18 junho, 2009

Por dom Anuar: Existe uma dor semelhante?

Como em outras ocasiões, acompanhei na semana passada, uma família que repentinamente, perdeu a primeira filhinha, a primeira neta, a primeira bisneta, de apenas sete meses. Uma experiência que corta o coração, por um sentimento que nenhuma razão humana pode explicar. Para os pais, que colhiam o fruto do amor cultivado há anos e viam a Laurinha que se tornava, cada dia, mais linda e alegre, que a cada momento se tornava a razão do viver, que não viam a hora para voltar do trabalho e poder brincar, rir, fazer careta, ter nos braços aquela criaturinha tão frágil, mas tremendamente carregada de afeto e alegria sem medida. Tudo terminou de repente. Inexplicavelmente ela dormiu e dormindo partiu para o paraíso. Como disse a avó: Deus queria ela pertinho dele e não de nós. ...continue lendo...

Festa Junina do PT Cidade de Maringá


Além da Festa Junina haverá:
- Lançamento do Jornal do Deputado Enio Verri
- Debate para as mulheres, tema "Mulher na vida Privada: Divisão de Tarefas", organizado pelo setorial de mulheres
- Lançamento do livro "Da Arte de Votar e Ser Votado", de Reginaldo Benedito Dias
Amanhã, 19 de junho, a partir das 19h30, na sede do partido
Rua Caramuru, 490 - Zona 06 (atrás do Colégio Gerardo Braga)
Tel: 3031-8313

Arquidiocese de Maringá uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida

Notícias da Igreja
Ano Sacerdotal

O lançamento do Ano Sacerdotal na arquidiocese de Maringá será amanhã, sexta-feira, 19, às 8h na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Todos os padres da arquidiocese estarão presentes. Após a Santa Missa, haverá uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. A comunidade é convidada a participar.
Assista: http://www.youtube.com/watch?v=l6drXLI_Mf0
Saiba mais sobre o Ano Sacerdotal: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/?tac=958
Teologia Paulina
A Escola de Teologia para Cristãos Leigos da Arquidiocese de Maringá promove seminário sobre teologia paulina, com o Frei Valmor da Silva. Será no próximo fim de semana. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3246 58 43.
Ordenação Presbiteral
Ordenação presbiteral do diácono Luiz Carlos Francisco Targino. Dia 27 de junho, sábado, às 19h no Ginásio de esportes de São Pedro do Ivaí.
Curso Pastoral Familiar
No próximo sábado, 20, haverá a quarta e última etapa do curso presencial da pastoral familiar com o tema “Casos especiais”. A formação será feita na paróquia São Mateus Apóstolo. Outras informações pelo telefone 3267 2001.
Viver Com Maria
O professor doutor Luiz Alexandre Rossi lança no próximo dia 23, terça-feira, o livro VIVER COM MARIA. “A espiritualidade de Maria nos impulsiona a viver com mais qualidade de vida e a vencer as contradições do cotidiano” diz o professor. O lançamento será no Centro Pastoral da Catedral, sala Nossa Senhora Aparecida, às 20h. Avenida Duque de Caxias, 51, esquina com a avenida Tiradentes.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Na cidade de Maringá passeata marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil


12 de junho é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, na cidade de Maringá amanhã (19) no periodo da manhã acontece uma passeata com estudantes. A saída será as 9 horas em frente ao portão do Parque do Ingá e a concentração defronte a Catedral as 9h30. Mais informações

Arquidiocese de Maringá - Transferência de padres

Arquidiocese de Maringá comunica:
Em consonância com o Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Maringá, as transferências de padres para 2009 são as que seguem no quadro abaixo. De acordo com o arcebispo Dom Anuar Battisti, a arquidiocese é orientada a transferir os padres a cada 6 anos de atividade paroquial. Para atender às necessidades de evangelização, as seguintes transferências deverão ser efetivadas nos meses de julho e agosto de 2009. As datas das posses ainda não foram definidas.

· Padre Jair Presinate, vigário paroquial da paróquia São Francisco de Assis será administrador paroquial da paróquia Divino Espírito Santo.

· Padre Ivaldir Camaroti dos Reis, paróquia Bom Pastor em Mandaguari, assume a paróquia Santa Joaquina de Vedruna em Maringá.

· Padre Israel Zago, pároco da paróquia São Mateus Apóstolo em Maringá, será pároco da Santa Izabel de Portugal, Maringá.

· Padre Cícero Dantas de Freitas será transferido da paróquia São Pedro Apóstolo de Inajá, para a paróquia Senhor Bom Jesus em Marumbi.

· Padre Zenildo Megiatto, pároco da paróquia São Pedro Apóstolo no município de São Pedro do Ivaí, vai para a paróquia Bom Pastor em Mandaguari

· Padre Genivaldo Ubinge, hoje vigário nas duas paróquias de Paiçandu, passa a ser administrador paroquial da paróquia Jesus Bom Pastor, no mesmo município.

· O padre Obelino Silva de Almeida, que encerra missão em Guajará-Mirim, Rondônia, volta ao Paraná e deverá auxiliar as paróquias em Paiçandu.

· Padre Bruno Elizeu Versari deixa a paróquia Santa Isabel de Portugal e assume a paróquia Santa Maria Goretti.

· Padre Nelson Molina, paróquia Jesus Bom Pastor de Paiçandu, será pároco da paróquia São Pedro Apóstolo em São Pedro do Ivaí.

· Diácono Claudenir Bernardino de Matos, que será ordenado padre no dia 10 de julho, assume como administrador na paróquia São Mateus Apóstolo, Maringá.

· Padre Sidney Fabril, atual pároco da paróquia Santa Joaquina de Vedruna, passa a ser vigário na São Mateus Apóstolo.

· Monsenhor Orivaldo Robles, pároco da Santa Maria Goretti, será transferido para a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória como vigário.

· Diácono Paulo Felipe dos Santos, que será ordenado padre no dia 17 de julho, assume como administrador na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Maringá.

· Padre Altair Ciarallo, hoje na paróquia Nossa Senhora Aparecida, será pároco da paróquia Nossa Senhora do Rocio em Ivatuba.

· O diácono Luiz Carlos Targino, que será ordenado padre no dia 27 de junho, irá para a paróquia São Francisco de Assis em Maringá, como vigário.

· Padre Onildo Luiz Gorla Junior, atualmente vigário da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, será vigário na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Marialva.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

CCJ do Senado rejeita emenda sobre redução da maioridade penal


Foi rejeitada, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a emenda do senador Magno Malta (PR-ES) que estabelece imputabilidade penal a todos menores de 18 anos que praticarem crime hediondo - Emenda nº 2, do senador Magno Malta (PR-ES), à proposta de emenda à Constituição (PEC) 20/99... Leia mais...

STF declara inconstitucional obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu dia 17, por oito votos a um, que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil.
Todos os ministros presentes concordaram, com exceção do ministro Marco Aurélio Mello. Os ministros Menezes Direito e Joaquim Barbosa não participaram do julgamento.
"Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra", afirmou o ministro Ayres Britto.
O ministro Cezar Peluso disse que experiências de outros países demonstram que o jornalismo sempre pôde ser bem exercido sem qualquer exigência de formação universitária. "Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica", afirmou.
O parecer do Ministério Público Federal também foi pela não obrigatoriedade do diploma . O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que isso evitaria os obstáculos à livre expressão garantida pela Constituição Federal.
Vencido no julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o jornalista deveria “ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”.

Preconceito atinge 99,3% do ambiente escolar no Brasil

Pesquisa realizada em 501 escolas públicas de todo o país, baseada em entrevistas com mais de 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários, revelou que 99,3% dessas pessoas demonstram algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a portadores de necessidades especiais, gênero, geração, orientação sexual ou territorial. O estudo, divulgado nesta quarta (17), em São Paulo, e pioneiro no Brasil, foi realizado com o objetivo de dar subsídios para a criação de ações que transformem a escola em um ambiente de promoção da diversidade e do respeito às diferenças. Leia mais

Novo Enem

O sistema de inscrição ao novo Enem 2009 recebeu 746.569 visitantes em números absolutos, dado que desconsidera as visitas repetidas, até às 24h desta terça-feira (16). Segundo o Inep, os acessos partiram de 55 países. Se considerados todos os acessos, o número de visitas chega a 1.088.088, durante o mesmo período. No Brasil, o sistema de inscrições ao Enem 2009 foi acessado por quase 300 cidades diferentes, oriundas das cinco regiões do País.
Depois dos brasileiros, que registraram 1.083.313 de visitas ao todo, os norte-americanos ficaram em segundo lugar no número de acessos, contabilizaram 3.281. Em seguida, os franceses, com 345 visitantes. El Salvador e Argentina são os países que aparecem logo atrás, com 167 e 126 acessos, respectivamente.
Os interessados poderão se inscrever para o Enem 2009 até o dia 17 de julho, exclusivamente pela internet. O Exame é destinado a concluintes do ensino médio de escolas públicas e privadas, egressos e candidatos à certificação (com idade mínima de 18 anos) deste nível de ensino.


Fonte: Gaseta do Povo