11 agosto, 2009

Um teatro para você


Clique aqui e assista o teatro no YouTube, e depois leia o que segue abaixo:

O GEAP, Grupo de Estudo e Ação Política, convida você para participar do curso de capacitação para a cidadania com o tema "Como Fuciona a Sociedade". As inscrições são gratuítas.
A formação será ministrada pela professora Lirani Franco, experiente assessora de movimentos sociais, que virá da região metropolitana de Curitiba especialmente para este curso.
Será no próximo sábado, dia 15 de agosto, das 8h às 12h, no Centro de Pastorais Sociais Nossa Senhora da Liberdade, localizado na rua Armando Crippa, 957, Jd Liberdade, em Maringá.
Faça sua inscrição agora!
Ligue: 44 3028-8819 ou 9923-9416 ( Paulinho) 9991-6905 (Telma) 3253-7632 ou 9106-1860 (Regiane)
Como chegar?
Clique aqui e veja a localização do Centro de Pastorais Sociais pelo Google Maps.
Sugestão de trajeto pela avenida Guaiapó, sentido avenida Colombo - conjunto Requião:
Siga pela avenida Guaipó, em direção ao conjunto Requião, e quando se aproximar de uma rotatória, na última rua vire a direita e continue nesta via até chegar no Centro de Pastorais Sociais.
O GEAP é formado por fiéis das paróquias Nossa Senhora da Liberdade e Nossa Senhora do Rosário. O grupo existe desde 2003 e promove, além de reuniões, atividades com a comunidade voltadas para a reflexão sobre fé, política e cidadania.

É preciso um novo modelo agrícola para o país

"É preciso um novo modelo agrícola para o país", de JOÃO PEDRO STEDILE, publicado no Jornal Folha de São Paulo, 10/08/2009, p. A3. Leia o artigo

Comunicado

E-mail enviado pela Dra. Káthia Ribas
CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde

Queridos amigos: Devo ter esquecido alguns, repassem também aos conhecidos. Tenho recebido perguntas e informações, as mais diversas das mais diversas fontes, muitas delas alarmistas... e temos que ser realistas.
Apesar de estar em férias, dediquei est última semana para uma intensa participação e pesquisa junto à todas as entidades oficiais competentes sobre o assunto, e não tenho motivos para achar que elas estejam ocultando ou minorando a real dimensão do problema.
Estive com o Secretário Estadual de Saúde, participei da reunião do Ministério da Saúde, conversei com a s autoridades da Vigilãnica Sanitária, SAMU e Secretaria Municipal de Saúde, além de epidemiologistas e infectologistas.
Não satisfeita, liguei para o CDC (Centro de Controle de Doenças em Atlanta), onde trabalha uma colega minha de turma.A situação atual é a seguinte:
O virus H1N1 já ultrapassou a barreira inicial, circula livremente entre nós, veio para ficar. Nesta 1º onda do virus no Brasil, calcula-se que 70.000.000 de brasileiros terão contato com ele até final de setembro. Das atuais viroses respiratórias presentes no sul do país, 60% já são do novo virus, isto é, das pessoas com gripe que falamos ou que circulam na rua, ônibus, bares, igrejas clubes, etc., mais da metade já tem o novo virus... Isto é uma projeção estatística, ou seja, não há mais capacidade para se fazer exame de todos os suspeitos.
A condução dos casos será como da gripe comum, e somente os casos graves ou em grupos de risco haverá dispensação da medicação anti viral.
O virus H1 N1 tem maior transmissibilidade que o virus influenza , mas tem MENOR PATOGENICIDADE, OU SEJA MATA MENOS QUE A GRIPE COMUM... Acontece que ele tem tropismo por organismo com alguma brecha imunológica que comprometa as defesas habituais, então ele pode ser potencialmente mais agressivo em pacientes com: nutrição inadequada, más condições de higiene, cardiopatas e pneumopatas cronicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabeticos, obesos mórbidos, pessoas em tratamento com imunossupressores (corticoides, tratamento para câncer) e doenças degenerativas. Em pessoas hígidas, dificilmente haverá complicação, e, volto e frisar, a MORTALIDADE É MENOR QUE O VIRUS INFLUENZA.
Em 2008, só no mes de julho, 4500 pessoas morreram de gripe comum no Brasil. Estamos com 47 mortes pelo novo virus em 18 dias de circulação... Temos que estar ALERTAS, isto sim, pois é um virus novo, pode sofrer mutações, e ainda estamos aprendendo a conviver com ele.
Por enquanto o importante é: boa alimentação, SUCOS DE FRUTAS, ÁGUA, ÁGUA DE COCO, VERDURAS, AMBIENTES AREJADOS, HIGIENE ADEQUADA DE MÃOS E VIAS AÉREAS, LAVAGEM DE MÃOS VÁRIAS VEZES AO DIA. ALCOOL PODE SER USADO EM SUPERFICIES POTENCIALMENTE CONTAMINADAS (MESAS DE CONSULTÓRIO, LOCAIS ONDE PESSOAS TENHAM ESPIRRADO, (mas sem maiores neuras, por favor, teremos que conviver alguns meses com este virus, como os tantos outros de gripe...)
As Máscaras continuam recomendadas para quem está com quadro gripal, em respeito aos outros, e em alguns serviços de Pronto Atendimento , para as equipes de Saúde... nada de sair pela rua e shoppings com máscara e vidro de lacool gel na mão, precisamos de bom senso, tranquilidade é pés no chão.
Evitar locais fechados, aglomerações shoppings, cinemas, bares, chimarrão e nerguille, pelo menos nos próximos 15 dias, enquanto o virus está em "curva ascendente"...
Depois, é vida normal. O anti viral - Tamiflu- só será disponibiçizado pela SMS para os casos comprovadamente graves, não tomem para qq gripe, pois aumenta a resistencia do bicho...
Em 99,85% dos quadros de H1 N1 a evolução será ABSOLUTAMENTE BENIGNA, ou seja, portados assintomático, sintomas leves ou moderados, perfeitamente tratados com: cama e sintomáticos (repouso por 5 dias está mais que suficiente).
O afastamento das aulas é muito mais uma medida tranquilizadora para os pais, enquanto as equipes das escolas são adequadamente preparadas para receberem os estudantes e conviverem com a nova doença.
As 2 gripes estão ai, os sintomas são idênticos, não há porque saber se é gripe A ou influenza, a conduta será igual, e evoluirá geralmente bem.
Tivemos mortes, sim (porém 3 das mortes da semana passada acabaram se confirmando como da influenza, e não da gripe A).
Alguns jovens saudáveis faleceram sim, mas na grande maioria , mesmo nos jovens, havia algum fator basal predisponente: acompanhei 3 casos: 1 criança do interior(desnutrida); 1 adulto com 33 anos (cirrose ) e 1 senhora de 54 anos (asmática grave).
Portanto, amigos, muita cautela na tranmissão de informações: A CALMA É FUNDAMENTAL, OS CUIDADOS GERAIS TAMBÉM. DEVEMOS ESTRA ALERTAS, MAS TEMOS QUE SEGUIR A VIDA COM NORMALIDADE, PORQUE A GRIPE SAZONAL MATA MUITO MAIS QUE ESTA E NUNCA TEVE ESTA DIMENSÃO DE ALARME.
Evitem lotar os hospitais com casos leves, só em casos de febre = ou > de 38ºC (este é o fator patognomônico!!), dor de garganta ou dificuldade respiratória as pessoas deverão procurar os postos de Saúde.
Estamos conectados diariamente com a SMS, SESA e Central de Leitos, qualquer alteração na condução dos casos ou orientações gerais, haverá ampla divulgação.
Abç,
Káthia Ribas
CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde

Cá Entre Nós


ANTES DE TER APROVADO projeto de lei tornando obrigatória a tradução para o português de palavras estrangeiras em propagandas expostas no Paraná, os deputados paranaenses deveriam ter ouvido com mais atenção a posição da população e principalmente de especialistas em línguas. Tal proibição não faria o menor sentido no passado e muito menos agora, em plena era global, de superação das fronteiras geográficas, econômicas, políticas e culturais. Ainda bem que a Justiça corrigiu o Legislativo, suspendendo a lei, que vigorou apenas 16 dias. Esperamos que a decisão seja definitiva.
Embora com a nobre justificativa de “valorizar a língua pátria”, a proposta do governo do Estado é absurda, a começar pelos gastos que iria representar em mudanças de placas, eslogans, cartazes, outdoors, etc, mas principalmente porque fere a Constituição, a liberdade de expressão, e de forma violenta os princípios de estruturação das línguas, que nascem e se desenvolvem não por decreto, mas de forma livre, no caldo da cultura de cada época, emprestando termos e tomando emprestado, criando, combinando elementos, estabelecendo trocas entre falantes de diferentes países. Foi assim que se formou o nosso português, recebendo inicialmente vocabulário do latim, do grego e do árabe, e depois de quantos outros idiomas; e distanciando-se um pouco do português de Portugal.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Cancelamento de cursos

A direção do SESCAP/PR cancelou todos os cursos, eventos e palestras agendados para a esta semana no período de 10 a 14 de agosto de 2009, valendo para todas as cidades que a entidade promove cursos. Esta medida preventiva visa contribuir para reduzir a propagação da Gripe A (vírus H1N1). A extensão do prazo dependerá da evolução da doença. Os participantes serão comunicados pela entidade e os cursos e treinamentos serão reagendados oportunamente.

Justiça recebe denúncia contra Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal

A Justiça paulista acatou denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo com base em investigação feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra o bispo Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, acusados dos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Além de Edir Macedo, foi instaurada ação criminal contra os bispos Alba Maria da Costa, Edilson da Conceição Gonzales, Honorilton Gonçalves da Costa, Jerônimo Alves Ferreira, João Batista Ramos da Silva, João Luís Dutra Leite, Maurício Albuquerque e Silva, Osvaldo Scriollli e Veríssimo de Jesus.
Segundo o levantamento feito pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, as fraudes vinham sendo praticadas há pelo menos dez anos. Os acusados usavam dinheiro de doações dos fiéis para benefício próprio. A investigação constatou que a movimentação chega a R$ 1,4 bilhão por ano em dízimos coletados em 4,5 mil templos em 1,5 mil cidades do país. Só no período de 2003 a 2008, os depósitos para a Igreja Universal do Reino de Deus alcançaram R$ 3,9 bilhões.

Taxistas e empresas metropolitanas devem circular com vidros abertos

Com forma de prevenção à gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína a Secretaria de Transportes da cidade de Maringá enviou um ofício para todos os taxistas e empresas de transporte metropolitano aconselhando que os veículos circulem com os vidros abertos e abstenham-se do uso de ar-condicionado durante todo o transporte de passageiros.
“Essa solicitação tem a finalidade de diminuir os riscos de propagação da gripe nova. A circulação de ar é imprescindível como forma de prevenção. Por isso aconselhamos todos os taxistas cadastrados em Maringá e as empresas de transporte metropolitano que façam viagens somente com os vidros abertos e sem utilizar o ar-condicionado. São ações simples que trazem mais segurança aos usuários”, diz o secretário de Transportes Walter Guerlles.

25º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná

Ao contrário das outras atividades que estão sendo trasferidas para evitar o contágio da gripe suína a cidade de Maringá vai acolher amanhã (12) o 25º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, que vai até sexta-feira no Centro de Eventos Araucária e reunirá secretários e representantes de secretarias de todos os municípios paranaense.

Abono salarial começa a ser pago hoje

O abono salarial 2009-2010 começa a ser pago hoje (11) a quase 600 mil trabalhadores que nasceram no mês de julho. Cada beneficiário tem direito a receber um salário mínimo - R$ 465,00. É possível sacar o benefício nas agências da Caixa e do Banco do Brasil.
Tem direito ao abono todo cidadão que tenha trabalhado com carteira assinada no ano passado, ou tenha sido nomeado efetivamente em cargo público durante pelo menos 30 dias e recebido até dois salários. É necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
De agosto do ano passado a junho deste ano, foram pagos R$ 6 bilhões referentes ao abono salarial a 14,8 milhões de trabalhadores. Neste ano, o montante deve chegar a R$ 7,7 bilhões em benefícios pagos a 16,6 milhões de trabalhadores. O maior número de beneficiários identificados está nas regiões Sudeste (7 milhões) e Nordeste (3,5 milhões).

Maringá recebe primeiro voo internacional

A cidade de Maringá recebe hoje (11) o primeiro voo internacional de cargas, que oriundo de Miami irá inaugurar a nova fase do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, que passa a receber e enviar mercadorias para os Estados Unidos quinzenalmente. A chegada da aeronave esta prevista para às 14 horas. Mais informações