05 maio, 2009

Cá Entre Nós


OS JUROS PRATICADOS no Brasil estão finalmente chegando a um nível civilizado. Pelo menos a taxa básica, a Selic: depois do último corte do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, saímos da posição de país com a taxa real mais alta do mundo; e, na próxima redução, esperamos registrar a taxa de um dígito. Ufa! Nossa expectativa também é que juros baixos venham a ser instrumento efetivo do nosso desenvolvimento, beneficiando as empresas e as pessoas que precisam, pois as taxas de mercado continuam absurdas – inclusive nos bancos oficiais.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

A votação do Projeto Portal de Transparência do Municipio de Maringá foi adiada

A votação do projeto de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) que trata da criação do Portal da Transparência do Município de Maringá foi adiada, de hoje (5), para a próxima terça-feira (12). A proposta tramita na Câmara desde 17 de julho de 2008 e sua apresentação para votação coincidiu com o anúncio do lançamento de novos serviços na página da Internet que a Prefeitura denomina de Portal da Transparência.
De acordo com o chefe do gabinete do prefeito, Ulisses Maia, o site que será lançado pelo município não possui itens que constam no projeto do vereador, e vice-versa. A decisão de adiar a votação foi tomada pelo vereador Humberto Henrique para evitar que o projeto fosse aprovado apresentando algum item que precise, mais tarde, ser corrigido ou adicionado.Ficou acordado que a iniciativa da Prefeitura será somada ao projeto do vereador, que iniciou a tramitação dois meses antes de os candidatos a prefeito assinarem um compromisso de transparência com a Sociedade Eticamente Responsável (SER). “Vamos também incluir a assinatura de todos os vereadores e transformar este projeto em uma iniciativa da Câmara Municipal de Maringá”, informa o vereador. Leia mais

Nota de Repúdio*

A Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS, a Escola de Teologia de Cristãos e Cristãs e o Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá – CALLM, vem através desta, demonstrar publicamente repúdio aos vereadores que votaram contra o projeto de lei que sugere a redução do número de cargos comissionados na Câmara Legislativa de Maringá.
A Comissão de Reestruturação Orgânica realizou um estudo no qual observou-se 22 cargos em excesso, entretanto este mesmo estudo foi aprofundado pelos propositores do referido projeto de lei resultando na possibilidade real do corte de 73 cargos. A aprovação e a efetivação deste projeto permitiriam uma economia salutar de R$ 3.521.991,18 aos cofres públicos para serem reinvestidos em outras políticas que necessitam desses recursos para a melhor qualidade de vida dos nossos maringaenses.
Portanto, as organizações supracitadas repudiam veemente a votação que se deu na última sessão ordinária da Câmara Legislativa de Maringá, juntamente com as falas equivocadas e desencontradas de alguns parlamentares que se referiram àquela Casa de Leis como “empresa” e se referiram aos vereadores mandatários como “os quinze donos”.
A Câmara Municipal é uma das principais células da democracia e da cidadania. Como se expressa o Juiz de Direito Herkenhoff, “jamais um mandato de um vereador pode ser considerado um emprego. Não é um emprego, é um serviço à comunidade”. Os seus vereadores são honrosamente os depositários da confiança de cidadãos e cidadãs que os escolheram através do voto para serem seus representantes no Poder Legislativo, e como contribuintes pagam assim os vencimentos desses vereadores. Portanto, àquela respeitosa Casa de Leis pertence a todo o povo maringaense.
Diante do ocorrido, a comunidade cristã representada pelas organizações citadas acima, lamentam e expressam a indignação com o posicionamento desses vereadores que colocam em xeque a democracia. O resultado da votação do projeto representou uma demonstração de insensibilidade e de falta de sintonia entre as decisões políticas e o clamor popular. A voz do povo mais uma vez foi ignorada, causando profundo desagrado e vergonha aos cidadãos maringaenses.
Estes são os vereadores que votaram contra os interesses do povo maringaense, a saber: Bravin; Dr. Heine Macieira; Dr. Paulo Soni; Dr. Sabóia; Evandro Jr.; John; Luis do Postinho; Wellington Andrade e Zebrão.

* Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS; Escola de Teologia de Cristãos e Cristãs; Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá – CALLM


SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Lula e as causas de Pedro Casaldáliga

"Se você vir o Lula, insista na integração da América Latina". A mensagem ao carismático presidente do Brasil foi enviada, há poucos dias, por Pedro Casaldáliga, por meio do ministro do Desenvolvimento do país, Patrus Ananias, que em várias ocasiões foi ver o bispo catalão em São Félix.
Aproveitar a ocasião histórica de que vários países latino-americanos têm governos democráticos com presidentes de ideologias próximas para conseguir uma maior integração da América Latina se converteu em outra das causas de Pedro, segundo conta R. Valle, no jornal Nueva España, republicado pelo sítio Religión Digital, 03-05-09. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Leia aqui

Em defesa da Reforma Agraria em Minas Gerais e no Brasil

Documento destinado às autoridades federais, estaduais e Municipais
Seminario de entidades e personalidades de Minas Gerais , defendem pontos para realização da reforma agraria em Minas e no país. Leia aqui

Câmara vota criação do Portal da Transparência do Município de Maringá

Projeto é destaque na pauta desta terça-feira; o vereador Humberto Henrique (PT) propõe a divulgação de informações na Internet para ajudar as pessoas a acompanhar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público.
Que tal ter acesso a planilha que define o valor da passagem do transporte coletivo? Já imaginou saber o valor gasto pelo município com aquela publicidade que passou na TV? Quantos são os cargos contratados sem concurso público na Prefeitura? Para o cidadão comum, e até autoridades, obter a resposta dessas e outras simples perguntas, o caminho é burocrático e, na maioria das vezes, demorado. Mas essa dificuldade pode acabar com a aprovação do projeto de lei 11.139/2009, de autoria do vereador Humberto Henrique (PT), que trata da criação do Portal da Transparência do Município de Maringá. ... Leia mais...

Idosos tem até sexta-feira para se vacinar contra gripe

As pessoas com 60 anos ou mais que ainda não tomaram a vacina contra a gripe, podem procurar os postos de saúde do município ou a Secretaria de Saúde até esta sexta-feira (8). Quemnão não puder comparecer ao posto, pode solicitar a equipe do Programa Saúde da Família que irá na residência.

Lançamento CCJ - O Divino no Jovem

Clique na imagem para ampliar e veja como adquirir