28 julho, 2009

Estimativa de 13 assassinatos diários de jovens de 2006 a 2012

O risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre adolescentes negros do que entre brancos. É o que revela estudo divulgado no dia 21 pelo Observatório de Favelas, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A pesquisa também indica que, para adolescentes do sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se comparado ao de mulheres na faixa de 12 a 18 anos. O estudo traz...continue lendo...

Cá Entre Nós


COMO RECOMENDAM AS AUTORIDADES médicas, não devemos entrar em pânico em relação à gripe A (H1N1), mais conhecida como suína. Mas a doença é preocupante: começou com um foco, bem longe daqui, no México, já se disseminou por mais de 16 países, causando até o momento 816 mortes, 45 das quais no Brasil, que já registra mais de 10 mil pessoas contaminadas. No nosso Estado, três morreram e já temos quase uma centena de infectados. Embora afirme que a nova gripe não é mais perigosa do que a comum, o Ministério da Saúde admite que o vírus pode atingir até 67 milhões de brasileiros em menos de dois meses. Creio, portanto, que chegou o momento de pararmos com as piadinhas. Prevenção é a regra.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Aos poucos um pouquinho do 12º Intereclesial das CEBs

CEBs: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extradordinárias”.
Clamores da Amazônia
Celebramos, refletimos, debatemos e partilhamos experiências em torno da nossa missão, da missão das Igrejas na defesa da natureza. Um verdadeiro pentecostes, como todos os intereclesiais das CEBs já realizados, um encontro de diversidades.
3.010 delegados/delegadas, aos quais se somam convidados, equipes de serviço, imprensa e famílias que acolhem os participantes, ultrapassando cinco mil pessoas envolvidas neste Intereclesial. Dos delegados/delegadas de quase todas as 272 dioceses do Brasil, 2.174 são leigos, sendo 1.234 mulheres e 940 homens; 197 religiosas, 41 religiosos irmãos, 331 presbíteros e 56 bispos, dentre os quais um da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, além de pastores, pastoras e fiéis dessa Igreja, da Igreja Metodista, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e da Igreja Unida de Cristo do Japão. O caráter pluriétnico, pluricultural e plurilinguístico da Assembléia estava espelhado no rosto das 38 nações indígenas presentes e no de irmãos e irmãs de nove países da América Latina e do Caribe, de cinco da Europa, de um da África, de outro da Ásia e da América do Norte. Ressalto a presença marcante da juventude de todo o Brasil por meio de suas várias organizações.
Porto Velho parou no sábado, 25, para assistir à caminhada de 3 km que marcou o encerramento do 12º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. Uma multidão de 10 mil pessoas tomou conta das ruas da capital de Rondônia em direção ao estádio Aloísio Ferreira, animada por enorme trio elétrico, cantando as canções das CEBs e ouvindo pronunciamentos acerca do maior evento que a Igreja Católica já realizou no estado.
O clima era de animação e alegria, apesar da surpreendente queda de temperatura que deixou a maioria do povo a tremer de frio. No estádio, o arcebispo de Porto de Velho, dom Moacyr Grechi, presidiu a missa, ladeado pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e inúmeros outros bispos e padres.
Aos poucos vou publicar a riqueza que foi esse encontro.

Dom Anuar Battisti participa de encontro na Suíça

O Arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti viajou à Suíça para participar de um encontro internacional de bispos amigos do movimento católico Focolares. Dom Anuar Battisti retorna a Maringá no dia 09 de agosto. Na Itália, o arcebispo deve visitar a cidade de Brescia, em que está localizada a "Opera Giovanni XXIII" que contribui financeiramente com obras do Núcleo Social Papa João XXIII de Maringá e de Floresta.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Comissão do Anúncio

Conheça um pouco melhor à Comissão do Anúncio da Arquidiocese de Maringá.
2 Vídeos do Youtube Part 1 e Part 2

Estou de volta

Olá amigas e amigos
Acabo de retornar da cidade de Porto Velho, Rondônia, do 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Volto a postar em breve.