08 julho, 2009

Arquidiocese de Maringá

Notícias da Igreja
1) Datas das posses dos padres transferidos na Arquidiocese de Maringá
- Padre Jair Presinate - paróquia Divino Espírito Santo em Maringá: dia 11 de julho, sábado, às 15h
- Padre Ivaldir Camaroti dos Reis - paróquia Santa Joaquina de Vedruna: dia 13 agosto às 20h
- Padre Israel Zago – paróquia Santa Izabel de Portugal: dia 16 de agosto às 19h
- Padre Zenildo Megiatto – paróquia Bom Pastor de Mandaguari: dia 23 de agosto às 8h
- Padre Bruno Elizeu Versari – paróquia Santa Maria Goretti: dia 23 de agosto às 18h
- Padre Nelson Molina – paróquia São Pedro Apóstolo de São Pedro do Ivaí: dia 30 de agosto às 19h30
- Padre Claudenir Bernardino de Matos e padre Sidney Fabril – paróquia São Mateus Apóstolo: dia 12 de agosto às 20h
- Monsenhor Orivaldo Robles – Catedral Nossa Senhora da Glória: dia 21 de agosto às 18h30
- Padre Altair Ciarallo – paróquia Nossa Senhora do Rocio em Ivatuba: dia 08 de julho às 20h
- Padre Luiz Carlos Targino – paróquia São Francisco de Assis: dia 16 de julho às 20h
Obs: As outras posses ainda não tiveram as datas definidas
2) Ordenação Presbiteral
Ordenação Presbiteral do diácono Claudenir Bernardino de Matos. Dia 10 de julho, sexta-feira, às 20h na paróquia Santo Cura D’Ars em Paiçandu.
Assista no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=IlSfM6FwF6s
3) Palestra Pastoral da Pessoa Idosa
Tema: “Envelhecer de bem com a vida”. Será no dia 25 de julho, sábado, no auditório das Livrarias Paulinas em Maringá – Avenida Getúlio Vargas, Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3226-3536.
4) Cerco de Jericó
Entre os dias 10 e 16 de julho, cerco de Jericó na Paróquia Santa Joaquina de Vedruna com adoração ao Santíssimo Sacramento. Dia 16, dia de Nossa Senhora do Carmo, Santa Missa com imposição do Escapulário. Informações: 3225 86 28
5) Nomeado o novo bispo da diocese de Apucarana
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1822
6) Papa Bento XVI fala sobre crise econômica em sua terceira encíclica
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20090629_caritas-in-veritate_po.html

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Diocese de Apucarana-Paraná terá novo bispo

Monsenhor Celso Antônio Marchiori foi nomeado no dia ouito como o novo bispo da diocese de Apucarana. Ele sucederá dom Luís Vincenzo Bernetti que pedio renúncia com base no cânon 401, parágrafo 1o, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos.
Monsenhor Celso Antônio Marchiori, 50, pertence ao clero da arquidiocese de Curitiba (PR). Ele é natural de Campo Largo (PR). Em 1976 ingressou no Seminário Menor São José onde cursou os ensinos fundamental e médio. Em 1981 estudou teologia e filosofia no Seminário Maior Provincial Rainha dos Apóstolos, na PUC e Studium Theologicum, respectivamente.
Em 6 de março de 1988 foi nomeado diretor espiritual do Seminário São José. No ano seguinte assumiu a função de reitor do mesmo seminário. Em São Paulo cursou a escola de formadores Transcender, entre os anos de 1991 e 1994. No ano de 2006 assumiu as funções de reitor e pároco, e continua a desenvolver as funções de ministérios e ofícios, participa do Colégio de Consultores; do Conselho Arquidiocesano de Pastoral; do Conselho de Ordens e Ministérios, entre outras.

Estudo mostra que desemprego é maior p/ quem tem menos qualificação

O trabalhador menos qualificado foi o mais atingido pelo desemprego na atual crise, mostra o estudo "Tecnologia, Produção e Comércio Exterior", publicado no segundo boletim "Radar", do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea).
"Os postos de trabalho para aqueles profissionais menos qualificados foram os primeiros a desaparecer e os últimos a serem recuperados", comentou Márcio Wohlers, diretor de Estudos Setoriais do Ipea
Em dezembro, quando o número de desempregados atingiu o maior patamar no País, dos cerca de 655 mil trabalhadores demitidos, quase 400 mil não tinham completado o ensino fundamental.
O mesmo padrão foi observado em novembro e janeiro, meses em que o nível de emprego também foi negativo. A partir de fevereiro, quando começou a retomada do emprego, o número de postos criados para essa classe de trabalhadores foi menor que os demais.
Ele observou a forte queda da produção industrial foi determinante para isso.
"Quando se reduz a produção, o chão de fábrica é o primeiro a sentir os efeitos".
Na outra ponta, os trabalhadores mais qualificados tendem a ser preservados, por conta do conhecimento técnico e do treinamento que carregam consigo, observou.
O desemprego entre os trabalhadores com ensino superior completo se manteve relativamente estável diante da crise e o primeiro a apresentar recuperação, de acordo com a pesquisa do Ipea, realizada com base nos números do Cadastro Geral de Trabalhadores Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Wohlers alertou que os números positivos de emprego - saldo de 106.205 postos criados em abril, no último dado disponível - não estão embutindo ganho de massa salarial, pelo contrário.
"Os trabalhadores estão sendo contratados a salários mais baixos. O emprego cresce, mas a massa salarial continua bastante negativa e segue muito aquém dos níveis de 2008", afirmou durante a apresentação do segundo boletim Radar, na Fiesp.
A queda da massa salarial - que de outubro de 2008 a abril de 2009 atingiu R$ 1,3 bilhão - indica que a recuperação da crise via mercado interno será bastante lenta, afirma Wohlers.