27 maio, 2009

Em Maringá, cristãos rezam por unidade

Por causa da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009, na região de Maringá várias atividades estão sendo realizadas em determinadas igrejas cristãs. Hoje, quarta-feira, teve celebração às 20h na Paróquia São Silvestre. Amanhã, 28, o local do encontro ecumênico será a Igreja Presbiteriana de Marialva, também às 20h. Já na Sexta-feira, está agendado para às 20h na Igreja Matriz de Nova Esperança. E no Sábado, o encerramento se dará às 19h na paróquia Santo Antônio.
Homilias:
Dia 27 – Pastor André - Igreja Presbiteriana do Brasil
Dia 28 – Padre Rildo – Igreja Católica Apostólica Romana
Dia 29 – Pastor Steve
Dia 30 – Pastora Sirlene - Igreja Luterana
Leia mais no Brasil.
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs realiza até domingo, dia de Pentecostes, a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009. O objetivo é tentar fazer com que as comunidades cristãs caminhem para a reconciliação. Além das denominações que Integram o Conic, como a Igreja Católica, participam das atividades as igrejas Batista, Assembleia de Deus, Metodista e Sara Nossa Terra.
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1483

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

A Justiça é cega mas a injustiça podemos ver



Projeto do Executivo causa indignação aos Servidores da Saúde na cidade de Maringá. Veja porque

Seminário Movimentos Sociais em Francisco Beltrão

Clique na imagem para ampliar e obter informações

Projeto do Portal da Transparência do Vereador Humberto Henrique desperta interesse

O projeto do vereador Humberto Henrique (PT) que trata do Portal da Transparência despertou o interesse de parlamentares das cidades de Nova Esperança e Arapongas. Protocolada em junho do ano passado, a matéria continua em tramitação na Câmara e deverá ser votada até julho. Leia mais

Povo protesta contra o Contorno Norte - cidade de Maringá-PR

Os moradores e comerciantes do conjunto Hermann Moraes Barros, Jardim Copacabana e região vão fazer um protesto dia 6 contra as obras do Contorno Norte que irá fechar a avenida São Judas Tadeu por falta de contrução de um viaduto. Eles alegam que vai complicar o trânsito, causar grande prejuízo e gerar acidentes com morte. Quem sabe por um "milagre" o autoritário prefeito de Maringá que nunca foi capaz dessa vez ouça o clamor do povo.

Assembléia Geral da Comissão Nacional de Diáconos

A Assembléia será realizada em Itaici, Indaiatuba/SP, de 07 a 10 de abril de 2011 com o tema: “A Identidade do SER Diaconal", como sub-tema: “A Palavra de Deus gerando Comunhão Eclesial”, e como lema: “Um só corpo, um só Espírito, uma só esperança” (cf, Ef 4,4). A Enap, com auxílio do Assessor, irá criar subsídios que serão enviados para reflexão nos Encontros Inter-regionais, em preparação à Assembléia Geral.
Fonte: CNBB Regional Sul II

Os católicos devem deixar de ser apenas "colaboradores dos padres"

O papa Bento XVI pediu:
- "grupos missionários" em seus locais de trabalho;
- chamou a atenção para o sofrimento das novas gerações com o "enfraquecimento das relações pessoais";
- os católicos devem deixar de ser apenas "colaboradores dos padres".

Nova edição de O PORTA_VOZ

Está no ar a nova edição do jornal on line "O PORTA-VOZ"
Leia nesta edição:
"PIRATAS, ONTEM E HOJE " de Frei Betto, "QUANDO O CÉU CASA COM A TERRA" de Leonardo Boff, " INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA " de Maria Clara Bingemer, "SOMOS TODOS DIVINOS " de Marcelo Barros , "NA TERRA SANTA, PAPA NÃO FICOU EM CIMA DOS MUROS ISRAELENSES" de Juracy Andrade,"SAUDADE" de Goretti Santos, "DE PESSOAS E ÁRVORES" de Assuero Gomes ,"REGRAS E LEIS: VOCÊ SEGUE? " de Rejane Menezes e o novo livro de Frei Betto "DIÁRIO DE FERNANDO".
Na coluna de cinema Rossana Menezes escreve sobre "STAR TRACK ". Em Dicas Literárias leia os comentários sobre o debate realizado pela Revista de História da Biblioteca Nacional realiza sobre herói negro JOÃO CANDIDO FELISBERTO com O professor de História da UFRRJ, Álvaro Nascimento e o professor de História da UERJ, Marco Morel. http://www.edite.com.br/portavoz.htm

Campanha pelo petróleo para Capital Carioca

A presença de cerca de seis mil militantes consolidou a unidade de setores distintos da esquerda na luta pela retomada do monopólio estatal. Leia na íntegra

"Negros e Alvos” apresenta o "monstro" do Racismo

Marcio Zonta, de São Paulo
“È necessário escancarar esse monstro”. A afirmação parte de Monahyr Campos ao definir o que o motivou a escrever a peça “Negros e Alvos” que está em cartaz em São Paulo. O monstro ao qual se refere é o preconceito, que segundo ele eterniza toda a exclusão a que o negro brasileiro está submetido até os dias de hoje, inclusive utilizado pela elite brasileira como estratégia.
Por isso, sensibilizar o público, propor uma reflexão mais aprofundada sobre os aspectos do racismo que geralmente são ignorados pela população em geral é também premissa do espetáculo, abordando “os efeitos psíquicos da exclusão racial e do preconceito internalizado no inconsciente coletivo, além, principalmente de tentar destituir o mito que no Brasil não existe racismo", declara Monahyr.
Numa estética artística que mescla dança contemporânea com a dramaturgia da peça, além do musical presente em vários momentos do ato, as situações decorrem perpassando as relações familiares, religiosas e racista existente no seio da sociedade.
Alienação
No entanto, enganam-se aqueles que pensam que a abordagem da peça traz a imagem do negro na pobreza, miséria e exploração, justamente porque pesquisando ritmos tradicionais brasileiros há uns dez anos, visitando alguns quilombos e convivendo muito com ativistas da causa negra, Monahyr compilou material, entrevistas e observações de campo e chegou a uma conclusão que traça as características do ator principal: um jovem negro, formado em psicologia numa boa universidade, porém alienado do conhecimento de suas origens.
Com esse aspecto almejado para a peça, acompanhada pela reportagem em sua pré-estréia, mostra-se que muitas vezes os negros seguem preceitos e hábitos de vida dos brancos sem perceberam o quão isso afeta negativamente na propagação e preservação de sua cultura e religião.
Fomentando, assim, uma reflexão aos espectadores de que o negro de qualquer classe social pode viver imbuído num preconceito corriqueiro e quase sem notar os acontecimentos do dia-dia. Monahyr explica, “Em nossas pesquisas de campo, percebemos um detalhe impressionante: exceto os negros engajados na causa negra, nenhum dos entrevistados começou a conversa assumindo ter sido vítima de algum exemplo de preconceito racial. Depois de, em média, uns dez minutos, as pessoas iam, gradativamente se lembrando de casos escabrosos”.
Monahyr conclui, “vale a pena assistir, pois, o espetáculo antes de tudo é uma peça de teatro sensível, divertida e emocionante”.

Cá Entre Nós


NÃO PODERIAM DEIXAR de impressionar os números da Brasil Foods S.A., gigante que nasce do casamento da Perdigão com a Sadia: faturamento líquido de R$ 25 bilhões devendo chegar a R$ 30 bilhões ainda este ano; maior empregador do país com 116 mil funcionários; responde por aproximadamente 80% do mercado brasileiro de produtos congelados; vende para mais de cem países, tornando-se o quinto maior exportador brasileiro, atrás apenas da Bunge, Embraer, Vale e Petrobrás... Resta saber se a fusão vai ser benéfica ao desenvolvimento do Brasil: se não vai agravar o quadro de desemprego com mais demissões e prejudicar a concorrência no setor, num instante em que esperamos a abertura de perspectivas para os pequenos e microempreendedores... São alguns dos questionamentos.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR