12 julho, 2009

Unesco dá prêmio ao presidente Lula por promover paz e direitos


O prêmio foi concedido a Lula “pela sua atuação na promoção da paz e da igualdade de direitos”.
“Sinto-me honrado de partilhar essa distinção. Recebo esse prêmio em nome das conquistas recentes do povo brasileiro”, disse Lula diante da plateia de diplomatas, políticos e convidados das Nações Unidas.
A avaliação foi partilhada pelo primeiro-ministro português, José Socrates, que disse que Lula é “uma das vozes mais empenhadas na construção de uma nova ordem mundial”. Para Koichiro Matsuura, diretor-geral da Unesco, Lula é exemplo de “luta contra a pobreza”.
Além de um diploma e uma medalha de ouro, o premiado recebe um cheque de US$ 150 mil. Segundo Alioune Traoré, secretário-executivo do Prêmio Félix Houphouët-Boigny, um terço dos laureados ganhou posteriormente o Prêmio Nobel da Paz. Dirigindo-se a Lula, Traoré afirmou que, “com esse prêmio, o senhor assume novas responsabilidades na história”.
Pouco antes da premiação, dois militantes do Greenpeace subiram ao palco com duas faixas: “Lula - Salve a Amazônia, Salve o Clima”. Eles foram retirados pelos seguranças do palco com alguma truculência. Lula depois se desculpou pelo incidente e pelo tratamento dado aos jovens e disse que o alerta das faixas dos manifestantes era “importante” e que “a Amazônia tem que ser preservada”.
Leia a matéria na íntegra