17 setembro, 2009

Arquidiocese de Maringá - Uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida

Notícias da Igreja
Coral da Arquidiocese de Maringá realiza apresentações na Europa
Em comemoração aos 10 anos do coral mais conhecido como Santa Maria Goretti, o agora coral infanto-juvenil arquidiocesano embarca no próximo dia 24 para a Europa. No dia 28 de setembro os 46 cantores de várias paróquias da Arquidiocese se apresentam na Basílica de São Francisco, em Assis na Itália. No dia 29, a apresentação será no Santuário Nossa Senhora das Graças, Nettuno, Itália, onde se encontra a sepultura de Santa Maria Goretti. Em 01 de outubro está agendada uma audiência com o Santo Padre o Papa Bento XVI e apresentação na Basílica de San Giovanni, em Laterano, em Roma. Para finalizar a turnê, dia 03 de outubro os cantores católicos maringaenses estarão às 15h, horário de Portugal, na Santa Missa na Basílica de Fátima. Também participarão da viagem 5 integrantes do coral do Colégio Santa Cruz.
Noite de oração pela Paz
Líderes de várias religiões estarão reunidos na próxima segunda-feira para um forte momento de oração pela paz no mundo. Realizada desde o ano 2001, a Noite de Oração pela Paz já teve as seguintes presenças confirmadas: Bahá’i: Doutora Mahasti Macido; Budismo: Monge Eduardo Sasaki; Candomblé: Senhora Maria de Lourdes Nascimento; Cristianismo: Dom Anuar Battisti e pastor Robert Newnum; Espiritismo: Senhor Lannes Boljevac; Islamismo: Xeique Mohmed Abbaker Al Ruheidy; e Umbanda: Senhora Marilza Martins de Paiva. A Noite de Oração Pela Paz será realizada a partir das 20h no auditório Dona Guilhermina, na avenida Tiradentes 740, ao lado da Cúria Metropolitana.
Caminhada pela paz
Cerca de 3 mil estudantes de colégios católicos de Maringá devem participar da Caminhada pela Paz marcada para o dia 21 de setembro, próxima segunda-feira. A caminhada terá inicio às 8h30 em frente à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, seguindo pelas avenidas Duque de Caxias, Brasil e Herval. Apesar de a Caminhada ser realizada por colégios Católicos, o evento é aberto à participação de outras escolas.
http://www.youtube.com/watch?v=a3cEE9gm9Dk
Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo
O 9º Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo está marcado para o dia 20 de setembro, próximo domingo, às 8h na Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier.
Veja vídeo produzido pela TV 3º Milênio para a pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Maringá
http://www.youtube.com/watch?v=44qbmD2dgmg
Lideranças do Paraná participam em Maringá da Assembleia do Povo de Deus do regional Sul II da CNBB
De 25 a 27 de setembro será realizada em Maringá a XXX Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul II da CNBB, com o tema "Iniciação Cristã". Devem participar do evento aproximadamente 150 lideranças da Igreja Católica no Paraná. No dia 25, sexta-feira pela manhã acontecerá a reunião do episcopado paranaense e às 14h haverá a abertura da Assembleia. No sábado às 19h30, Santa Missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, presidida pelo arcebispo de Curitiba e Presidente do regional SUL II da CNBB, Dom Moacyr José Vitti e, em seguida, os delegados da assembleia participam de uma noite cultural em que será lançada uma carta a todos os catequistas do Paraná.
Serviço: De 25 a 27 de setembro no Centro de Formação Bom Pastor - Rodovia BR 376, KM 130 - saída para Paranavaí - anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória - Maringá-PR.
Festa em honra a São Miguel Arcanjo
De 23 a 27 de setembro na Paróquia São Miguel Arcanjo em Maringá. A Paróquia fica na praça das Américas – Zona 8. Outras informações: 3031 96 51.
Tarde de Louvor TV 3º Milênio
Domingo, 27, a TV 3º Milênio promoverá a segunda tarde de louvor deste ano. Início às 14h30 no auditório Dona Guilhermina. Animação da Cantora Carmem. Às 14h50 momento Mariano com Pedrina Souza, da Comissão do Anúncio da Arquidiocese. 15h30 pregação com Anselmo Baraldi, da Renovação Carismática Católica. Santa Missa às 16h. Participe e ajude a TV 3º Milênio a cumprir a missão de evangelizar pelos meios de comunicação da nossa arquidiocese.
Novena de Santa Rita de Cássia
Notícias da Igreja
A Paróquia Santa Rita de Cássia de Maringá convida a todos os devotos de Santa Rita para o início da 9º Grande Novena em honra à Santa Rita de Cássia, dia 22 de setembro, com Santa Missa às 9h, 15h e 19h30. A novena segue até o dia 22 de maio de 2010.
Setembro – Mês da Bíblia
http://www.youtube.com/watch?v=Pj0frjK3YvI

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Livro sobre leis trabalhistas e reforma agrária


A graduada em História e mestre em História Política pela Universidade Estadual de Maringá, Sandra Maria Castanho, publica livro sobre Leis Trabalhistas e a Política no Brasil entre os anos de 1940 a 1960. A obra é resultado da dissertação de mestrado, sob a orientação do professor Ângelo Priori. Com o título Lei, Trabalho e Política no Brasil: lutas sociais e reforma agrária, no livro analisa as décadas de 1940 e 1960 no Brasil. Segundo Castanho, estes períodos foram marcados pela organização dos trabalhadores rurais em sindicatos, além de uma ampla discussão política sobre as condições socioeconômicas, a extensão da legislação trabalhista para o campo e a Reforma Agrária. O livro já está disponível na Eduem (Editora da UEM), ao preço de R$28,00. Informações pelo telefone (44) 3261-4103 e também agui

1º Simpósio Paranaense de Psicologia e Religião - Cidade de Cianorte

Clique na imagem para ampliar e obter informações

Felizes os que promovem a paz...serão chamados filhos de deus

Por dom Anuar Battisti
Tenho certeza que, no momento em que colocarmos Deus acima de tudo, tudo será diferente. Somente assim seremos promotores da Paz e chamados filhos de Deus e irmãos entre nós. Leia o artigo

Noite de Oração Pela Paz

Dia 21 com inicio as 20 horas, líderes de várias religiões realizam a Noite de Oração pela Paz, aberta a pessoas de todas as confissões e crenças religiosas.
Local: Auditório Dona Guilhermina – Av. Tiradentes 740, próximo à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

Caminhada pela Paz - cidade de Maringá

No dia 21 de setembro acontece na cidade de Maringá a Caminhada pela Paz realizada por Colégios Católicos aberto à participação de outras escolas com o objetivo de estimular um número cada vez maior de pessoas a construir uma cultura de paz na sociedade. A caminhada terá inicio às 8h30 em frente à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, seguindo pelas avenidas Duque de Caxias, Brasil e Herval. Mais informações

Paróquai São Miguel Arcanjo Festa do Padroeiro


Cidade de Maringá
Festa em honra a São Miguel Arcanjo.
Entre os dias 23 e 27 de setembro
Paróquia São Miguel Arcanjo.
Clique na imagem ao lado e veja a programação

Vida de dom Helder Câmara é contada na coletânea de cartas “Circulares Conciliares”

A riqueza do vasto acervo de dom Helder Câmara oferece à população, no ano de seu centenário, cada vez mais obras cheias de detalhes, sensibilidade e ensinamento. No dia 14 de abril, foi lançada, em Recife (PE), a coletânea "Circulares Conciliares", que resgata as cartas escritas pelo religioso aos seus assessores, no período de 1962 a 1965, durante o Concílio Vaticano II...continue lendo...

Câmara aprova reforma eleitoral com internet livre nas campanhas

A reforma eleitoral aprovada pelos deputados proíbe a comercialização de espaços, como muros, para a propaganda eleitoral, permite o uso da figura do pré-candidato em debates; facilita a realização dos debates entre os candidatos; autoriza o uso de bandeiras em dia de eleição; permite a utilização de carros de som; e proíbe o uso de outdoors nas campanhas. Mais informações

Vem ai: Café Colonial

Parceia: Rotary Club Maringá – Colombo e Lar Escola
Data: 26 de setembro de 2009
Local: Country Club de Maringá
Horário: 14 h
Convites a venda na portaria do Lar Escola.
Outras informações: (44) 3227-3030