331 cidade do país ainda não têm qualquer tipo de biblioteca, seja municipal ou em escolas públicas. O Ministério da Cultura estabeleceu julho como prazo para cumprir a meta de ter pelo menos uma biblioteca em cada um dos 5.562 municípios brasileiros. Mais informações

Mato Grosso promete orçamento para combate ao trabalho escravo

Pelo menos em termos de propostas e de compromissos, o combate ao trabalho escravo ganhou terreno no Mato Grosso. No encerramento da Conferência Estadual pelo Trabalho Decente, várias ações e metas voltadas ao enfrentamento do problema foram assumidas no encontro que reuniu setores do poder público, do empresariado e da classe trabalhadora na capital do estado, de 14 a 16 de abril.
Na opinião de Jefferson do Nascimento, da Pastoral da Juventude Rural (PJR) de Terra Nova do Norte (MT), a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001, que determina a expropriação de terras onde houver trabalho escravo, é central. Para ele, esse tipo de punição seria capaz de mexer na estrutura do latifúndio, que está na base da escravidão. "Já soube de muitos casos de trabalho escravo na agricultura familiar?", perguntou o jovem, em tom irônico. Leia na íntegra