19 maio, 2009

Ruralistas iniciam sua maior ofensiva contra leis ambientais

Artigo de Maurício Thuswohl
Seja por intermédio de suas bancadas na Câmara e no Senado ou através de suas entidades de classe, os setores ligados ao agronegócio e às obras de infra-estrutura estão mobilizados de Norte a Sul para reverter pontos da legislação ambiental por eles considerados como um entrave ao desenvolvimento produtivo do país.
Ao que tudo indica, os últimos 18 meses do governo Lula serão marcados por uma forte ofensiva ruralista contra os avanços conquistados pelo Brasil em sua política ambiental. Leia mais

Cá Entre Nós


AINDA NÃO ENTRARAM em vigor, mas estão causando polêmica as novas regras para a poupança. Mais porque o governo mexeu em uma instituição que já sofreu um trauma brutal – confisco no governo Collor – e alguns acham que ela deveria ser imexível. A verdade é que nada está livre de mudanças e essas atingem apenas uma minoria de poupadores. Vamos pensar nos aspectos positivos: a taxa básica de juros, a Selic, vai poder continuar caindo, sem afugentar os grandes investidores, inserindo e mantendo o Brasil em um regime civilizado de juros, abrindo perspectivas para o financiamento da produtividade em larga escala, criando condições, enfim, para que mais brasileiros possam poupar.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Conheça a tradição do Divino

Clique aqui e conheça a tradição do Divino na região do Rio Guapore

Curso online sobre o Documento de Aparecida será ministrado em Santos

A diocese de Santos (SP) e a Universidade Católica de Santos (UniSantos) promovem o curso de extensão online “Documento de Aparecida: Formação Pastoral”.
O curso tem a duração de 40 horas (cerca de seis semanas), iniciando no dia 10 de junho e será oferecido totalmente pela Internet, com a assessoria permanente de tutores especializados.
O publico alvo deste curso são os agentes de pastorais da Igreja Católica, diáconos permanentes, seminaristas, religiosos, assessores eclesiásticos e leigos que tenham interesse em conhecer o Documento de Aparecida e se preparar para participar da Missão Continental.
Mais informações e inscrições, acesse: http://ead.unisantos.br/extensao.php

Curso

CURSO - A DINÂMICA DAS CRISES DO CAPITAL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Prof. José Martins - Universidade Federal de Alagoas, editor da Crítica Semanal de Economia
DIAS
- 22 (sexta-feira), das 19:30 às 22:30
- 23 (sábado) das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30
LOCAL: Auditório da ADUEM
INSCRIÇÕES PARA CERTIFICADO: R$ 10,00 (abrir Guia de Recolhimento na página da UEM com o código 2138).
LEITURA DE TEXTO PREPARATÓRIO: Quarta-Feira, dia 20, às 18 horas, na sala 07 do bloco H-35 da UEM. O texto pode ser encontrado em pdf na página do Espaço Marx (espacomarx. org.br) ou aqui.

"Comparo o projeto da transposição a um computador cheio de vírus", Dom Cappio

Brasil de Fato entrevistou Dom Luiz Flávio Cappio que no dia 9 de maio recebeu o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, da Fundação Kant, na cidade de Freiburg, Alemanha.

Jornada de oração pela Igreja na República Popular da China

No próximo domingo, dia 24 de maio, todos somos convocados pelo Santo Padre Bento XVI a participar da jornada de oração pela Igreja na República Popular da China. Esta data foi definida pelo papa em sua carta dirigida aos católicos daquele país em maio de 2007. Solicito, pois, de Vossas Excelências, o empenho no atendimento a este apelo do Santo Padre motivando as comunidades de suas respectivas dioceses a se unirem em prece, no próximo final de semana, em favor do sofrido povo da República Popular da China.

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana Presidente da CNBB

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Mulher e Trabalho

O Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores de Maringá promove a amanhã (20) Palestra/Debate na sede do PT com o Tema: Mulher e Trabalho, as 19h30m.

Prefeitura dificulta acesso à informações

O mal uso do "poder"
A prefeitura da cidade de Maringá esta dificultando o acesso à informações à servidores que respondem proceso administrativo. Paulo Vidigal questiona: Será que teremos que recorrer à justiça para ter garantido o direito de defesa? Onde está a transparência nessa atitude?

Dia Mundial das Hepatites


Hoje é o Dia Mundial das Hepatites. A data serve para alertar sobre a importância da prevenção e estimular a realização de exames que fazem o diagnóstico dos vírus. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que no Brasil, uma em cada 30 pessoas pode estar infectada pelos vírus causadores das hepatites B e C. No País, cerca de 4 milhões de pessoas podem estar infectadas com o vírus da hepatite C e 2 milhões com o vírus B, sendo que mais de 95% ainda desconhecem que estão doentes e podem conviver com sérias complicações hepáticas. Leia na íntegra

Atriz Regina Duarte defende o agronegócio

É a burguesia defendendo a burguesia
Regina Duarte lembrou da que esteve em Dourados há mais de vinte anos e que hoje pode notar a força do agronegócio. A atriz também disse que voltou a sentir medo e preocupação com o desrespeito aos produtores. Se referindo a possível criação de reservas tanto para índios quanto para quilombolas, no Estado.

A readequação do Estado aos interesses do capital.O crescimento da pobreza e da fome no mundo

O texto trata a questão do Estado no âmbito das transformações neoliberais. Toma como tema enredo a pobreza e a fome no mundo, e as readequações do Estado para servir ao capital... e produzir mais pobreza e fome. Leia aqui

Posição do MST sobre a inclusão de acampados no Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou ontem que incluiu mais 382 mil famílias na lista de pagamento de benefícios do Bolsa-Família. Em agosto outras 550 mil serão acrescentadas à lista. Trata-se da primeira etapa de um plano que visa a estender o programa a 1,8 milhão de novas famílias até o final de 2010. Com isso, a lista de pagamento passaria dos atuais 11,1 milhões de famílias para 12,9 milhões.
De acordo com assessores do ministério, as prefeituras receberam orientação para ir atrás das pessoas em situação de maior risco, sob o ponto de vista da segurança alimentar. Isso inclui moradores de rua, populações quilombolas e grupos indígenas e também inclui a população de acampamentos da reforma agrária.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terrra – MST, divulgou ontem a seguinte nota:
1- Defendemos todas as políticas públicas que contribuam para resolver os problemas emergenciais das famílias de trabalhadores pobres do campo e da cidade, como a cesta básica e o programa Bolsa Família.
2- No entanto, consideramos insuficientes essas políticas assistencialistas, que são limitadas e não resolvem os problemas estruturais da sociedade brasileira, como a terra, educação, saúde e habitação.
3- Defendemos o assentamento imediato de todos os acampados e a atualização dos índices de produtividade como medidas emergenciais para resolver os problemas das famílias que vivem na beira de estradas em todo o país.
4- Somos contrários às políticas do governo para ajudar os bancos e grandes empresas diante da crise econômica mundial, que vai piorar as condições de vida de todos os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.
5- A solução para os trabalhadores rurais é a realização de uma Reforma Agrária Popular e um programa de agroindústrias em todas as cooperativas de assentamentos, para garantir a produção de alimentos para toda a população e a geração de renda para as famílias assentadas.

Despejo de 04 acampamentos de Sem Terra do MST no Sul de MG

Vendo as fotos do despejo abaixo me veio na lembraça a musica pra não dizer que não falei das flores: Há soldados armados Amados ou não, quase todos perdidos, de armas na mão, nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição: De morrer pela pátria e viver sem razão...
A polícia destruiu muitas plantações com patrola, trator, incendiando lavouras.
Mataram cães das famílias Sem Terra com tiros.
Muitas crianças entregaram flores para os policiais e mostraram cartazes pedindo
paz e apenas um pedacinho de terra.
Leia aqui a nota da CPT de Minas Gerais à imprensa e à sociedade