30 abril, 2009

Entrevista com Dom Anuar Battisti e padres Nelson Molina e Genivaldo Ubinge

Dom Anuar e os padres Nelso Molina e Genivaldo Ubinge em entrevista a este blog falam sobre a 20ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora da Arquidiocese de Maringá que este ano traz como tema: “Justiça e paz no mundo do trabalho” e o lema “No trabalho, justiça e paz é a gente que faz”.
Segue a entrevista:
Dom Anuar, a grande maioria das dioceses realizam no dia do trabalho, 1º de maio, a Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora. Qual a importância desta Romaria?
Para todos nós é uma oportunidade para criar maior consciencia do valor do trabalho e somar forças na busca e na defesa dos direitos de todos, trabalhadores e trabalhadoras. Dentro da caminhada de fé queremos manifestar a nossa solidariedade com todos os desempregados e desempregadas, descartados do processo pelo qual cada um tem o direito e o dever de ganhar o pão com o suor do próprio rosto. Por isso vamos caminhar juntos no dia do trabalho e em cada dia de nossa vida, sob a proteção de São Jose trabalhador e nos passos de Jesus o filho do carpinteiro, também trabalhador, Caminho, Verdade e Vida.

Pe. Molina, as paróquias Jesus Bom Pastor e Santo Cura D’Ars, ambas da cidade de Paiçandu, assumiram a realização da 20ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora da Arquidiocese de Maringá. Qual a importância deste evento para a cidade?
Para as paróquias Jesus Bom Pastor e Santo Cura d’Ars de Paiçandu, a Romaria tem uma importância extraordinária porque abre suas portas para acolher os romeiros trabalhadores e trabalhadoras de toda a Arquidiocese de Maringá. Queremos como paróquias anfitriãs demonstrar o nosso carinho, nossa alegria e a nossa sensibilidade com o povo trabalhador. A nossa expectativa é muito grande porque envolvemos as pastorais e movimentos e outras organização da sociedade para demonstrar nosso compromisso com a classe trabalhadora.
Paiçandu é uma cidade operária, de pessoas vindas do interior da região sudoeste do Paraná, onde a maioria levanta muito cedo para ganhar o seu pão em Maringá e muitos enfrentam lotação, ciclovia e demais meios de transporte buscando garantir o seu sustento, mas é um povo que acredita na vida de comunidade e apostam na comunhão fraterna. Portanto é um povo sofrido, mas é uma Igreja viva que quer acolher os romeiros para celebrar junto o dia do trabalhador e trabalhadora. São José Operário intercedei pelos romeiros e trabalhadores.


Pe. Genivaldo, qual será a reflexão da 20ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora, o horário e o local de acolhida?
Nossa reflexão nesta 20ª Romaria tem dois pontos principais, as inseguranças e apreensões dos trabalhadores e trabalhadoras, seus lamentos e reivindicações, num primeiro momento e os caminhos que o Jesus nos aponta de Justiça e Paz. A inspiração, como se vê, é a CF2009 e também a narrativa evangélica da multiplicação dos pães (Marcos 6,34-44). Esses pontos marcam as duas paradas da caminhada. Na primeira - 13h30 no centro de Eventos Av. Ivai, Paiçandu - Jesus desafias os discípulos a escutar e conhecer os lamentos e dores da multidão convida a ver na multidão, as pessoas, com suas histórias de sofrimento, cansaço e abatimento. Aqui parecem diversas situações de injustiças e, por conseguinte, inseguranças dos trabalhadores e trabalhadoras: pais e mães que se sentem inseguros de como estão seus filhos enquanto eles estão no trabalho, pois não há creche para todas as crianças e tem aquelas que estudam, mas ficam meio período expostas, é o lamento da falta de programas de contraturno; o lamento da mãe de detento que não consegue ver seu filho conseguir emprego, marcando pela passagem na detenção; o lamento da moradora que sente a falta de passarelas e demais infraenstruras na cidade; o lamento do agricultor que ressente falta de política de preço e crédito e à merce de empresas multinacionais, etc... São muitos. Mas na verdade têm uma raiz comum "a espoliação pelo lucro e ambição do capital", ou seja, a sociedade construída num sistema de egoísmo e competição, que prega a maximação do lucro em detrimento da pessoa. Inicia-se a caminhada, nela as pessoas são convidadas a descobrir os pães que elas têm as experiências de conquistas e condições de vida melhor que são frutos da organização e associação das pessoas. Serão os "cinco pães e dois peixes", que partilhados são multiplicados por Jesus para alimentar a vida e esperanças dos trabalhadores. Aqui se recolhe os pães que a pessoas trouxeram para a Romaria para a partilha. Tendo todos partilhado da vida e pão, caminhamos para a Escola Milton Santos e ali rezamos a Santa Missa presidida por D. Anuar.
Como se vê, partilhando nossas inseguranças e medos, intuindo sua raiz comum, descobriremos nossos dons e forças, a organização como caminho para paz e justiça no mundo de trabalho.

Carta de Genebra pede defesa dos direitos quilombolas

Durante a Conferência Revisão de Durban, realizada em Genebra, Suíça, entre 20 e 24 de abril, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas (Conaq) divulgou carta à opinião pública denunciando tentativas de derrubar leis que garantem direitos aos quilombolas no Brasil e também as agressões físicas que sofrem além de toda a sorte de violência.

Amanhã: Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora em Paiçandu - Arquidiocese de Maringá

Campanha da Fraternidade pauta Romaria do Trabalhador na arquidiocese de Maringá
A Romaria do trabalhador e da Trabalhadora é, desde 1989, o modo como a Igreja Católica celebra o 1º de Maio. O dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Este dia de memória das lutas empreendidas pela classe operária em busca de melhores condições de vida e trabalho. Sua celebração está ligada aos acontecimentos de Chicago, no ano de 1886, quando trabalhadores que reivindicavam redução da carga horária foram mortos.
No ano de 1955 o papa Pio XII transferiu a festa de São José Operário que era celebrada no mês de Abril para o dia 1º de Maio, para marcar a presença do operariado católico e endossar sua participação nestas lutas. Aliás, a Igreja, depois de um momento de oscilação no começo, empenhou-se bastante na chamada questão operária. A arquidiocese de Maringá, desde seu início, ajudou na organização de sindicatos rurais, associações e interveio nas greves.
Em meados de 80 iniciou com outra organização uma manifestação de 1º Maio, e em 1989 essa manifestação assumiu o caráter de Romaria. Como padre, considero a Romaria do Trabalhador um espaço importante para nossa Igreja e região. Pois é uma das poucas celebrações de 1º de Maio que guarda sua inspiração inicial. Para a Igreja é um espaço de visibilidade para sua ação social. Anima a caminhada e ajuda a conscientizar as pessoas.
A 20ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora da arquidiocese de Maringá será realizada no município de em Paiçandu e tem por Lema: No trabalho, Justiça e Paz é a gente que faz! O objetivo é “celebrar e refletir sobre as inseguranças no mundo trabalho, os lamentos dos trabalhadores nesta questão e apresentar as organizações de trabalhadores que dá esperança e contribui para a conquista de melhores condições de vida e trabalho” explica o padre Genivaldo Ubinge, um dos coordenadores da Romaria.
Programação: Dia 1º de Maio
13h30 - Centro de Eventos de Paiçandu, Av. Ivaí
Concentração, acolhida e oração inicial (depoimentos das inseguranças e “lamentos” do trabalhador)
14h - Saída para caminhada
15h – Parada próximo ao muro da Penitenciária Estadual de Maringá (depoimentos das conquistas dos trabalhadores pela ação coletiva; Partilha do Pão - enfoque para as organizações e associações de trabalhadores);
16h – Escola Milton Santos (Santa Missa presidida pelo arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti).

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Kaloré e Marumbi recebem dom Anuar Battisti

No sábado, 02, o arcebispo de Maringá dará início a mais uma visita Pastoral. Desta vez será em Kaloré e Marumbi. Dom Anuar Battisti cumprirá uma agenda repleta de compromissos pastorais, entre eles: visitas a escolas, hospitais, câmara de vereadores, prefeitura, cadeia, empresas e Vila Rural. Além disso, dom Anuar terá momentos reservados para atender as lideranças da Igreja Católica de Kaloré e Marumbi.
A visita pastoral do arcebispo de Maringá se encerra no dia 17 de maio.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

A trajetória de Dom Jaime Luiz Coelho vai virar documentário

“Jaime: Uma História de Fé e Empreendedorismo” será lançado no dia 24 de julho, no Teatro Calil Haddad. O trabalho, produzido, roteirizado e dirigido pelo jornalista Everton Barbosa, reunirá imagens de arquivo e entrevistas do e sobre o biografado, considerado uma das figuras mais importantes do município. Após o lançamento, cópias do filme serão distribuídas gratuitamente em escolas e paróquias e outras serão comercializadas. Leia na íntegra

“O salário que vós deixastes de pagar está gritando e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor” (Tg 5,4)

Mensagem para o Dia do Trabalhador e Trabadora
Ao celebrar o Dia do Trabalhador, a CNBB confirma seu compromisso em favor dos direitos sociais do povo. Leia na Íntegra

Conferência de Segurança Pública

Está em processo de organização a Conferência Nacional de Segurança Pública. A etapa municipal já está em vigor . Em Maringá, somente ontem, 28, saiu no site da prefeitura a divulgação da etapa municipal no próximo dia 06 de maio, 14 horas, no auditório do Bl. 07 - no Cesumar.
"Entretanto é uma ação de interesse público e nos cabe como Conselho, pessoas e entidades garantir este debate em nossa cidade, onde a violência cresceu assustadoramente nos últimos anos, associada e não ao uso de drogas" explica Silvana Borges - Padeq/UEM - Comad.
Vejam aqui texto base da 1ª Cibseg