31 agosto, 2009

Pré-sal

O que muda com as regras de exploração do pré-sal
Veja aqui os principais pontos da proposta

Gripe suína no Paraná

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (31) o boletim que traz a confirmação de 4.931 casos da nova gripe no Estado do Paraná, sendo 285 gestantes. Outros 2.095 casos foram negativos para influenza A (H1N1).
Segundo o documento, as regiões de Curitiba, Cascavel e Londrina continuam registrando o maior número de casos confirmados. Sendo que 2.170 foram notificados na região de Curitiba, 354 na região de Cascavel e 314 na região de Londrina. Do total de casos confirmados no Estado, 195 tiveram complicações e morreram. As mortes ocorreram entre 14 de julho e 29 de agosto e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 56% eram mulheres e 44%, homens. Quanto à faixa etária, 64% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, e 15% entre 50 e 59 anos. Veja o número em sua cidade aqui

Prorroga afastamento de servidores gestantes

As secretarias estaduais da Saúde e da Administração decidiram, nesta segunda-feira (31), prorrogar o afastamento do trabalho das servidoras públicas estaduais gestantes. A medida, uma ação de prevenção à nova gripe, estava em vigência desde o último dia 20 e se encerraria nesta segunda-feira (31).

Casos da gripe suína em Maringá


Informações sobre Saúde do Homem

Clique aqui e leia a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
Clique aqui e leia o documento-marco Princípios, diretrizes e recomendações para uma atenção integral aos homens na saúde, lançado pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG).

Blog do Planalto

Apartir de hoje esta no ar o "Blog do Planalto"
O objetivo do blog, segundo o governo federal, é oferecer informações sobre o Poder Executivo para os/as leitores que têm como principal fonte de informação a internet. A iniciativa partiu de Lula em dezembro, quando entrou no ar o blog do governo de transição americano e, depois, o blog da Casa Branca. Segundo interlocutores do governo, os blogs de Barack Obama e do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, serviram de modelo para o presidente brasileiro.
Num vídeo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá as boas-vindas aos internautas e fala sobre o pré-sal, já que ele vai anunciar hoje o marco regulatório do petróleo extraído da camada. Segundo Lula, o anúncio representa "um novo Dia da Independência para o Brasil".
Conforme noticia na Folha Online o grande número de acessos deixou o blog fora do ar. A Folha Online apurou que o blog permite apenas 6.000 acessos simultâneos, e durante a manhã chegou a 10 mil e que o Planalto, já entrou contato com técnicos para aumentar a capacidade de acessos.

Comitê de Lutas em Defesa de Sarandi realiza Ato Público

Cidade de Sarandi - Paraná
Nessa segunda-feira (31) o “Comitê de Lutas em Defesa de Sarandi” promoverá um ato público contra a ida do lixo de outras cidades para Sarandi e pela reestatização do tratamento, da coleta e destino final do lixo.
Uma passeata está marcada para sair do colégio estadual do Jardim Panorama às 9:45 da manhã passando pelo colégio do Jardim Independência e se dirigindo ao centro de Sarandi.
A questão da moradia será incorporada às reivindicações do Comitê de Lutas com a participação no ato, dos moradores do Jardim Universal que essa semana foram retirados de suas casas por mais de 150 policiais.
O “Comitê de Lutas em Defesa de Sarandi” convida à toda população para participar dessa manifestação para que "juntos possam impedir que Sarandi seja utilizada como depósito de lixo da região".

Grande mídia e a criminalização da pobreza

Em meio ao subdesenvolvimento e consequentemente às diferenças sociais vividas pela maioria da população brasileira e mundial, nos deparamos com uma sociedade que só enxerga e trata o outro de forma excludente. O que não é por acaso. Segundo a sociedade capitalista, imperialista, é preciso que uns tenham mais acesso, oportunidades e direitos do que outros. Isso significa, em termos práticos, que muito poucos - se considerarmos a proporção de ricos e pobres no mundo - serão aqueles que terão acesso irrestrito a bens e serviços. E é exatamente este restrito grupo que comandará as coisas, como acontece desde a fundação do capitalismo no mundo.
E os meios de comunicação são os grandes apoiadores dessa sociedade do capital, pois é por meio deles também que se aliena, é por meio deles que se influencia toda a sociedade, seja na vida política, na vida pessoal etc. O seu papel...continue lendo...

Ministério da Saúde institui comitês assessores na área de diagnóstico e monitoramento do HIV/Aids

As Portarias da Secretaria de Vigilência em Saúde SVS/MS nº 141 e nº 142, de 25 de agosto de 2009, instituem, respectivamente: o Comitê Técnico Assessor de Laboratório para Controle de Qualidade de Testes Laboratoriais para o Diagnóstico e Monitoramento do HIV-Aids e das DST/CTALCQ, de caráter consultivo, com a finalidade de assessorar as ações de diagnóstico e monitoramento do HIV/Aids e outras patologias associadas à epidemia, bem como em avaliações sistemáticas do desempenho das suas ações de prevenção e controle; e o Comitê Técnico Assessor de Laboratório em Diagnóstico e Monitoramento em HIV-Aids/CTALDM, de caráter consultivo, com a finalidade de assessorar as ações de diagnóstico do HIV/Aids e outras patologias associadas à epidemia, bem como em avaliações sistemáticas do desempenho das suas ações deprevenção e controle (DOU de 26/8/09, MS, pág. 51). Os comitês serão compostos por membros que representam os segmentos do poder público, da comunidade científica e da sociedade civil, oriundos de instituições públicas e privadas envolvidos em atividades de diagnóstico e monitoramento do HIV/Aids e das DSTs, com mandatos de dois anos, e serão coordenados pelo Diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST e Aids/SVS/MS.