28 abril, 2009

Cá Entre Nós


DE TUDO QUE FOI DITO por ocasião do Dia do Contabilista, uma única coisa merece ficar retida: é que a nossa profissão está passando por uma série de transformações, assimilando novas regras, alterando práticas contábeis, para oferecer melhores alternativas de equilíbrio e desenvolvimento às empresas e instituições públicas. E isso é motivo de comemoração, pois rende valorização e reconhecimento.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Onde vai parar tudo isso?

Paulo Vidigal diz: Me pergunto isso constantemente. Vivemos numa cidade na qual um grupo dominante implementa, em doses calculadas, seu modelo de “politicamente correto”. A idéia de cidade “modelo” expõe contradições em várias áreas. A falta de discussões democráticas, o desrespeito à garantia de direitos individuais (lei seca é um exemplo), a peleja na câmara de vereadores pela redução ou não de cargos comissionados, são só alguns exemplos. Mas somos inquietos. Nadamos contra a corrente, pois não nos enquadramos no modelo de perfeição. Talvez porque não somos perfeitos, questionamos a perfeição, se é que ela existe. Nós, os rebeldes, é que não nos enquadramos. Não nos enquadramos porque não achamos correto o uso de passagens aéreas para familiares de deputados, pagos com dinheiro público. Achamos imoral gastar tanto com cargos comissionados enquanto a saúde agoniza. Ou talvez não nos enquadramos porque questionamos obras faraônicas que muito pouco ou quase nada, beneficia a população pobre. O grupo dominante passa com seu trator e avança sem muitos estragos, aproveitando-se de uma sociedade no mínimo apática. E a pergunta resiste: onde vai parar tudo isso? Totalitarismo seria um exagero? Talvez não, afinal já o sentimos. Ainda bem que não nos enquadramos...

Campanha “Ficha Limpa” apresenta balanço de assinaturas coletadas

De acordo com números apresentados, foram recolhidos 644,773 mil assinaturas. Deste total, 77,8% vêm das dioceses e paróquias. “Isso mostra a força social da Igreja e o quanto ela é importante para a sobrevivência desse projeto, dentre outros”, afirma a ex-secretária executiva do MCCE, Suylan Midlej.
A Campanha Ficha Limpa é um projeto de lei de iniciativa popular que visa alterar a Lei Complementar número 64, de 1990, tornando inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância, e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados. Mais informações

Fonte: CNBB Regional Sul II

Senai oferece 20 cursos profissionalizantes gratuitos

Cerca de mil vagas para 20 cursos profissionalizantes gratuitos estão sendo disponibilizadas em Maringá, por meio de um convênio entre o Senai e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Inscrições podem ser feitas na Agência do Trabalhador até quinta-feira (30).
Os cursos oferecidos são o de eletricista predial de baixa tensão, pedreiro, azulejista, pintor de obras, encanador, pintura decorativa, padeiro e confeiteiro, básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade – MR10, mecânico de máquina de costura industrial, programador de risco e corte, modelista em confecção industrial, modelagem informatizada, operador de máquina de costura industrial, programador de torno CNC, torneiro mecânico e soldador.
Os cursos serão ministrados em diversos locais: Senai, Centro Social Urbano, Trabalho de Encaminhamento ao Menor de Maringá, nos centros esportivos do Jardim São Silvestre, Requião e Guaiapó e no Centro Tecnológico de Maringá.

Fonte: JM

Gripe suína: Ministério mobiliza 51 hospitais pelo País, quatro deles do Paraná

Em todo o Brasil, 51 hospitais de referência foram mobilizados pelo Ministério da Saúde (MS) e secretarias municipais e estaduais para atender eventuais casos humanos de gripe suína no Brasil. No Paraná, segundo a relação, quatro estabelecimentos estariam prontos para acompanhar pacientes com suspeita da doença: o Hospital de Clínicas (HC) e o Hospital do Trabalhador (HT), em Curitiba; o Hospital Universitário (HU) de Londrina; e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. O HU de Londrina, que consta da lista do Ministério da Saúde, mas tem a UTI interditada, ainda não confirma atendimento para esse tipo de ocorrência.

Fonte: JM

Comissão divulga dados sobre conflitos no campo no Brasil em 2008

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) apresenta hoje (28) dados sobre conflitos e violência no campo no Brasil em 2008. A divulgação será feita às 15h30, na Vila Kotska, em Itaici, Indaiatuba (SP), onde está sendo realizada a 47ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Antes, haverá entrevista coletiva dos bispos.
Participam da divulgação representantes da nova coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra, eleita no último dia 18, o conselheiro permanente Dom Tomás Balduino, além de outros bispos. Também participará do lançamento o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto Gonçalves.
O número de conflitos no campo teve queda acentuada no ano passado. Os dados mostram ainda que 72% das mortes nesses conflitos ocorreram na Amazônia.

Fonte: Agência Brasil

Sem chuva há 22 dias, bombeiros registram dez focos de incêndio diariamente na região de Maringá


Depois de 22 dias sem chuvas em Maringá, o tempo seco tem facilitado o surgimento de focos de incêndios florestais e em campos de vegetação rasteira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número de ocorrências já é três vezes maior que em todo mês de abril do ano passado. Em média são recebidas dez chamadas por dia no horário de pico que vai de 13h até 17h. Mais informações