17 agosto, 2009

Dom Anuar participa de encontro de bispos católicos e pastores luteranos em Curitiba

Começa amanhã e vai até quinta-feira, 20, em Curitiba, o Encontro de Bispos e Pastores Sinodais. Foram convidados cerca de 40 representantes de igrejas evangélicas de confissão Luterana e líderes da Igreja Católica Apostólica Romana que fazem parte da Comissão Ecumênica Nacional. O encontro será em comemoração aos 10 anos de acordo bilateral entre católicos e luteranos sobre a doutrina da justificação pela fé e terá como tema: “A DECLARAÇÃO DA JUSTIFICAÇÃO POR GRAÇA – 10 ANOS DE TESTEMUNHO NO CONTEXTO RELIGIOSO BRASILEIRO”. O Arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti será um dos participantes do encontro.
SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Quando os trabalhadores perderem a paciência

As pessoas comerão três vezes ao dia
E passearão de mãos dadas ao entardecer
A vida será livre e não a concorrência
Quando os trabalhadores perderem a paciência
...continue lendo...

SPM divulga relatório de pesquisa do Observatório da Lei Maria da Penha

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) divulgou, em 11 de agosto, matéria sobre a publicação do Relatório Preliminar de Pesquisa de Monitoramento da Lei Maria da Penha, do Observatório da Lei Maria da Penha (Observe), por ocasião da comemoração dos três anos, em 7 de agosto, da sanção desta lei. Trata-se de um levantamento conduzido em Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém e Salvador, no período de maio a agosto de 2008.

Videoconferência sobre o Estatuto da Juventude

Hoje (17) e quarta-feira (19), das 9 às 12 horas, videoconferência preparatória para as discussões sobre o Estatuto da Juventude. O evento é promovido pela Câmara dos Deputados e poderá ser assistido por videostreaming. A informação está na página do Interlegis na internet.

Inscrições de projetos de prevenção de violência entre a juventude negra

O prazo para os governos municipais e estaduais apresentarem propostas de prevenção da violência entre os jovens negros em situação de vulnerabilidade social foi ampliado de 15 para 31 de agosto. A prorrogação do período de cadastramento no Projeto Farol - Oportunidade em Ação foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (12) .
Pelo Farol, as prefeituras e estados podem buscar apoio do governo federal no desenvolvimento de iniciativas voltadas para jovens de 15 a 24 anos. O projeto é promovido pela SEPPIR, em parceria com o Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). No total, serão destinados cerca de R$ 3,3 milhões, até o final deste ano, para o financiamento de iniciativas estaduais e municipais.
Pesquisa - O risco de um jovem negro ser assassinado é 2,6 maior que o de um branco. Os dados estão no estudo Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que apresenta a probabilidade de adolescentes entre 12 a 18 anos serem vítimas de assassinato nas grandes cidades brasileiras. A pesquisa avaliou 267 municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Entre os realizadores do estudo estão o UNICEF e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República.
Edital - Por meio do edital de chamada pública terão apoio as iniciativas para ampliação do acesso a oportunidades econômicas, sociais, políticas e culturais de jovens que estejam em situação infracional ou em conflito com a lei, com baixa escolaridade, expostos à violência doméstica e urbana.